Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Encontro de mães e pais das pessoas com deficiência de Cabedelo emociona público no Teatro Santa Catarina
30/10/2014 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Associação de Mães e Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec) realizou, na última terça-feira (28), no Teatro Santa Catarina, o II Encontro de Mães e Pais das Pessoas com Deficiência. O objetivo do evento foi apresentar à sociedade os membros da Amapedec, entidade que já existe há alguns anos, mas que ainda não foi oficializada como Associação. 

O encontro também teve o intuito de propor um momento de convivência e partilha de experiências que sensibilizassem e integrassem os principais agentes e órgãos envolvidos nas discussões sobre inclusão, e, ainda, repudiar qualquer tipo de exclusão às pessoas com deficiência. 

A iniciativa contou com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Cabedelo, que, na oportunidade, foi representada pela primeira-dama do município, vereadora Jacqueline Monteiro. 

"A consolidação dessa Associação é histórica e marcante para o nosso município, justamente em um momento em que temos uma gestão comprometida com a cidade e, especificamente, com essa causa. Em nome do prefeito Leto Viana, parabenizo esse grupo e, dentro do que for possível, nos colocamos à disposição, deixando a Prefeitura de portas abertas", afirmou Jacqueline.

A vereadora também ressaltou que a Câmara tem sido parceira da Prefeitura na construção de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. 

"É importante ressaltar que algumas ações voltadas para a inclusão também passaram pela Câmara de Vereadores de Cabedelo, a exemplo da criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da instituição do dia 8 de novembro como sendo o Dia Municipal da Inclusão e da realização do I Fórum Municipal de Inclusão, que deve acontecer no dia 12 de novembro, e englobará a luta da pessoa com deficiência", concluiu.

A vice-presidente da Amapedec, Rosinete Martins, agradeceu a participação das pessoas que lotaram o teatro Santa Catarina. "A nossa cidade já tinha um Conselho e agora tem uma Associação, e o nosso sonho, que representa o sonho de cada pai e mãe de pessoas deficientes de Cabedelo, está apenas começando. Agradecemos a presença de todos, pois a convivência com as diferenças é essencial para a construção de cidadania". 

Inclusão é Show - Durante toda a noite, os pais voluntários da Amapedec emocionaram o público presente ao partilharem suas experiências, demonstrando diversos testemunhos de vida de pessoas que transformaram suas dificuldades em verdadeiras histórias de superação. 

O ponto alto do evento foi a apresentação artística do grupo "Inclusão é Show", da Secretaria de Ação e Inclusão Social que, através de coreografias musicais, coordenadas pela professora Gabrielle Soares, faz com que pessoas com deficiências encontrem seu espaço e vocação aprendendo a superar, principalmente, os obstáculos do preconceito.

Membros e Atividades da Amapedec - A Amapedec é formada pelos seguintes membros: Nicelma Nascimento (presidente); Rosinete Martins (vice-presidente); Geraldo Martins (1º tesoureiro); Kátia Cristina (2º tesoureiro); Edilma Lima (diretora de Esporte e Lazer); Nadjane do Nascimento e Michele Félix (secretárias).

A Associação ainda não tem sede fixa, mas periodicamente realiza encontros de convivência que têm ajudado muitos pais a enfrentarem as barreiras que são pertinentes à causa. Qualquer pessoa pode entrar em contato com o grupo através do e-mail: defcabpb@hotmail.com

No próximo sábado (01), às 16h00, a Amapedec vai realizar a I Caminhada da Convivência, com o objetivo de sensibilizar e convidar a sociedade a conhecer e conviver com os deficientes. A caminhada sai da Praça Pedro Américo em direção à Praça Getúlio Vargas, onde ocorrerão diversas atividades.

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180