Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Encontro de mães e pais das pessoas com deficiência de Cabedelo emociona público no Teatro Santa Catarina
30/10/2014 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Associação de Mães e Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec) realizou, na última terça-feira (28), no Teatro Santa Catarina, o II Encontro de Mães e Pais das Pessoas com Deficiência. O objetivo do evento foi apresentar à sociedade os membros da Amapedec, entidade que já existe há alguns anos, mas que ainda não foi oficializada como Associação. 

O encontro também teve o intuito de propor um momento de convivência e partilha de experiências que sensibilizassem e integrassem os principais agentes e órgãos envolvidos nas discussões sobre inclusão, e, ainda, repudiar qualquer tipo de exclusão às pessoas com deficiência. 

A iniciativa contou com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Cabedelo, que, na oportunidade, foi representada pela primeira-dama do município, vereadora Jacqueline Monteiro. 

"A consolidação dessa Associação é histórica e marcante para o nosso município, justamente em um momento em que temos uma gestão comprometida com a cidade e, especificamente, com essa causa. Em nome do prefeito Leto Viana, parabenizo esse grupo e, dentro do que for possível, nos colocamos à disposição, deixando a Prefeitura de portas abertas", afirmou Jacqueline.

A vereadora também ressaltou que a Câmara tem sido parceira da Prefeitura na construção de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. 

"É importante ressaltar que algumas ações voltadas para a inclusão também passaram pela Câmara de Vereadores de Cabedelo, a exemplo da criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da instituição do dia 8 de novembro como sendo o Dia Municipal da Inclusão e da realização do I Fórum Municipal de Inclusão, que deve acontecer no dia 12 de novembro, e englobará a luta da pessoa com deficiência", concluiu.

A vice-presidente da Amapedec, Rosinete Martins, agradeceu a participação das pessoas que lotaram o teatro Santa Catarina. "A nossa cidade já tinha um Conselho e agora tem uma Associação, e o nosso sonho, que representa o sonho de cada pai e mãe de pessoas deficientes de Cabedelo, está apenas começando. Agradecemos a presença de todos, pois a convivência com as diferenças é essencial para a construção de cidadania". 

Inclusão é Show - Durante toda a noite, os pais voluntários da Amapedec emocionaram o público presente ao partilharem suas experiências, demonstrando diversos testemunhos de vida de pessoas que transformaram suas dificuldades em verdadeiras histórias de superação. 

O ponto alto do evento foi a apresentação artística do grupo "Inclusão é Show", da Secretaria de Ação e Inclusão Social que, através de coreografias musicais, coordenadas pela professora Gabrielle Soares, faz com que pessoas com deficiências encontrem seu espaço e vocação aprendendo a superar, principalmente, os obstáculos do preconceito.

Membros e Atividades da Amapedec - A Amapedec é formada pelos seguintes membros: Nicelma Nascimento (presidente); Rosinete Martins (vice-presidente); Geraldo Martins (1º tesoureiro); Kátia Cristina (2º tesoureiro); Edilma Lima (diretora de Esporte e Lazer); Nadjane do Nascimento e Michele Félix (secretárias).

A Associação ainda não tem sede fixa, mas periodicamente realiza encontros de convivência que têm ajudado muitos pais a enfrentarem as barreiras que são pertinentes à causa. Qualquer pessoa pode entrar em contato com o grupo através do e-mail: defcabpb@hotmail.com

No próximo sábado (01), às 16h00, a Amapedec vai realizar a I Caminhada da Convivência, com o objetivo de sensibilizar e convidar a sociedade a conhecer e conviver com os deficientes. A caminhada sai da Praça Pedro Américo em direção à Praça Getúlio Vargas, onde ocorrerão diversas atividades.

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180