Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Educação de Cabedelo promove curso de Libras para profissionais da Atenção Básica de Saúde
30/10/2014 - Secretaria de Educação

Ismael Farias


A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Educação Inclusiva, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou, ontem (29), o Curso Básico de Libras destinado aos recepcionistas que atuam na Atenção Básica do município. A capacitação, pioneira na cidade, está sendo oferecida para cerca de 30 profissionais, e terá a duração de oito semanas. 

O projeto, criado pela Secretaria de Educação de Cabedelo, tem o objetivo de capacitar esses recepcionistas para uma comunicação mais eficaz com o deficiente auditivo, dando-lhes a autonomia almejada pela inclusão social. 

Dentre algumas ações previstas em lei para a inclusão social, está a eliminação das barreiras na comunicação. E para que isto aconteça, é previsto que o poder público disponha de alternativas que possam garantir o direito de acesso à informação, comunicação, trabalho, educação, transporte, cultura, esporte e lazer. Diante dessa necessidade é que a Prefeitura de Cabedelo tomou a iniciativa de realizar o curso. 

“Estamos focando hoje na inclusão social, que é uma das propostas desta gestão municipal, trazendo esta inclusão para dentro das secretarias e compartilhando com os nossos servidores esse curso básico de libras, que será de grande valia para todo o município. O objetivo maior é trazer esses pacientes para a nossa saúde, para a inclusão, a fim de acabar com as barreiras que ainda restam”, destacou o secretário de Saúde de Cabedelo, Jairo Gama.

A professora de Libras, Vanessa Lima, ressalta a importância desta capacitação dos servidores para os deficientes auditivos. 

“Os surdos quando buscam o serviço de saúde para fazer algum tipo de atendimento, muitas vezes não são bem atendidos, pois, geralmente, não há profissional que possa assisti-los de forma eficaz, entendendo a língua de sinais. Ele chega naquele ambiente e se sente perdido, ficando sempre a mercê de um intérprete ou um familiar disposto a acompanhá-lo. A partir deste curso, nós esperamos proporcionar ao surdo mais autonomia, uma vez que ele vai poder procurar um serviço de saúde sem precisar de intérpretes e encontrará pessoas capacitadas para recebê-los. Me sinto privilegiada em estar aqui, junto com a equipe e o pessoal da inclusão, para oferecer esse curso tão importante”. 

Os profissionais que lidam diretamente com o público sentem essa necessidade diante das dificuldades por eles enfrentadas. 

“Já tivemos um caso com uma mãe que foi com dois bebês para vaciná-los e eu não compreendia o que ela queria dizer. A mãe e os bebês ficaram nervosos, chorando, até que ela se lembrou de apontar para o braço e eu falei ‘vacina?’, ela fez a leitura labial e sinalizou que ‘sim’; foi quando pude encaminhá-la ao atendimento desejado. Então, a minha expectativa é de aprender um pouco da língua deles para melhor atendê-los”,  relatou Sandra França, recepcionista do PSF em Camalaú.

As aulas do Curso Básico de Libras acontecem no auditório da Secretaria de Educação, sempre às quartas-feiras, das 15h00 às 17h00. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180