Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Audiência Pública na Câmara de Cabedelo inicia discussão da LOA 2015
3/11/2014 - Secretaria de Finanças

Michael Sampaio


A Câmara Municipal de Cabedelo, através de sua Comissão de Orçamento e Finanças, deu início, na última quinta-feira (30), às discussões em torno da Lei Orçamentária Anual (LOA) - Projeto de Lei nº 036/2014, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, e que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no exercício financeiro de 2015. A Audiência Pública foi presidida pelo vereador Fernando Sobrinho (PROS), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara.  

Designado pelo prefeito Leto Viana, o contador geral da Prefeitura de Cabedelo, Arthur José de Albuquerque Gadelha, expôs de forma dinâmica a peça orçamentária durante a sessão. 

"Para a elaboração da peça orçamentária, a metodologia é única. Temos de ter em mãos a evolução histórica do comportamento da receita e da despesa e, consequentemente, os seus limites de evolução. Com base nisso e no que fora apresentado por cada representante de pasta administrativa, uma vez discutido com o prefeito, e ainda vendo a compatibilidade disso tudo com o nosso plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias, teremos elementos suficientes para nos dar uma tendência dos investimentos que vão ser necessários e do custeio da própria máquina administrativa. Esse é o parâmetro". 

A ausência de alguns representantes da sociedade civil organizada foi motivo de lamento por parte dos vereadores presentes e do contador, que fez questão de ressaltar a responsabilidade e transparência com a qual é tratada a questão orçamentária pela atual gestão municipal. 

"A nossa responsabilidade é muito grande, assim como a nossa satisfação por estar aqui. Pena que, dessa vez, a sociedade civil organizada não se fez presente. Nós viemos com essa missão de provocar o debate, além de cumprirmos o preceito legal da transparência e da publicidade daquilo que está sendo feito. E a própria Lei de Responsabilidade Fiscal, em alguns momentos, tendencia que essa matéria seja amplamente discutida com a sociedade civil. E essa foi nossa intenção", destacou Arthur. 

O vereador-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Fernando Sobrinho (PROS), explicou os trâmites e a intenção de continuar buscando essas discussões com a sociedade, e fez questão de justificar que foram enviados convites e e-mails às entidades e associações para participação na sessão. 

"Mesmo com essa lamentável ausência, ainda vamos tentar nos reunir com os representantes da sociedade civil organizada. Vamos conversar sobre a necessidade de uma nova audiência pública a fim de amadurecer as discussões em torno da LOA. Esperamos ver o aumento da arrecadação e que as ações sejam concretizadas, para que, assim, o município possa crescer.

Sobrinho lembrou, ainda, que, quando forem finalizadas as discussões em audiências públicas, os parlamentares terão dez dias para apresentarem as emendas necessárias, e a partir dali, a LOA poderá ser votada e entrar em vigor.
Mesa Solene - A mesa solene da sessão especial foi composta pelos vereadores Fernando Sobrinho (PROS) e Belmiro Dantas (PRP), além do contador Arthur Gadelha e do secretário de Finanças, Nicodemos Trindade. 

Na oportunidade, o secretário avaliou as discussões da noite. "Nós viemos preparados para enfrentar uma discussão acalorada, como sempre foi, mas infelizmente não houve esse momento. Quando acontece, a sociedade é quem sai ganhando. Isso porque nós temos consciência que a Prefeitura de Cabedelo apresentou uma proposta excelente, comparando e contemplando os projetos de todas as secretarias de acordo com a realidade existente. Vamos torcer para que a arrecadação se aproxime da realidade prevista e possamos executar essa LOA dentro dos preceitos legais, atendendo à sociedade de uma forma satisfatória". 

Presenças - Além das autoridades que compuseram a mesa, estiveram presentes na sessão especial os vereadores: Márcio Bezerra (PROS), José Pereira (PSB), Graça Resende (PMDB), Rey (PT), Rosivando Viana (PT), Moacir Dantas (PP), Lúcio José (PRP) e Lucas Santino (PHS). 

Também foi registrada a presença das seguintes autoridades: Antônio do Vale (Procurador Geral do município de Cabedelo); Nicodemos Trindade (secretário Municipal de Finanças); Kátia Soares (secretária Adjunta de Finanças); Wálber Farias (secretário Municipal de Meio Ambiente); Euzo da Cunha Chaves (secretário Municipal de Ação e Inclusão Social); Renata Sampaio (secretária Adjunta de Ação e Inclusão Social); e Walmarques Júnior (secretário Municipal de Cultura). 

O único representante da sociedade civil foi José Gomes, da Associação de Catadores de Caranguejos e Marisqueiros do Bairro do Renascer.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180