Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
ANO CULTURAL ALTIMAR PIMENTEL - Escolas de Cabedelo participam de Mostra Cultural com leituras da obra do escritor
3/11/2014 - Secretaria de Educação

Ismael Farias


A ampla participação de alunos da rede escolar de Cabedelo em leituras criativas da obra do escritor Altimar Pimentel marcou a Mostra Cultural, realizada na semana passada nas escolas municipais. A ação deu prosseguimento às atividades do Ano Cultural Altimar Pimentel, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, através das Secretarias de Educação e de Cultura, e que tem por objetivo prestar uma homenagem ao escritor e mobilizar o alunado da rede municipal de ensino para produção cultural baseada na sua obra.

O evento foi o resultado das atividades desenvolvidas durante todo ano letivo nas 30 unidades educacionais componentes da rede de ensino do município. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do homenageado. A leitura da obra do escritor gerou uma série de produções, tais como cordéis, peças teatrais, espetáculos de dança, artes plásticas, produções em vídeo e redação.

O consultor da Secretaria de Educação, Neroaldo Pontes de Azevedo, falou sobre a importância da Mostra e do Ano Cultural para a cidade e para as escolas do município.

“A instituição do Ano Cultural foi uma iniciativa importante da Prefeitura de Cabedelo, através do prefeito Leto Viana, com apoio da primeira-dama Jaqueline Monteiro, no sentido de homenagear uma pessoa que tem uma importância extraordinária para Cabedelo. É o reconhecimento a um trabalho feito por alguém que, assumindo o amor pelo município, produziu e difundiu a produção cultural dentro do Estado, do Brasil e até fora dele. Além disso, na medida em que as escolas passaram a estudar, através de cursos, de informações, de montagem de pequenas peças de teatro, tiveram a possibilidade de conhecer a obra de Altimar Pimentel e fazer estudos transversais. Isso proporcionou a valorização do chão em que a gente pisa, para que haja uma coerência na aproximação dos estudos entre o lugar que moramos e o mundo que nos rodeia”.

A viúva do escritor, Cleide Rocha, também ressaltou o projeto e a emoção da Mostra. “É um projeto que vem mostrar como o trabalho de Altimar foi e é importante nas escolas e na cidade de Cabedelo. Vejo esse projeto nas escolas como uma das sementes que estão espalhadas por aí e que estão florescendo. Os alunos que estão participando dessa Mostra jamais vão esquecer. Pelo que já presenciei, eles não estão fazendo da boca pra fora, estão sentindo, estão sabendo e dando importância à cultura porque receberam esta informação, esta educação. Quero agradecer, portanto, à Prefeitura Municipal de Cabedelo e a toda equipe que trabalhou neste projeto”.

Prêmio – Além da Mostra Cultural nas escolas, o Ano Cultural ainda reserva em sua programação a realização do Prêmio Altimar Pimentel, previsto para ocorrer no próximo dia 27 de novembro, no Forte de Santa Catarina. O Concurso Cultural marcará o encerramento do Ano Cultural e terá premiações em dinheiro nas modalidades Escola e Comunidade Cabedelense.

Na modalidade Escola, os concorrentes disputarão em cinco categorias: elaboração de redação, criação de desenhos e pinturas, criação de coreografia, peça teatral e produção digital. Já na Comunidade, voltado para moradores da cidade há pelo menos dois anos, as premiações são para as categorias elaboração de cordel e texto crítico ou dissertativo.

As inscrições para a modalidade Escola se encerraram esta semana, enquanto para a modalidade Comunidade Cabedelense vão até o dia 08 de novembro.

Homenagem - Ivonete Guedes, professora da Escola Marizelda Lira da Silva, comentou a Mostra e destacou a participação do alunado. “É o momento de homenagear uma pessoa que se destacou, um lutador, que se esforçou e brilhou, que deu toda uma importância ao campo da cultura atuando em várias frentes, um intelectual de peso. A importância do trabalho com o alunado é eles terem o conhecimento desse filho da Paraíba, radicado em Cabedelo, que deixou um legado cultural para a sociedade posterior”.

Tiago Brasiliano, aluno da Escola Rosa Figueiredo de Lima e morador do Recanto do Poço, que interpretou Altimar em uma peça teatral, destacou a satisfação de representar a personalidade. "É uma honra homenagear o escritor Altimar porque ele foi um grande homem para a Paraíba. Acho muito interessante e rica a obra dele, e é muito importante conhecê-la".

Ano Cultural - O Ano Cultural Altimar Pimentel foi instituído no município de Cabedelo pelo Decreto Nº 03/2014, assinado pelo prefeito Leto Viana no dia 28 de janeiro de 2014. A primeira edição homenageou Altimar pela relação que ele teve com a cidade. Para Neroaldo Pontes, essa foi uma escolha motivada pela identificação do autor com a cidade.

“Ele sequer nasceu na Paraíba, mas escolheu Cabedelo como o lugar onde desenvolveria seu trabalho. O lugar onde ele foi vereador, onde pesquisou sobre o folclore, onde escreveu peças teatrais reconhecidas no Brasil inteiro e até fora do Brasil e, além do mais, escreveu um livro fundamental sobre a história de Cabedelo em dois volumes, que foi publicado e que vai ser feita a republicação dez anos depois. Enfim, durante esse ano Cabedelo respirou Altimar Pimentel do jeito que, durante a vida, ele respirou Cabedelo”, concluiu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180