Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Amapedec realiza I Caminhada da Convivência em Cabedelo
4/11/2014 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Ismael Farias


A Associação de Mães e Pais de Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), através do empenho de seus voluntários, além de órgãos e associações parceiras, realizou, no último sábado (01), a I Caminhada da Convivência de Cabedelo. O evento teve como objetivo principal chamar a atenção da sociedade cabedelense para que as pessoas passem a conviver e se dedicar mais às questões que envolvem a pessoa com deficiência no Município.

A Prefeitura de Cabedelo apoiou a causa e deu, através das Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), Comunicação e Ação e Inclusão Social (Semais), todo o apoio logístico que o evento precisava, a exemplo de tendas, carro de som e banheiros químicos. 

A caminhada teve concentração na Praça Pedro Américo (Praça da Rua Nova) às 16h, e no final da tarde seguiu com muita animação para a Praça Getúlio Vargas, no Centro da Cidade. Durante as atividades, muitos voluntários fizeram questão de relatar testemunhos de vida, mensagens de apoio e anunciar diversas atividades que podem ser realizadas com as pessoas com deficiência.

A Praça Getúlio Vargas se transformou em uma grande sala de convivência comunitária. No local, além da venda beneficente de lanches, ocorreram apresentações, a exemplo da oficina de basquete com os paratletas da Associação dos Deficientes e Familiares (Asdef), que vão participar da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete, e da oficina de Tai Chi Chuan, ministrada por jovens voluntários pessoenses.

A iniciativa contou com a participação de centenas de cabedelenses, dentre eles, pessoas com deficiências, parentes, voluntários, e ainda, várias autoridades do município. Na ocasião, o prefeito Leto Viana esteve representado pela primeira-dama, a vereadora Jacqueline Monteiro, que expressou sua satisfação em participar do evento.

“Para nós, é de muita valia, porque o nosso município nunca teve uma associação voltada pra essa causa, e hoje nós temos. Fico muito feliz por ser uma das pessoas que levanta essa bandeira da inclusão em Cabedelo e tenho trabalhado, diuturnamente, por essas pessoas que necessitam de mais atenção. Seja ela atenção social, na saúde ou na mobilidade urbana”, afirmou Jacqueline.

De acordo com a presidente da Amapedec, Nicelma Nascimento, com o evento a Associação alcançou seus primeiros objetivos.

“Segundo dados do último censo, que foi realizado pelo IBGE no ano de 2010, a cidade de Cabedelo tem um número aproximado de 17 mil pessoas com deficiência. Essa caminhada serviu pra chamar a população para fazer parte da nossa associação e, assim, possibilitar uma convivência mais saudável com os deficientes”.

Quem também esteve presente em mais um evento da Amapedec foi o Secretário Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), Euzo da Cunha Chaves, que destacou os trabalhos voltados às pessoas com deficiência que vêm sendo desenvolvidos pela sua pasta.

“As ações desta gestão vislumbram uma visão muito ampla, o conhecimento e o reconhecimento dessa luta por parte da categoria. É importante lembrar também que nossa Secretaria implantou a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, bem como o Conselho da Pessoa com Deficiência e, recentemente, também ativou o Fundo da Pessoa com Deficiência que, sem sombra de dúvidas, será uma das veredas de encaminhamentos de recursos a serem destinados às demandas dessa causa”.

A caminhada da convivência possibilitou também um encontro paralelo entre a Amapedec e a Asdef de João Pessoa, estimulando a troca de experiências e fortalecendo ainda mais a associação cabedelense.

De acordo com Janielly Pontes, do Departamento de Ações Inclusivas da Asdef, a associação vai completar em 2014, 11 anos de história e, atualmente, é a secretaria executiva do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, onde já executa ações em nível estadual e regional, mobilizando outras associações e buscando junto ao Poder Público políticas voltadas para a causa.

“Hoje estamos aqui porque fomos visitados por membros da Amapedec, que conheceram nosso trabalho e nos fizeram este convite para estarmos juntos nessa mobilização, que é muito importante. Este processo servirá para fortalecermos a luta e a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência”, destacou.

Os deficientes que estiveram presentes na caminhada souberam explorar e valorizar o momento com a intenção de ganharem mais visibilidade na sociedade.

“Aqui fica simbolizado o primeiro passo de uma longa caminhada de convivência e consciência das pessoas com relação aos direitos e deveres dos deficientes. Nós precisamos de visibilidade, porque muito de nós ficamos em casa reclusos e exclusos. E essa visibilidade proporciona uma oportunidade de sociabilização entre todos”, disse Jadson Gomes, 27 anos, estudante pré-universitário com deficiência física e visual.

Já Mayara de Melo, 12 anos, estudante com deficiência física, com muita alegria, apenas agradeceu o momento. “Fico muito feliz por estar aqui, eu gosto muito de dançar no grupo Inclusão é Show. Esses eventos são importantes demais para nós, e é preciso que as pessoas participem e ajudem mais”.

A Amapedec, que ainda não tem sede própria, realiza encontros e reuniões periódicas e pode atender a população pelos seguintes contatos: 8845-4236 (Nicelma – Presidente); e 8808-9845 (Jane – Secretária). Além do e-mail: defcabpb@hotmail.com

Fórum de Inclusão - No próximo dia 12, a Prefeitura de Cabedelo vai promover I Fórum da Inclusão do Município, que deve acontecer no Teatro Santa Catarina, às 14h. “Nós gostaríamos que uma boa parcela da população estivesse presente para que possamos fortalecer ainda mais o nosso trabalho nessa área”, convidou a primeira-dama.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180