Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Caps AD Primavera comemora 05 anos
7/11/2014 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



O Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps AD) de Cabedelo completou 05 anos de existência esta semana. E para comemorar a data, foram realizados diversos eventos ao longo da semana, com o objetivo de promover uma celebração entre os usuários e os profissionais técnicos do serviço, além de gerar maior visibilidade do trabalho desenvolvido pelo Centro junto à comunidade.

As comemorações começaram na segunda-feira (03) com um café da manhã em praia Formosa, e prosseguiu ontem (06), com um Sarau no Forte de Santa Catarina. Na ocasião, foram expostos trabalhos produzidos nas oficinas de artes manuais do Caps, fotografias que contam a historia do Centro e poesias geradas nas Oficinas de Convivência Compartilhada. O evento contou com a animação dos componentes da oficina de música do projeto.

O último evento comemorativo aos 05 anos do Caps AD Primavera aconteceu hoje (07),na sede do Centro. No local, foi montada  uma Feira de Saúde, com a disponibilização de exames e serviços médicos aos usuários.

Para Samara Silva, diretora do Caps em Cabedelo, a comemoração é significativa por vários motivos.

“É importante comemorar a data porque Cabedelo tem o privilegio de dispor de um serviço como esse Caps AD, que favorece aos usuários e àcomunidade de um modo geral, através do tratamento diferenciado. As pessoas são tratadas na comunidade, tratadas no seu território e, de certa forma, isso causa um alívio para família e para o usuário, além de trazer ganhos para o município. É fundamental se comemorar, também, porque o serviço é fruto da luta de movimento, dentro da lógica da reforma psiquiátrica. É um serviço substitutivo à lógica do manicômio, decorrente do processo da reforma, e tem pontos bastante positivos. O planejamento, a formação de uma equipe, o olhar clínico que detectou a necessidade de se criar esse serviço, da busca dos usuários para compor o serviço e o apoio da Prefeitura. Tem que se comemorar o que foi construído e cresceu para atingir o nível em que está”.

Caps AD – De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, Cabedelo não comportaria mais que uma unidade de Caps, mas as características específicas de cidade portuária contribuíram para que o município tivesse direito a instalação de duas unidades, uma voltada para a atenção de transtornos psíquicos (Caps I) e o Caps AD, voltado para usuário de álcool e drogas.

“O Caps é um dispositivo estratégico de saúde mental, então eu diria que o município de Cabedelo é privilegiado, pois em uma população relativamente pequena, num território relativamente pequeno, fomos beneficiados com duas unidades que abrangem um número de pessoas significativo e tem uma assistência da melhor qualidade porque as equipes têm muita dedicação, são muito empenhadas em oferecer a melhor assistência e cuidados a esses usuários”, destacou Cassandra Dias Farias, supervisora clínica institucional dos dois Caps da Rede de Saúde Mental de Cabedelo.

Os Caps AD Primavera está localizado no centro da cidade e conta com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo, médico clínico, enfermeiras, técnicas em enfermagem, nutricionista, recepcionista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e educador físico.
Durante a semana, o tempo dos usuários é preenchido com as atividades nas oficinas de música, mosaico, cinema reflexão, artes e nutrição.

Além destas, ainda há o grupo de circulação, uma estratégia de promover o conhecimento da parte histórica do município, e os momentos de lazer, como a oficina de movimento na praia, o bingo e a oficina lúdica.

De acordo com a diretora Samara Silva, um grande número de usuários foi admitido no serviço, mas a frequência sofre oscilações. “Temos mais ou menos 450 usuários admitidos, mas em frequência regular contabilizamos algo em torno de 80 a 100 usuários mensalmente”.

Os profissionais envolvidos no serviço vivem a expectativa de implantação do Caps AD III, que ampliaria os serviços da atual atenção para o atendimento 24 horas. Nessa modalidade é disponibilizada, inclusive, a possibilidade de internação e atendimento de urgências psiquiátricas e de intoxicação, uma vez que,atualmente, para essa atenção o Centro tem que deslocar o usuário para serviços do núcleo macro regional, localizado em João Pessoa. Na modalidade 24 horas podem ser disponibilizados leitos para homens e mulheres, e os usuários poderão ficar internados por até sete dias para desintoxicação.

Recuperação – Os usuários do Caps Primavera contam sempre exemplos de superação do vício com a ajuda dos profissionais. É o caso de Severino Pereira, 69 anos, morador do Monte Castelo, músico do grupo de samba Caps Primavera e frequentador desde a instalação do serviço na cidade

“Cheguei ao Caps porque não queria morrer. Eu vi um irmão meu, de 41 anos, morrer devido ao álcool, e eu mesmo bebia muito. Cheguei a pesar uns 35, 40 quilos. Eu não conhecia o Centro, mas tive pessoas que sempre me incentivavam. A última bebida que tomei foi quando entrei aqui e com dois meses frequentando já senti a diferença, por isso agradeço a minha vida primeiro a Deus, e depois ao Caps Primavera e seus agentes”.

Depoimento idêntico forneceu Edneide Custódio de Brito,  artesã, residente em Camalaú. “Meu pai era alcoólatra e minha vida foi muito difícil sempre, até que a depressão me fez também cair na bebida. Eu não procurei o Caps, quem me indicou foi uma amiga. Eu só fazia beber e tive até convulsão quando cheguei aqui. Perdi muita coisa na vida por causa da bebida. Hoje, ainda bebo, mas diminuí muito. As pessoas dizem que estou mudada. Estou há dois anos em tratamento e sei que a pessoa que é dependente químico, usuário de droga, não vai sair do vício do dia pra noite. Por isso o Caps é importante. Aqui participo de oficinas e atividades”.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180