Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado é concluída em Cabedelo
7/11/2014 - Secretaria de Educação



A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec/PB) encerrou, na noite da última quinta-feira (06), a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Cabedelo. A formação vinha acontecendo desde o dia 20 de outubro, no auditório da Secretaria, e contou com carga horária de 40 horas. O PBA beneficiará um número superior a 300 cidadãos cabedelenses, em localidades diversas da cidade, de acordo com a necessidade da comunidade.

A ação contou com a participação de aproximadamente 35 educadores, entre coordenadores e alfabetizadores que atuarão como bolsistas do PBA, e objetivou sua capacitação com a promoção de debates sobre ações na gestão pedagógica de alfabetização de jovens e adultos, considerando a contextualização da realidade local. 

“Um programa que começa com educadores comprometidos com a promoção da cidadania entre pessoas que ficaram à margem, excluídas de direitos por não terem sido escolarizadas, não poderia ter outro resultado que não fosse o sucesso logo em sua implantação. Tenho prazer em parabenizar a gestão municipal pela iniciativa e os alfabetizadores e coordenadores por abraçarem a ideia”, afirmou o professor Gilberto Silva, gestor municipal do PBA.

Durante a formação, ministrada pela professora-doutora Vanda Negócio, técnica da Funetec/PB, os alfabetizadores e coordenadores participaram de atividades diversificadas, como oficinas, palestras, grupo de estudos e troca de experiências. Eles também receberam orientações metodológicas do trabalho que será desenvolvido no Programa durante os próximos 08 meses de atividade.

O professor Neroaldo Pontes, assessor especial da Secretaria de Educação, participou do processo de articulação do Programa e esteve presente no encerramento da formação. 

”A paixão na prática docente é algo incomensurável, o fazer pedagógico ganha a esperança, combustível incondicional para novas experiências, viabilizando metamorfoses constantes e necessárias à vida no mundo das aprendizagens. Esse pensamento foi completamente absorvido pelos formandos de acordo com o que pudemos ver nesse encerramento”. 

Ana Carla Feitosa, alfabetizadora do PBA e enfermeira, falou um pouco sobre sua experiência durante esse período de formação pedagógica. “Sou enfermeira e a ideia de atuar como educadora me deixou bastante animada. Será uma experiência nova e desafiadora, e estou disposta a abraçar essa missão. A descoberta da minha gravidez durante a formação aumentou ainda mais essa disposição. Agora mais do que nunca preciso passar por essa experiência. Ter o poder de ensinar garante, em princípio, o poder de aprender.”

Início das aulas - As aulas do PBA terão início no próximo dia 17 de novembro, com oito meses de duração, somando uma carga horária de 320h/aula organizada em 10 horas semanais (de segunda a quinta-feira), e acontecerão em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, nas escolas municipais e/ou em espaços alternativos da comunidade (igrejas, associações, ONG’s, etc.), conforme a necessidade.

Programa Brasil Alfabetizado - O Programa Brasil Alfabetizado é uma ação do Governo Federal e visa promover a superação do analfabetismo entre jovens a partir dos quinze anos, adultos e idosos. A intenção do Ministério da Educação é contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180