Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola Silvana Pontes realiza Mostra Artística alusiva ao Ano Cultural Altimar Pimentel
10/11/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



As atividades do Ano Cultural Altimar Pimentel não param em Cabedelo. Na última sexta-feira (07), a Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes realizou uma Mostra de Artes na unidade, que envolveu alunos e professores em apresentações de diversas atividades artísticas desenvolvidas durante todo o ano letivo. O Ano Cultural Altimar Pimentel é idealizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e propõe pesquisas e ações em homenagem ao escritor.

A Mostra de Artes contou com o apoio do corpo administrativo da escola Silvana Oliveira Pontes, formado por Maria de Lourdes Calado (Gestora), Roseane Galvão (Gestora Adjunta) e Lúcia de Fátima (Supervisora Escolar), e teve a coordenação geral da arte-educadora Laís Emília, com o apoio do educador Erick Lucena.

Os alunos apresentaram os trabalhos de maneira bem dinâmica. O evento foi aberto com a leitura de um breve histórico do autor. Em seguida, houve a  apresentação de um grande livro, confeccionado pelos próprios alunos, com as principais obras de Altimar.

Logo após essa abertura, tomaram conta do pátio representações culturais que sempre foram incentivadas pelo homenageado, a exemplo de dança, representada pela ciranda cantada e encenada pelos alunos, além de um movimento cultural, representado pela arte capoeira.

Quem finalizou o evento e contagiou os presentes com muita música popular foram os irmãos Kauã (8) e Arielly Macena (10), ambos alunos da escola e que, incentivados pelos pais e professores, já seguem o caminho da músic tocando, respectivamente, cavaquinho e tantã.

Durante toda a tarde, vários painéis ficaram em exposição no pátio da escola, dentre eles estavam mosaicos com redações dos alunos dissertando sobre Cabedelo, pinturas representando as obras literárias do autor, e ainda, fotografias retratando as atividades do ano letivo.

A Silvana Pontes já havia trabalhado de maneira ampla o tema Altimar Pimentel na Gincana Cultural, realizada no Dia do Estudante (11 de agosto). Durante a Mostra mais recente, alunos e professores puderam se aprofundar ainda mais nas obras literárias do autor, e conhecer seu amor e dedicação pela história de Cabedelo.

"Nós do Silvana, que fazemos um trabalho harmonioso em termos de equipe, ficamos muito felizes por contar com a compreensão e a dedicação de todos os funcionários, professores e alunos neste projeto. É importante aprender e ensinar o quanto Altimar foi preocupado com a história de Cabedelo. Ele foi um grande historiador e pesquisador e viveu em função do resgate da cultura popular. Dessa forma, ele foi merecedor dessa homenagem", destacou a gestora da escola, professora Maria de Lourdes Calado.

Além do corpo docente e discente da Escola, o evento contou com a participação de membros da Secretaria de Educação, a exemplo de Célia Aguiar, membro da Coordenação do Ano Cultural Altimar Pimentel.

"Temos visitado todas as escolas e aqui no Silvana vimos também o interesse e o empenho dos alunos e professores, através de danças e trabalhos visuais. Foi muito interessante e ficamos felizes pelo projeto que tem trazido essa oportunidade das escolas realizarem pesquisas sobre um autor que tanto contribuiu com a cultura de Cabedelo”.

Opinião dos alunos - Depois que foi instituído na cidade, o projeto do Ano Cultural tem conseguido alcançar excelentes resultados, principalmente no foco dos educadores: a classe estudantil.

Para Mary Glace Barbosa, aluna do 5ºB da Escola Silvana, aprender sobre Altimar Pimentel tem sido muito gratificante. "Altimar Pimentel foi um grande escritor, não só para Cabedelo, mas para o Brasil. Foi bom porque aprendemos muito sobre ele", afirmou a estudante, que participou das danças culturais encenadas naquela tarde e, recentemente, foi aprovada junto com outras criança  para participar da encenação do auto de Natal no município, cujo texto também é de autoria de Altimar.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180