Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
I Caminhada da Inclusão reúne escolas e autoridades
12/11/2014 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através das Secretarias de Ação e Inclusão Social (Semais), Educação (Seduc) e de Cultura (Secul), realizou, na última terça-feira (11), a I Caminhada da Inclusão, que envolveu alunos, pais e professores da rede municipal de ensino, além de representantes de diversos órgãos convidados.  A iniciativa integrou o calendário de atividades em alusão ao Dia Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, comemorado no último sábado (08). 

As atividades pela data seguem nesta quarta-feira (12), com a realização do I Fórum da Inclusão do Município, no Teatro Santa Catarina, a partir das 14h00. 

A caminhada teve concentração no Ginásio Poliesportivo Municipal e seguiu pelas principais ruas do bairro de Camalaú, com finalização na Escola Municipal Paulino Siqueira. No local, ocorreram atividades voltadas aos participantes, a exemplo de apresentações artísticas, atividades lúdicas promovidas pelos professores e alunos e, ao final, um lanche. 

De acordo com a organização do evento, a caminhada foi mais uma oportunidade de fazer com que a sociedade fique sensibilizada e tenha olhos mais amáveis com a causa da pessoa com deficiência, bem como demonstrar que o poder público está atento, buscando conhecer essas pessoas e suas dificuldades, procurando ofertar políticas públicas inclusivas através de suas ações.

A primeira-dama do município, vereadora Jaqueline Monteiro, autora da Lei nº 1.628, de 25 de junho de 2013, que instituiu o Dia Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, fez questão de participar do evento, saudando e agradecendo a todos os presentes.  

"É com muita alegria que estamos aqui hoje fortalecendo este trabalho de educação inclusiva, que é desenvolvido com muito zelo e empenho nas nossas unidades escolares. Amanhã, no Teatro, esperamos contar com a participação de todos, em um outro evento maravilhoso que marcará essa data tão importante em Cabedelo".

O Secretário de Ação e Inclusão Social, Euzo da Cunha Chaves, também esteve presente ao evento, e ressaltou a importância do processo de inclusão social no município. 

"É prazeroso esse chamamento que nós estamos fazendo à população de Cabedelo, demonstrando a importância da inclusão da pessoa com deficiência nos vários segmentos da nossa sociedade. Há necessidade de alertar e de mostrar que as pessoas com deficiência são capazes e têm seu espaço garantido no município de Cabedelo. E nós buscamos, cada vez mais, desenvolver ações com o propósito humano de reconhecer e valorizar a pessoa com deficiência”.

A Diretora de Educação Inclusiva da Seduc, Maria José (Zeta) Lima, por sua vez, explicou que o trabalho é desenvolvido nas escolas municipais visando essa inclusão social. 

"A Educação se preocupa muito com a questão da sensibilização das pessoas no âmbito escolar. Ainda temos muito a fazer, mas estamos desenvolvendo um trabalho onde a equipe vai à escola, sensibiliza a comunidade escolar e realiza formações e os encaminhamentos necessários. Tudo isso com a preocupação de que o aluno com deficiência seja, de fato, incluído dentro de todas as atividades da escola, seja ela qual for. Esses eventos nas ruas têm o objetivo de fazer com que a população se sensibilize com essa questão, pois inclusão não é somente a questão de oportunidade, mas indica que, além de quebrarmos as barreiras arquitetônicas, também precisam ser quebradas as barreiras atitudinais que estão dentro de cada um de nós”.

Quem também participou da caminhada foi a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Edna Pereira. 

“Com a realização dessas ações alusivas ao dia 8 de Novembro, eu vejo que nossa cidade continua tendo um papel de destaque em todo a Paraíba. Até porque, apenas três cidades do Estado possuem um Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e uma delas é Cabedelo. Tudo isso demonstra o empenho da gestão atual com esta causa”

Destaque - A paratleta cabedelense e aluna do Paulino Siqueira, Antônia Renata, deficiente auditiva e física, que já revelou o sonho de ser médica no futuro, está sempre marcando presença nos eventos dessa natureza. Na ocasião, ela expressou sua alegria em participar da I Caminhada da Inclusão, mas fazendo um alerta através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 

"Nessas ações é muito importante que todas as pessoas participem, para que os deficientes se sintam inseridos. No meu caso, a comunicação através de Libras é fundamental e deveria existir em locais como hospitais e igreja. Além disso, a questão da acessibilidade na cidade também deve ser discutida", disse Antônia Renata, com a ajuda da intérprete de Libras Gessinete da Silva, da Escola Paulino Siqueira.

Presenças - Estiveram presentes na caminhada alunos e professores das Escolas Municipais Edilene de Oliveira Barbosa, João Roberto Borges de Souza, Paulino Siqueira e Maria José de Miranda Burity. 
Também participaram do evento, a Secretária Adjunta de Ação e Inclusão Social, Carla Lima; a Presidente da Associação de Mães e Pais da Pessoa com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), Nicelma Nascimento; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francisco Santos; e representantes do ProJovem Adolescente e de outros órgãos municipais.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180