Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza Fórum e debate Inclusão da Pessoa com Deficiência
13/11/2014 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através das Secretarias de Ação e Inclusão Social (Semais), Educação (Seduc) e de Cultura (Secul), realizou o I Fórum de Inclusão de Cabedelo na última quarta-feira (11). O evento, que aconteceu no Teatro Santa Catarina, marcou o Dia Municipal da Pessoa Com Deficiência, comemorado no último sábado (08).

O Fórum foi marcado por apresentações artísticas do Grupo É Show, formado por professoras e alunos portadores de diversas deficiências, e do Coral de Libras da Escola Municipal Paulino Siqueira, sob a regência da professora Conceição Saúde.

Além disso, o evento também reservou uma palestra sobre o Autismo, proferida pela presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba (AMA), Lourdes Almeida, e a exibição de um vídeo mostrando o importante trabalho que é realizado com alunos de libras nas escolas municipais. Durante o evento, foram entregues equipamentos como próteses, muletas e cadeiras de rodas para alguns portadores de necessidades especiais do município.

“Sinto-me honrado em fazer parte desse esforço que reconheço em cada um dos colaboradores da Inclusão Social no município. Aproveito o momento para informar nossa decisão de instalar equipamentos de fisioterapia dentro das quadras poliesportivas que serão construídas na cidade. Além disso, na recuperação de 14 praças públicas do município estão previstos diversos meios de acessibilidade”, destacou o prefeito Leto Viana.

O Dia Municipal de Inclusão da Pessoa Com Deficiência foi uma iniciativa da primeira - dama e vereadora Jacqueline Monteiro (PRP) em 2013, através da Lei nº 1.628, de 25 de junho, que consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo para com a causa da Inclusão Social.

“As políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência precisam trabalhar em conjunto e em harmonia com todos os setores da sociedade, só assim elas serão eficientes e duradouras. Sabemos que essa é uma luta árdua, longa, que demanda tempo e nem sempre depende apenas de nossa vontade e de nossas ações. Essa é uma bandeira importante e primordial nessa gestão, que entende e reconhece que respeito, qualidade de vida e acesso à educação, saúde, esporte e ao mercado de trabalho são direitos de todos os cidadãos, e principalmente, daqueles que possuem algum tipo de deficiência, seja ela qual for”, destacou Jacqueline.

O secretário da Ação e Inclusão Social, Euzo da Cunha Chaves, reiterou os agradecimentos ao apoio irrestrito da primeira-dama e do prefeito Leto Viana às ações de Inclusão Social, assim como da Câmara Municipal e demais secretarias parceiras.“São muitos os desafios, mas estou convicto de estarmos fazendo a diferença no que refere à implementação de políticas públicas em Inclusão Social em nossa cidade”.

Em 2005, Cabedelo foi pioneira na Paraíba ao dar início à inclusão de deficientes nas escolas públicas municipais. Para tanto, o município levou 45 professores a frequentar o Curso de Inclusão Social no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Atualmente, a cidade conta com cuidadores, intérpretes em libras, ônibus e outros transportes para deficientes e familiares.

“Hoje, a Secretaria Municipal da Educação de Cabedelo tem quase 80 cuidadores à disposição dos alunos com deficiência. Além disso, também somos pioneiros na contratação de professores e intérpretes na linguagem de Libras. Estamos dando exemplo a todo o Estado no tocante à Inclusão Social nas escolas”, destacou a secretária de Educação, Clecy Alves. 

Cabedelo também conta com um Conselho da Pessoa com Deficiência, o sétimo em atividade na Paraíba, presidido por Edna Maria, e que tem seu funcionamento garantido através da Lei Municipal nº 1.666/2013, de 05 de novembro de 2013. A ferramenta tem a missão de promover, fiscalizar e defender o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência na cidade.

Além das autoridades municipais, quem também participou do I Fórum da Inclusão foi o presidente da Associação Estadual da Pessoa Com Deficiência, Genésio Vieira, que destacou o envolvimento dos gestores executivos de Cabedelo em capacitações e nos encontros sobre o tema. “Todo equipamento público deve considerar os aspectos da segurança e autonomia de todas as pessoas. Ao pensar assim, os Poderes Públicos naturalmente estarão praticando Inclusão Social”, ressaltou em seu discurso.

Comissão – O evento realizou um debate visando a apresentação de críticas, ideias e solicitações ao poder público no tocante à inclusão social da pessoa com deficiência. A ação visou aproximar toda a sociedade das decisões e construções de políticas públicas voltadas para essas pessoas.

Ao final do debate, foram formadas três comissões de mães ligadas à Educação, Ação e Inclusão Social e à Saúde, que compilaram as proposituras ali colocadas e elaboraram um documento consolidando formalmente os pleitos ao poder público municipal.

Premiação - O Fórum também reservou um tempo para  a premiação de paratletas cabedelenses que levaram o município a conquistar o 3º lugar geral nos Jogos Paraíba Parolímpica e nos Jogos Paraescolares de Cabedelo.

Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180