Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza Conferência Livre da Criança e do Adolescente
14/11/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através da Ação Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, em parceria com o Selo Unicef e o Programa Saúde na Escola (PSE), realizou, na última quinta-feira (13), a Conferência Livre da Criança e do Adolescente de Cabedelo.

O encontro, que aconteceu no Cabedelo Clube, teve por objetivo reunir crianças e adolescentes para discutir questões relativas aos seus direitos, bem como proporcionar noções de cidadania e participação na vida pública. O evento também serviu como preparação para a Conferência Municipal, que deve ser realizada no início do próximo ano.

Na ocasião, houve palestra do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco de Assis, que discorreu sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a realização das conferências e o plano decenal dos direitos de crianças e adolescentes.

 “É um momento em que a juventude irá expressar suas ideias, reivindicando seus direitos e colocando em pauta os pontos prioritários que serão discutidos na Conferência Municipal do ano que vem, onde todas as discussões poderão ser ampliadas e transformadas em políticas públicas paras as crianças e adolescentes aqui no município de Cabedelo”, definiu a secretária de educação, Clecy Alves.

“Com a realização da Conferência Livre, estamos nos preparando para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A importância é que estamos aqui exercitando o protagonismo. Eles estão aprendendo a ser protagonistas de sua história, estão aprendendo nesse exercício a conhecer direitos com relação à saúde,  educação,  proteção, enfim, todas as ações que envolvem a criança e o adolescente de Cabedelo. Estão aprendendo também seus deveres e a lutar por seus direitos”, explicou Rosália Melo, do PSE.

A pauta de discussões dos grupos de trabalho contemplou os seguintes temas: direitos à educação e saúde; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; e violação de direitos de crianças e adolescentes em condições de rua. Durante os dois períodos do dia, cada grupo ficou encarregado de discutir e encaminhar propostas e sugestões relativas aos temas centrais.

Participante da Conferência, Tiago Ramalho, 17 anos, residente na Praia do Poço, falou de suas impressões sobre o evento. “Acho que é importante porque é uma forma de sensibilizar cada adolescente aqui presente. Uma forma de gerar um conhecimento básico, para ele levar para sua comunidade escolar, para comunidade onde mora e, com isso, conseguir incentivar amigos, pais, vizinhos numa forma de conseguir mais pessoas para trabalhar essa questão da educação e direitos”.

Conferência Intermunicipal – No próximo dia 28 está prevista a realização de uma Conferência Intermunicipal, que deve ser realizada na cidade de Sapé e reunirá nove municípios, sob a orientação da Rede Margarida Pró Crianças e Adolescentes (REMAR). Os representantes de Cabedelo para participar desse evento foram eleitos durante a Conferência Livre.

De acordo com Rose Veloso, da REMAR, a sistemática de realização de conferências é uma forma de promover o exercício da cidadania. “Visa-se o protagonismo, emissão de opiniões e a discussão de temáticas relativas à situação da criança e do adolescente nas cidades. Assim, objetiva-se a participação efetiva deles, como cidadãos, numa democracia representativa”.

 Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180