Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Coordenadora da Biblioteca Municipal é contemplada com prêmio do Ministério da Cultura
17/11/2014 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


A coordenadora da Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, Analise Macêdo, foi contemplada pelo Ministério da Cultura (Minc) com o Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas. O projeto “Biblioteca itinerante – O livro em suas mãos”, apresentado por ela, obteve uma nota de 97,00 e ficou em 5º lugar, dentre outros 52 projetos premiados. 

Concorreram ao Prêmio pessoas com ações reconhecidas como boas práticas ou inovadoras aplicadas em bibliotecas públicas. O objetivo da iniciativa é valorizar os trabalhos desenvolvidos, além de divulgar essas práticas para as mais de seis mil bibliotecas públicas e comunitárias do país, ampliando o acesso à informação,  leitura e ao livro aos cidadãos brasileiros.

O Minc estabeleceu alguns pré-requisitos para os projetos receberem o Prêmio. O responsável pela iniciativa deveria ter, no mínimo, três anos de experiência em atividades ligadas à biblioteca, além de também ter que atuar no órgão onde o projeto acontece. Além disso, a instituição teria que ter o apoio do Governo local para garantir a continuidade da ação, e obter, no mínimo, 60 pontos na fase avaliativa.

O projeto Biblioteca Itinerante, elaborado e desenvolvido há oito anos por Anelise Macêdo, começou com o intuito de facilitar o acesso à leitura, disponibilizando a comunidade cabedelense contação de histórias e acesso a livros de literatura infantil, juvenil e adulta, através de um caminhão, com paradas em diversas comunidades do município. O caminhão transporta 2.200 livros e desde que o trabalho foi iniciado já atendeu cerca de 15 mil pessoas.

Na fase inicial, a iniciativa contou com o apoio do Projeto Cooperar, Governo do Estado, conseguindo, dessa forma, o financiamento do Banco Mundial para a sua execução. Atualmente, a Biblioteca Itinerante é administrada pela gestão municipal, que fornece e amplia todas as condições para que o projeto continue a se desenvolver. Este ano, o caminhão recebeu uma revisão mecânica e, até o início do mês de dezembro, será reformado com uma nova adesivagem.

“É com muita alegria que recebo essa premiação. É o reconhecimento de muitos anos de dedicação a biblioteca e só vem a coroar um trabalho desenvolvido com muito empenho e paixão desde 2006, que visa dar oportunidade a jovens e crianças para acesso a livros de literatura e, com isso, despertar neles o gosto pela leitura. Esse prêmio veio em um bom momento e vai nos dar oportunidade de melhoria na capacitação e qualificação para um melhor desenvolvimento do projeto”, declarou a coordenadora.

Kit modernização – 2014 tem sido um ano marcante para a Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe. No mês de setembro, ela foi premiada com o Kit Modernização de Bibliotecas Públicas. A iniciativa partiu do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão vinculado ao MinC que, na Paraíba, contemplou cinco bibliotecas, com um investimento de R$ 13 mil em cada uma delas.

O Kit Modernização é composto de 01 TV; 01 nobreak; 01 aparelho de som; 02 circuladores de ar; 04 mesas redondas; 01 mesa de trabalho; 01 aparelho de DVD; 02 transformadores; 06 estantes com 4 prateleiras; 32 cadeiras; e mais de 2000 livros paradidáticos, incluindo títulos de romances, poesias, contos, artes e diversas áreas de conhecimento.

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180