Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola Rosa de Figueiredo realiza apresentação de robótica com os alunos
18/11/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Escola Municipal Rosa de Figueiredo de Lima realizou, na última segunda-feira (17), uma Mostra com os robôs integrantes do projeto Robóticos do Rosa (RR). O evento reuniu representantes da Secretaria de Educação, professores e alunos, que puderam observar o alto nível dos trabalhos desenvolvidos com novas  tecnologias na unidade escolar.

Os trabalhos expostos abordaram diversas temáticas, a exemplo da Literatura, que homenageou Altimar Pimentel, Inglês, com placas de trânsito, e Artes, que apresentou danças regionais. Todas as atividades buscaram incentivar o aprendizado de uma forma mais interessante.

“O uso das novas tecnologias dá um incentivo maior aos estudantes, não só nas aulas de robótica, mas também dentro da sala de aula, melhorando inclusive o comportamento. Foi dado um exemplo hoje, aqui, de alunos que tiravam notas baixas, apresentavam um comportamento ruim e, a partir da inserção no projeto de robótica, vieram a se interessar mais nos conteúdos escolares. Esse é um projeto motivador para que esses alunos venham entender que eles são capazes”, declarou Clecy Alves, secretária de Educação.

O RR começou na Escola em 2012, através da professora de biologia/ciências Jandra Lúcia, com o objetivo de aliar a exploração de conteúdos de várias disciplinas ao uso da tecnologia.“Desenvolvemos na escola a robótica educacional com atividades lúdicas, e envolvemos conteúdos como educação ambiental, cidadania, ciências, dentre outros”.

O Projeto tem representado a cidade de Cabedelo em competições nacionais desde que começou.  “O melhor resultado que obtivemos foi justamente no início de tudo, em 2012. Competimos com um grupo de, aproximadamente, 80 escolas e ficamos em 12° lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)”, lembra Jandra.

Este ano, a equipe conquistou o 7º lugar na etapa regional da OBR, sendo a primeira escola municipal a se destacar nesse tipo de competição. O robô apresentado foi programado para seguir faixas brancas e pretas e, através de um sensor de contato, reconhecer e desviar dos obstáculos. Ganhava quem fizesse o percurso pré-determinado mais rápido. Eles competiram em um grupo de 64 outras equipes, na categoria nível 1, que envolveu alunos do ensino fundamental. 

O projeto RR é aberto a todos os alunos atendidos pela escola e não há pré-requisitos para participar. “Eu estou no RR desde 2012, e este é o meu último ano no Rosa de Figueiredo, mas eu não pretendo abandonar o projeto. Quero estar por aqui e poder auxiliar a professora no desenvolvimento dos trabalhos. É muito bom trabalhar com robótica, pois aprendemos muitas coisas, a tecnologia está em todo lugar”, declarou Dandara Ariadny, aluna do 9ºano.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180