Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Aulas do Programa Brasil Alfabetizado têm início em Cabedelo
18/11/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



Maria Bandeira da Silva, de 82 anos, é moradora do bairro de Camalaú e, pela primeira vez, terá a oportunidade de estudar e se alfabetizar. Ela faz parte do grupo de alunos participantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Cabedelo que, na noite de ontem (17), realizou sua aula inaugural. A solenidade, ocorrida no Teatro Santa Catarina, reuniu, além da dona Maria, outros 280 alunos inscritos no programa federal e os 25 bolsistas alfabetizadores e coordenadores.

A solenidade foi aberta com a apresentação musical dos alunos do curso de voz e violão do Centro de Artes Municipal. Durante a noite, ainda ocorreram a entrega de certificados aos líderes comunitários parceiros do programa e  livros aos bolsistas alfabetizadores. Além disso, os alunos participantes também foram contemplados com kits contendo todo material didático, a exemplo de cadernos, lápis, canetas e borrachas.  

O PBA é uma realização da Secretaria de Educação de Cabedelo, e, pela primeira vez, será gerido pela Prefeitura. O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), visa a alfabetização de jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos nas cidades e Estados que ainda apresentam relevantes índices de analfabetismo. As aulas em Cabedelo foram iniciadas hoje (18), em 04 polos administrativos, abrangendo 20 turmas de alunos que contemplarão a maioria dos bairros da cidade.

"Em todos os Estados e municípios só há crescimento e desenvolvimento, onde existir investimento na educação. Todos nós temos a mesma capacidade de aprender e de sermos inteligentes, o que falta para alguns é a oportunidade. Através do PBA, podemos fazer a diferença e mudar de vida, basta um investimento na leitura para que se abra o horizonte. É com muita alegria e honra que parabenizo todos os professores do Programa, bem como o excelente desempenho da nossa Secretaria de Educação nesta iniciativa", afirmou o prefeito Leto Viana que, na ocasião, ainda afirmou a intenção da Prefeitura de contemplar os alunos do PBA com a realização de cursos de informática e outras atividades profissionalizantes, tão logo se encerrem as aulas, previstas para daqui a oito meses.

A secretária de Educação, Clecy Alves, destacou que o empenho e, principalmente, a persistência dos alunos são muitos importantes para fazer com que Cabedelo não figure mais na lista das cidades que ainda possuem analfabetos.

“É inadmissível que ainda existam analfabetos em nossa cidade. O prefeito Leto é muito feliz ao apoiar tudo o que é bom para o povo, e agora está acreditando em cada um desses alunos. Nós estamos orgulhosos em ver tanta gente com vontade de crescer. Não existe ninguém velho demais para aprender e essa motivação só depende de cada um. Mas é preciso ter fé e ação para vencer os obstáculos que surgirão no caminho”.

Para dona Maria, a alegria maior de, enfim, aprender a ler e a escrever, será a realização de um sonho.  "Eu nunca estudei. Conheço as letras, sei assinar meu nome, mas nunca frequentei uma escola. Antes, as pessoas escreviam e liam cartas pra mim, agora eu quero poder escrever bilhetinho para meus filhos e quero poder sair lendo e escrevendo por aí”.

Parceria - Na realização das aulas nas comunidades cabedelenses, o PBA contará com a parceria de escolas da rede pública, ONGs, Associações e vários líderes comunitários.

Durante a formação inicial dos alfabetizadores, o Programa contou com o apoio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), através da professora Vanda Negócio, que terá a missão de ministrar as formações continuadas com os educadores

"Está sendo um prazer realizar esse trabalho em Cabedelo, porque eu tenho a certeza de que os alfabetizadores e coordenadores vão ter um compromisso forte com as turmas que estão assumindo. Eles demonstraram compromisso e envolvimento com o papel que vão desempenhar e, com isso, os maiores beneficiados serão os alunos", afirmou Vanda.

O Superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, ressaltou a importância da parceria do Município com o Governo Federal.

"Cabedelo está de parabéns! A vontade do prefeito Leto é na perspectiva e no intento de trazer o que há de melhor do Governo Federal para a cidade. Para  nós, da Funetec, é uma satisfação porque este programa tem uma envergadura fantástica e é de envolvimento não só da estrutura de ensino do país, mas também de todos os entes sociais".

Inscrições - De acordo com a coordenação do PBA, ainda neste primeiro mês, novas inscrições podem ser realizadas através dos próprios bolsistas alfabetizadores ou na Secretaria de Educação, que fica situada na Rua Pastor José Alves de Oliveira, s/nº, Camalaú.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180