Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Instituto de Previdência de Cabedelo ganha Prêmio Nacional de Gestão Previdenciária
19/11/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias


O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) ficou em 1º lugar na categoria Médio Porte, com a maior nota nacional, no 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

O prêmio nacional, que será entregue durante o 14º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, no período de 24 a 26 de novembro, em Campinas (SP), é o reconhecimento ao empenho da gestão, feito para o fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, Estados e municípios brasileiros.

O Ipsemc concorreu com 35 institutos inscritos de todas as regiões do país. A avaliação se deu por critérios relativos às práticas de transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social. 

“A premiação é resultado da disposição de luta e engajamento exaustivo do Instituto nas atividades organizacionais previdenciárias, cujas exigências legais são primordiais para a busca da excelência. Destacamo-nos em todos os critérios exigidos porque a organização resume-se numa integração de ações que são interdependentes e importantes para seus resultados. Além disso, temos levado o nome de nossa Cabedelo e de nosso prefeito Leto Viana, que tem cumprido com suas obrigações previdenciárias", explicou a presidente do Ipsemc, Lea Praxedes.  

Lea destacou, ainda, que além do esforço de equipe e obediência às obrigações legais que regem o setor, a gestão implantada no Ipsemc pressupõe a constante adaptação às mudanças.   

“Não falamos de modelo de gestão porque, ao fim, não se trata de pegar um modelo já pronto. Tudo é uma construção que vamos adaptando a cada avaliação realizada. Preferimos falar, portanto, em sistema de gestão, porque modelo de gestão pressupõe um retrato estático, meio que parado. Já o de sistema de gestão, de imediato, evidencia ‘partes interligadas que têm como função atingir resultados. O sistema de gestão é adaptável a qualquer organização, seja pública ou privada. É este o caminho que traçamos”.

À frente da Autarquia desde 2004, Lea Praxedes revela as estratégias implantadas que fizeram com que o Ipsemc alcançasse esse destaque nacional.

“Embora o tenha encontrado em uma situação difícil, na época iniciei fazendo um diagnóstico da situação, e a partir daí elaborei um planejamento estratégico que traçou, de certa forma, um caminho longo e difícil em busca dessa conquista que, naquela época, era impossível. Gosto de ver a mudança para melhor, a quebra de velhos paradigmas e a adesão às regras de governança corporativa já experimentadas e vividas por várias organizações de sucesso”.

Cinco vezes – O Prêmio Boas Práticas em Gestão Previdenciária foi lançado em 2010 e, desde a primeira edição, o Ipsemc vem sendo premiado. Naquela ocasião, o Instituto alcançou o 5° lugar. Em 2011, ficou em 2º lugar; em 2012, novamente em 2° e, finalmente, em 2013, alcançou o 1° lugar. Este ano repetiu o feito, atingindo o primeiro lugar com a maior nota nacional.

De acordo com Lea, desde o primeiro ano o interesse em inscrever o Ipsemc já foi motivado pela forma como o trabalho vinha sendo conduzido. “Quando esse prêmio foi lançado em 2010, inscrevemos o Ipsemc porque já vínhamos conduzindo esta Autarquia dentro de um modelo baseado em Planejamento Estratégico, na busca incessante e exaustiva da excelência no serviço público”.

Liderança regional – Com a sequência de premiações, o Ipsemc ganha também uma projeção regional e nacional. Isso pode ser verificado pela presença de Lea Praxedes na Diretoria da Associação Brasileira de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ABIPEM), onde faz parte do Conselho Fiscal da entidade e na presidência Associação Paraibana de Regimes Próprios (ASPREVPB).

Além disso, a presidente também integra um Grupo de Trabalho do Ministério da Previdência Social (MPS), cuja missão é definir critérios de governança voltados à certificação e qualidade dos RPPS.

“Humildemente penso que somos, hoje, um modelo de gestão previdenciária não só regional como nacional. A repercussão fora do nosso Estado é realmente impressionante. Isso nos deixa felizes e emocionados porque jamais imaginávamos que tal fato pudesse ocorrer, pois desde o primeiro momento que inscrevemos o Ipsemc no referido prêmio não foi pensando em competir, mas em adaptá-lo ao que há de melhor em gestão previdenciária, já que acreditamos que o serviço público é para ser assim. O objetivo do trabalho é para que o município de Cabedelo e também a Paraíba se destaque, explicou Lea.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180