Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Instituto de Previdência de Cabedelo ganha Prêmio Nacional de Gestão Previdenciária
19/11/2014 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Ismael Farias


O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) ficou em 1º lugar na categoria Médio Porte, com a maior nota nacional, no 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

O prêmio nacional, que será entregue durante o 14º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, no período de 24 a 26 de novembro, em Campinas (SP), é o reconhecimento ao empenho da gestão, feito para o fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, Estados e municípios brasileiros.

O Ipsemc concorreu com 35 institutos inscritos de todas as regiões do país. A avaliação se deu por critérios relativos às práticas de transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social. 

“A premiação é resultado da disposição de luta e engajamento exaustivo do Instituto nas atividades organizacionais previdenciárias, cujas exigências legais são primordiais para a busca da excelência. Destacamo-nos em todos os critérios exigidos porque a organização resume-se numa integração de ações que são interdependentes e importantes para seus resultados. Além disso, temos levado o nome de nossa Cabedelo e de nosso prefeito Leto Viana, que tem cumprido com suas obrigações previdenciárias", explicou a presidente do Ipsemc, Lea Praxedes.  

Lea destacou, ainda, que além do esforço de equipe e obediência às obrigações legais que regem o setor, a gestão implantada no Ipsemc pressupõe a constante adaptação às mudanças.   

“Não falamos de modelo de gestão porque, ao fim, não se trata de pegar um modelo já pronto. Tudo é uma construção que vamos adaptando a cada avaliação realizada. Preferimos falar, portanto, em sistema de gestão, porque modelo de gestão pressupõe um retrato estático, meio que parado. Já o de sistema de gestão, de imediato, evidencia ‘partes interligadas que têm como função atingir resultados. O sistema de gestão é adaptável a qualquer organização, seja pública ou privada. É este o caminho que traçamos”.

À frente da Autarquia desde 2004, Lea Praxedes revela as estratégias implantadas que fizeram com que o Ipsemc alcançasse esse destaque nacional.

“Embora o tenha encontrado em uma situação difícil, na época iniciei fazendo um diagnóstico da situação, e a partir daí elaborei um planejamento estratégico que traçou, de certa forma, um caminho longo e difícil em busca dessa conquista que, naquela época, era impossível. Gosto de ver a mudança para melhor, a quebra de velhos paradigmas e a adesão às regras de governança corporativa já experimentadas e vividas por várias organizações de sucesso”.

Cinco vezes – O Prêmio Boas Práticas em Gestão Previdenciária foi lançado em 2010 e, desde a primeira edição, o Ipsemc vem sendo premiado. Naquela ocasião, o Instituto alcançou o 5° lugar. Em 2011, ficou em 2º lugar; em 2012, novamente em 2° e, finalmente, em 2013, alcançou o 1° lugar. Este ano repetiu o feito, atingindo o primeiro lugar com a maior nota nacional.

De acordo com Lea, desde o primeiro ano o interesse em inscrever o Ipsemc já foi motivado pela forma como o trabalho vinha sendo conduzido. “Quando esse prêmio foi lançado em 2010, inscrevemos o Ipsemc porque já vínhamos conduzindo esta Autarquia dentro de um modelo baseado em Planejamento Estratégico, na busca incessante e exaustiva da excelência no serviço público”.

Liderança regional – Com a sequência de premiações, o Ipsemc ganha também uma projeção regional e nacional. Isso pode ser verificado pela presença de Lea Praxedes na Diretoria da Associação Brasileira de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ABIPEM), onde faz parte do Conselho Fiscal da entidade e na presidência Associação Paraibana de Regimes Próprios (ASPREVPB).

Além disso, a presidente também integra um Grupo de Trabalho do Ministério da Previdência Social (MPS), cuja missão é definir critérios de governança voltados à certificação e qualidade dos RPPS.

“Humildemente penso que somos, hoje, um modelo de gestão previdenciária não só regional como nacional. A repercussão fora do nosso Estado é realmente impressionante. Isso nos deixa felizes e emocionados porque jamais imaginávamos que tal fato pudesse ocorrer, pois desde o primeiro momento que inscrevemos o Ipsemc no referido prêmio não foi pensando em competir, mas em adaptá-lo ao que há de melhor em gestão previdenciária, já que acreditamos que o serviço público é para ser assim. O objetivo do trabalho é para que o município de Cabedelo e também a Paraíba se destaque, explicou Lea.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180