Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo comemora Dia Nacional da Consciência Negra com atividades e palestras
21/11/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Educação, comemorou ontem (20) o Dia Nacional da Consciência Negra. O evento, que aconteceu no Teatro Santa Catarina, teve por objetivo celebrar a data prevista por lei no calendário escolar e marcar a inserção do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares na cidade a partir de 2015.

A programação artística do evento foi composta por números de danças e músicas típicas das manifestações da cultura afro-brasileira. Capoeira, danças e rap foram apresentados por grupos de alunos das escolas da rede municipal. O evento contou também com a participação do grupo de percussão cabedelense Tambores do Forte.

A festividade foi marcada, também, por uma palestra do professor Élio Chaves Flores, representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (NEABI/UFPB). A conversa teve como tema central a inserção e o papel do negro na composição da sociedade brasileira e sua luta histórica contra os preconceitos. Em sua fala, o professor acentuou a importância do trabalho de base na educação fundamental para superação do preconceito racial.

O secretário de gabinete, Fábio Araújo, que representou o prefeito Leto Viana, lembrou o simbolismo da data na luta contra o racismo e parabenizou a Secretaria da Educação pela iniciativa.

“Parabenizamos essa ação importante da Secretaria de Educação, já sob a nova diretriz determinada pelo prefeito Leto Viana, que é voltarmos a direcionar a humanização da nossa cidade, valorizando o cidadão, principalmente os pertencentes às classes sociais menos favorecidas e que sofrem em virtude do preconceito. A administração está empenhada nesse processo de mudança e nada melhor do que isso vir da escola, dos jovens, das crianças e dos adolescentes, para que possamos ir mudando essa mentalidade aos poucos”.

A secretária da Educação, Clecy Alves, falou sobre a importância da data como momento de reconhecimento da influência negra nos vários aspectos da cultura brasileira e lembrou a obrigatoriedade da educação para com a consciência negra e, sobretudo, como instrumento de combate ao preconceito.

“Cabedelo, com essa comemoração do Dia da Consciência Negra, além de marcar a data, vem também lembrar os aditivos acrescentados à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, artigos que vão justamente determinar e orientar como devemos tratar a questão da consciência negra nas escolas”.

Consciência na escola – A secretária Clecy Alves aproveitou a oportunidade para anunciar a implantação do estudo das questões étnico-raciais no currículo escolar do ensino básico ano que vem. “Já traçamos as diretrizes que hoje estão em tramitação na Câmara de Vereadores e estamos promovendo formação de supervisores e, posteriormente, de professores para que venhamos a trabalhar de fato a consciência negra nas nossas escolas, já a partir do ano que vem. É preciso ressaltar que além de cumprir a lei, Cabedelo tem pessoas comprometidas com a causa”.

O vereador Marcio Bezerra (PP), autor de requerimento que pede a adoção do ensino afro-indígena nas escolas do município, destacou o trabalho feito em Cabedelo quanto à questão social e racial.

“Essa data vem coroar algumas conquistas que a população negra tem buscado, mesmo em causas polêmicas como as cotas raciais e a geração de emprego e renda direcionada para populações esquecidas. Entendo que em nossa cidade os poderes legislativo e executivo têm buscado alternativas para conseguirmos o que é de direito para todos nós de forma igual. É uma data específica da consciência negra, mas é uma data para alavancarmos esforços em prol de tudo que é resguardado em nossa Constituição Federal, para que se faça valer nossos direitos”.

Artigo 26 - Estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Veja galeria de fotos. 

Dia da Consciência Negra - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519 de 2011. O texto prevê a comemoração anual, em 20 de novembro, e lembra a data de falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrido em 1695. A data entrou para o calendário oficial de comemorações no país sem obrigatoriedade do feriado.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180