Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Creche de Cabedelo é contemplada com Prêmio Nacional de Educação
28/11/2014 - Secretaria de Educação




A Creche Pequeno Príncipe, localizada no Centro de Cabedelo, está entre as escolas vencedoras da 8º edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O prêmio é referente ao projeto “Jogos Corporais na educação infantil: preenchendo o espaço com movimentos criativos”, desenvolvido pelo professor Maurício Barbosa de Lima nas aulas de arte-educação. A iniciativa ficou em 1º lugar no Nordeste.

A experiência pedagógica está entre os 39 ganhadores desta edição, dentre outros 6.808 projetos inscritos por educadores de 824 municípios, representando 18 estados e o Distrito Federal. O projeto concorreu na categoria Temas Livres – subcategoria Educação Infantil. O Resultado foi publicado na última terça (25), no Diário Oficial da União. A creche cabedelense aparece entre os vencedores, ao lado de representantes de estados como Tocantins, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A entrega do prêmio ocorrerá em Seminário que acontece em São Paulo, entre os dias 07 e 11 de dezembro, e o resultado com a colocação final de cada vencedor, por categoria, acontece dia 11. A premiação a que a escola tem direito consta de placa comemorativa. Já o professor, terá direito a troféu e certificado, além da quantia de R$ 6 mil. Caso ocupe a primeira colocação na subcategoria a que concorre, terá ainda um prêmio extra de R$ 5 mil.

“O prêmio é tão importante para a creche quanto para o município, porque ele é resultado da avaliação de experts na educação infantil. Nós figurarmos em primeiro no Nordeste, é muito gratificante. Com isso, ganha a creche e o município. O professor é reconhecido, a creche é reconhecida e o município é reconhecido e revela que estamos no caminho certo da educação infantil”, acentua a gestora da creche, Suzana Maria da Silva.

O projeto premiado – O projeto elaborado pelo professor Maurício é uma experiência pedagógica voltada para ensino infantil, com base na proposta dos Jogos Corporais, desenvolvida pela pesquisadora brasileira Angel Viana. O objetivo do trabalho é a exploração dos movimentos corporais enquanto a criança brinca, e tem como estratégia a utilização dos movimentos e do espaço, de forma lúdica, no processo de aprendizado e criação.

A coordenadora pedagógica da Creche Pequeno Príncipe, Lucyenne Elisiário Pessoa, explicou a importância do projeto e da premiação para o reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade de ensino.

“A pessoas entendem a educação infantil em creche apenas como sinônimo de cuidar. Na verdade, ela é um espaço educativo, principalmente aqui no município de Cabedelo, em que a Secretaria de Educação faz com que o cuidar e o educar sejam indissociáveis. Esse reconhecimento, principalmente em creche, faz com que as pessoas vejam o quanto é importante a criança estar nesse espaço. Ela não vem pra cá apenas para comer, dormir ou brincar mas, principalmente, para aprender. O prêmio serve, também, para valorizar o trabalho da creche, em que se destacam atividades como a do professor Maurício, que é um pesquisador, que estuda e pesquisa para propor atividades diferenciadas”.

A creche – A creche Pequeno Príncipe é fruto de convênio entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e atende crianças de 02 a 04 anos. O corpo profissional é composto por professoras, arte-educador, educador físico, gestor, coordenação pedagógica e pessoal de apoio administrativo, perfazendo um total de 32 servidores.

O atendimento na unidade, de acordo com a coordenadora Lucyenne, é diferenciado justamente por poder manter a comunidade bem mais próxima, com a presença mais atuante dos pais. Atualmente, a creche atende 61 crianças e a lista de reservas já conta com, aproximadamente, 100 inscritos para apenas 20 vagas disponíveis.

Professores do Brasil – O prêmio é uma promoção do MEC, através da Secretaria de Educação Básica e instituições parceiras e foi instituído em 2005. Ele tem por objetivo reconhecer o mérito de professores da rede pública de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas, criativas e inovadoras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica. Entre seus objetivos está o de dar visibilidade às experiências desenvolvidas pelos professores e que sejam passíveis de serem reproduzidas por outros professores e sistemas de ensino.
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180