Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo se prepara para Semana de Combate à Dengue e ao Chicungunya
28/11/2014 - Secretaria de Saúde

Foto da Internet


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria da Saúde (Sescab), realiza, no período de 01 a 05 de dezembro, a Semana de Intensificação do Combate à Dengue e ao Chicungunya no município. Coordenada pela Vigilância em Saúde, a iniciativa une esforços à Campanha Nacional de Combate à Dengue e ao Chicungunya, do Ministério da Saúde (MS), que teve início em 15 de novembro e segue até o dia o próximo dia 06.  

Sob o slogan “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, a Sescab conclama os gestores de todas as pastas executivas do município a realizarem uma intensa mobilização da população cabedelense e mutirões de limpeza urbana, alertando os profissionais da área ao diagnóstico correto das doenças.

A campanha tem dois focos principais: conscientizar a população quanto à possibilidade do aparecimento do Chicungunya, uma doença com sintomas semelhantes à Dengue e que é transmitido pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti; e alertar sobre a responsabilidade de cada cidadão e de cada família em ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor.

“O trabalho de conscientização aliado à integração de ações por parte dos vários setores de governo municipal, buscando uma atitude colaborativa da população, ainda é o caminho mais curto para o efetivo combate à Dengue e, agora, ao Chicungunya”, esclarece Elisete Pimentel, gestora de Vigilância em Saúde de Cabedelo.

Como cerca de 80% dos criadouros dos mosquitos estão nas residências, o papel de cada família para verificar e eliminar possíveis locais que acumulam água será reforçado no dia D da Campanha que, em Cabedelo, será na sexta-feira (05).

Ao longo da semana, estão previstas reuniões setoriais dos vários órgãos de controle afins. A equipe de trabalho em ações de campo prevê a utilização de 37 profissionais efetivos, sendo 31 Agentes de Controle de Endemias (ACE), 05 Supervisores de campo, 01 Supervisor geral, 01 Apoiador matricial da SES/PB, além de vários outros servidores da Educação, Ação Social, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Comunicação.

Ações - Várias ações integradas com outras secretarias serão concentradas na sexta-feira (05), Dia D da campanha, em 05 pontos estratégicos do município. – 
- Setor 01 – CIDADE: Praça Duque de Caxias (Centro) e Mercado Público de Cabedelo; 
- Setor 02 – INTERMARES: Praia e imediações da Av. Mar Vermelho, até a BR 230; 
- Setor 03 – JACARÉ: Área de bares e restaurantes; 04 - RENASCER: BR 230 imediações da Passarela; 05 – POÇO: imediações do Badionaldo.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180