Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo se prepara para Semana de Combate à Dengue e ao Chicungunya
28/11/2014 - Secretaria de Saúde

Foto da Internet


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria da Saúde (Sescab), realiza, no período de 01 a 05 de dezembro, a Semana de Intensificação do Combate à Dengue e ao Chicungunya no município. Coordenada pela Vigilância em Saúde, a iniciativa une esforços à Campanha Nacional de Combate à Dengue e ao Chicungunya, do Ministério da Saúde (MS), que teve início em 15 de novembro e segue até o dia o próximo dia 06.  

Sob o slogan “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, a Sescab conclama os gestores de todas as pastas executivas do município a realizarem uma intensa mobilização da população cabedelense e mutirões de limpeza urbana, alertando os profissionais da área ao diagnóstico correto das doenças.

A campanha tem dois focos principais: conscientizar a população quanto à possibilidade do aparecimento do Chicungunya, uma doença com sintomas semelhantes à Dengue e que é transmitido pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti; e alertar sobre a responsabilidade de cada cidadão e de cada família em ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor.

“O trabalho de conscientização aliado à integração de ações por parte dos vários setores de governo municipal, buscando uma atitude colaborativa da população, ainda é o caminho mais curto para o efetivo combate à Dengue e, agora, ao Chicungunya”, esclarece Elisete Pimentel, gestora de Vigilância em Saúde de Cabedelo.

Como cerca de 80% dos criadouros dos mosquitos estão nas residências, o papel de cada família para verificar e eliminar possíveis locais que acumulam água será reforçado no dia D da Campanha que, em Cabedelo, será na sexta-feira (05).

Ao longo da semana, estão previstas reuniões setoriais dos vários órgãos de controle afins. A equipe de trabalho em ações de campo prevê a utilização de 37 profissionais efetivos, sendo 31 Agentes de Controle de Endemias (ACE), 05 Supervisores de campo, 01 Supervisor geral, 01 Apoiador matricial da SES/PB, além de vários outros servidores da Educação, Ação Social, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Comunicação.

Ações - Várias ações integradas com outras secretarias serão concentradas na sexta-feira (05), Dia D da campanha, em 05 pontos estratégicos do município. – 
- Setor 01 – CIDADE: Praça Duque de Caxias (Centro) e Mercado Público de Cabedelo; 
- Setor 02 – INTERMARES: Praia e imediações da Av. Mar Vermelho, até a BR 230; 
- Setor 03 – JACARÉ: Área de bares e restaurantes; 04 - RENASCER: BR 230 imediações da Passarela; 05 – POÇO: imediações do Badionaldo.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180