Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Procon de Cabedelo reúne donos de farmácias para discutir plantão noturno
3/12/2014 - PROCON Municipal

Michael Sampaio



A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo realizou, nesta terça-feira (02), uma reunião com representantes das farmácias que atuam na cidade para discutir a escala de plantão noturno dos estabelecimentos.

Além dos representantes do Procon, o encontro contou com a presença do Major Pablo, comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar em Cabedelo e de proprietários e representantes de nove farmácias.

A reunião foi motivada pelo requerimento do vereador Marcio Bezerra (PP), líder do governo na Câmara Municipal, que cobra o cumprimento do que prevê a Lei Orgânica do Município de 1990 em relação aos plantões do comércio farmacêutico. O Artigo 243 da Lei obriga que as farmácias em atividade no município mantenham plantão para atendimento ao público, em sistema de rodízio, após o horário normal de funcionamento.

Durante a reunião, os representantes das farmácias expuseram os principais entraves para o cumprimento da determinação. Dentre eles, destacaram as limitações legais impostas pelos órgãos que controlam o setor, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Estadual de Vigilancia Sanitária (Agevisa) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF). Além disso, os empresários apontaram problemas relativos à segurança pública e aos custos com o prolongamento das horas de atendimento para manutenção de farmacêutico, adicional noturno e horas extras para funcionários, além do transporte de pessoal após a jornada de trabalho.

Um novo encontro deve acontecer em fevereiro com representantes dos órgãos fiscalizadores do setor, para que haja o encaminhamento de propostas que permitam a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando disciplinar a questão. Antecipando-se, a Farmácia Pague Menos, localizada no bairro de Intermares, anunciou a disposição de permanecer de portas abertas até às 23h40 durante os meses de dezembro e janeiro. 
 
“Nossa expectativa é que, os entraves apontados sejam estudados e analisados de forma a trazer soluções já na próxima reunião. E que os empresários à frente das farmácias encaminhem propostas que não entrem em conflito com as diretrizes dos órgãos que regulamentam  e fiscalizam o setor para composição do TAC e, assim, a Lei possa ser comprida, sem prejuízos à população e aos donos de farmácias”, destacou o secretário geral do Procon de Cabedelo, Francinaldo de Oliveira.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180