Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo realiza Dia D de campanha contra a Dengue e Chicungunya nesta sexta-feira
4/12/2014 - Secretaria de Saúde

Thiago Pantera


A Secretaria Municipal da Saúde de Cabedelo (Sescab) realiza, na próxima sexta-feira (05), o Dia D da campanha de combate à Dengue e à Febre Chicungunya. A atividade faz parte da Semana de Intensificação de Combate às doenças, promovida desde a última segunda-feira (01) na cidade, e irá acontecer em diversos pontos da cidade.

Sob o slogam: “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”, a Campanha vem, durante toda a semana, ampliando o nível de conscientização da população sobre o adequado manejo do lixo e a limpeza de ambientes domésticos, evitando a proliferação do mosquito.

Na sexta-feira (05), a Prefeitura realizará um grande mutirão de limpeza em áreas historicamente mais afetadas ou onde existam pontos críticos da presença dos mosquitos transmissores das doenças. A Sescab conclama, ainda, para que todos os cabedelenses facilitem o acesso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Controle de Endemias (ACE) às suas residências.

“São considerados pontos críticos para a proliferação dos mosquitos, principalmente, borracharias ou depósitos de pneus usados, os quais serão visitados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte, mantendo a higienização de suas casas e prédios”, destaca Elisete Pimentel, gestora de Vigilância em Saúde de Cabedelo.

Este ano, Cabedelo registrou apenas 26 ocorrências de Dengue.

Ações - Várias ações integradas com outras secretarias serão concentradas na sexta-feira (05), Dia D da campanha, em 05 pontos estratégicos do município.

- Setor 01 – CIDADE: Praça Duque de Caxias (Centro) e Mercado Público de Cabedelo; 
- Setor 02 – INTERMARES: Praia e imediações da Av. Mar Vermelho, até a BR 230; 
- Setor 03 – JACARÉ: Área de bares e restaurantes; 
- Setor 04 - RENASCER: BR 230 imediações da Passarela; 
- Setor 05 – POÇO: imediações do Badionaldo. 

Febre Chicungunya - Nessa mobilização, a novidade fica por conta do combate à Febre Chicungunya, transmitida através do mosquito Aedes albopictus, semelhante ao Aedes aegypti, responsável pela Dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já conta com 1.364 casos da doença.Com sintomas e meios de transmissão semelhantes aos da Dengue, a Chicungunyarequer as mesmas medidas de controle, principalmente, no combate ao mosquito transmissor.

O Aedes aegypti e o albopictus depositam seus ovos em superfícies úmidas que podem ficar ali por até 12 meses, aguardando uma pequena chuva para se desenvolverem.

A Febre Chicungunya, como a Dengue, oferece maior risco aos idosos e crianças. Os indícios das doenças são parecidos: febre, dor nas articulações, dor nas costas e dor de cabeça. Podem aparecer, ainda, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos e dor muscular. São sintomas considerados graves e muitas vezes debilitantes, que diferem dos da Dengue pela intensa dor e inchaço das articulações de mãos e pés.

Em caso de suspeita da febre, a Vigilância em Saúde recomenda procurar imediatamente um hospital ou clínica de saúde mais próxima. Um simples exame de sangue dará o diagnóstico preciso.

Combate aos mosquitos - São medidas eficientes no combate aos mosquitos transmissores da Dengue e do Chicungunya: Evitar acúmulo de água: jogando fora pneus velhos, virando garrafas com a boca para baixo, drenando poças d’água no quintal, lavando as vasilhas de água de bichos de estimação, e fechando a tampas de caixas d’água e cisternas. O lixo também requer atenção. Uma simples casca de ovo ou tampinha de garrafa deixada para trás pode servir de criadouro do mosquito.

Aos proprietários de residências de veraneio, ou que estejam desabitadas, a Prefeitura convida-os a providenciarem a limpeza de terrenos e ralos de pias e de banheiros que não estejam em uso. As calhas entupidas também podem ser grandes criadouros dos mosquitos transmissores, requerendo limpeza.

Secom - Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180