Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Centro de Artes de Cabedelo realiza I Mostra de Arte e Cultura
5/12/2014 - Secretaria de Educação



A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Centro de Artes e Cultura Escolar da cidade, realizou, na última quarta-feira (03), a I Mostra de Arte e Cultura do Município. O evento, que aconteceu no Teatro Santa Catarina, contou com diversas apresentações das mais variadas manifestações artísticas.

Quem compareceu à Mostra pôde apreciar a arte de uma forma diversificada. Desde o início das apresentações com as artes visuais até o desfecho do evento com a dança popular, o regionalismo e a cultura popular estiveram presentes. Foram realizadas apresentações das modalidades trabalhadas, como resultado de ações realizadas durante todo o ano letivo no Centro de Arte e Cultura Escolar.

“A arte não exerce um papel complementar na educação, ela promove a educação, contribui na formação da personalidade, estimula a inteligência e auxilia no preparo para a vida em sociedade, sem se preocupar exclusivamente com a formação de artistas. Os alunos não necessitam apenas aprender as disciplinas obrigatórias, se faz necessário viver a arte para compreendermos o mundo como um todo. E aqui, a comunidade escolar cabedelense tem a oportunidade de frequentar um centro especializado em artes com pessoas que gostam, conhecem e tem vontade de ensinar”, destacou Neroaldo Pontes, assessor especial da Secretaria de Educação.

Em 2014, o Centro de Artes de Cabedelo, que antes atendia apenas à Rede Municipal de Ensino, foi aberto a toda comunidade, independente de faixa etária, proporcionando a realização da Mostra na forma como foi feita, já que antes o evento era voltado apenas às escolas.

“Nós fazemos um balanço bastante positivo desse trabalho. Além de desenvolver os trabalhos artísticos, a partir do momento que nossos alunos estão no Centro de Artes, eles estão num ambiente que favorece o aprendizado com uma assistência adequada, e não nas ruas”, comenta Marileide Lourenço, coordenadora do Centro de Artes e Cultura Escolar.

Thiago Ramalho, aluno de artes visuais, já sente a influência da arte em sua vida. “Faz alguns meses que estou frequentando o Centro de Artes, mas já estou tendo um olhar artístico melhor do que antes. Já consigo, só de olhar, passar para o papel ou através de uma inspiração fazer uma reprodução. O bacana das artes visuais é essa liberdade que a gente tem de sentir a energia para, depois, poder expressar. Além disso, a gente encara como mais uma responsabilidade: quando a gente tem um trabalho para entregar, tem que dar conta, e a gente consegue ter mais experiências e responsabilidades, e acaba levando isso para casa e para o ambiente escolar.”

O Centro de Artes e Cultura escolar realiza oficinas com artes visuais, violão, violino, teatro, flauta, técnica vocal - canto, dança do ventre e dança popular, está aberto à comunidade escolar, independente da faixa etária, bem como a toda comunidade cabedelense.
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180