Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Educação de Cabedelo realiza seminário de encerramento do PNAIC/2014
9/12/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) realizou o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento aconteceu na Escola Paulino Siqueira, em Camalaú, e marcou o encerramento das ações realizadas durante o ano, pelos professores da rede municipal, então participantes do programa.

Através da exposição das experiências pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e apresentações artísticas dos alunos, as escolas municipais que receberam o PNAIC, fizeram uma mostra das atividades nas disciplinas de português e matemática, áreas de foco da capacitação. Houve, também, a distribuição dos certificados para os professores participantes da capacitação. Neste segundo ano de participação, Cabedelo contou com 76 turmas de alfabetização no programa.

As ações do Pnaic em Cabedelo tiveram início em março de 2013. Toda a ação do programa é conduzida pelos princípios da formação continuada dos educadores dos 03 primeiros anos da educação fundamental, período de formação que coincide com o objetivo do programa, que é compatibilizar a idade ideal de alfabetização com a série adequada, eliminando, assim, a distorção idade/série.

“A palavra que trago é de entusiasmo e incentivo a todo trabalho que vem sendo feito. Esse evento é a comprovação de um processo, de um percurso e não do improviso de última hora. Aqui se mostra os frutos de um trabalho executado ao longo de todo o ano nas salas de aula. E tudo isso tem um foco: os alunos que, através do Pacto, têm acesso a uma formação completa e voltada para cidadania.

O apoio que se dá a educação e, em particular, ao PNAIC, nessa administração, mostra uma sensibilidade e uma atenção que levam à qualidade e ao sucesso do programa”, declarou o professor Neroaldo Pontes, assessor especial da Seduc, e que, na ocasião, representou o prefeito Leto Viana.

A secretária de Educação, Clecy Alves, falou dos avanços que o PNAIC trouxe para a educação do município.

“O programa é importante, sobretudo no sentido de melhorar os índices em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo. Nesses dois anos, nós verificamos através das ações práticas na sala de aula como as crianças vêm se desenvolvendo e como o Ideb melhorou significativamente. Isso é muito gratificante, graças ao empenho dos orientadores, das coordenadoras, dos professores e da disposição dos alunos em aprender.

Acreditamos que esse avanço vai além do que se está presenciando nessa mostra. E nós, da Seduc, estamos sempre dispostos a aumentar esse empenho para que mais ações sejam concretizadas”.

O PNAID é coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e agrega professores de mais duas universidades públicas do estado – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – que atuam, em primeiro plano, como formadores dos orientadores de estudo que são responsáveis pela capacitação no município.

Para a coordenadora do PNAIC/UFPB, Evangelina Maria Brito de Farias, o empenho da cidade de Cabedelo no cumprimento da pactuação foi importante para que o trabalho obtivesse êxito.

“O pacto funciona com base na ajuda, no empenho de todos. Não adianta a universidade tentar fazer um bom trabalho se a aplicação não chega à base, tudo morre no meio do caminho. Esse seminário dá uma gratificação especial, por ver que todo esforço empreendido conseguiu atingir o objetivo, que é chegar ao aluno. E esse fechamento condiz com o que o programa foi pensado, fazer com que esse aluno tenha prazer em aprender. Queremos aqui deixar nosso agradecimento pelo envolvimento da Secretaria de Educação de Cabedelo, pois temos a comprovação que esse trabalho flui e chega ao seu destino final”.

Formação continuada – O PNAIC em Cabedelo é coordenado pela professora Selma Gomes Ferreira e tem como orientadoras de estudo as professoras Maria da Gloria Silva, para os 1° anos; Kelly Cristina, para os 2º anos e Edna Maria Pereira, para os 3º anos. A equipe é responsável pela formação continuada dos professores durante o ano em encontros mensais, aos sábados, totalizando 120 horas ao ano.

Nos encontros, são estudados e discutidos os temas constantes do material didático do programa para que os professores apliquem em suas salas de aula. Cada professor participante tem direito a uma bolsa de incentivo, no valor de R$ 200 mensais.

“Quando se iniciou as turmas em Cabedelo, nós entrávamos em salas onde o certo era terem crianças de 08 anos, e encontrávamos alunos de 10, 11 anos. O programa veio para eliminar essa distorção. A avaliação do PNAIC em Cabedelo foi uma vitória. Vemos modificações na aprendizagem, temos dados que mostram como as crianças já melhoraram, pois esse não é um programa de conteúdo, é um programa de ação, de oficinas, e com essa sistemática estamos vendo a modificação, a transformação da alfabetização”, avaliou a professora Selma.

PNAIC – O pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados, do Distrito Federal e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade – ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180