Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Aluna da Escola Adolfo Maia é premiada por campanha de arrecadação de garrafas pets
10/12/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), premiou com um tablet a aluna Dayene Mirelle Lima, aluna do 9º ano da Escola Major Adolfo Pereira Maia, pela arrecadação de garrafas pet na escola, que foram utilizadas na ornamentação natalina da cidade.

A Campanha, que reuniu todas as escolas do município, foi realizada pela Prefeitura de Cabedelo durante os meses de outubro e novembro, e segue até o próximo dia 20. Ao todo, a Adolfo Maia arrecadou 165,400 Kg de material, enquanto a 2ª colocada, a Escola Rosa Figueiredo, conseguiu coletar 97,800 Kg de garrafas pets.

“Em seus conteúdos, a escola Adolfo Maia trabalha bastante visando a preservação do meio ambiente. A campanha foi uma forma de nós contemplarmos a teoria, mas sairmos da escola para o dia a dia. Por exemplo, eles tiveram que recolher o lixo, passavam em alguns locais e começaram a trazer esse material e eu tenho certeza de que cada garrafa que se trazia ajudava muito a questão ambiental. Quando é feito um trabalho onde você utiliza uma metodologia em que o aluno sai da sala de aula e vai  fazer aquilo que aprendeu, com certeza o aprendizado foi válido”, destacou o diretor da unidade, Carlos Isaias Vale de Souza.

O critério que levou Dayene a vencer a competição na escola foi a quantidades de unidades entregues durante a campanha.  De acordo com o diretor, a Adolfo Maia inverteu o processo de premiação, que previa a realização de sorteio entre os alunos participantes e incentivou a competição entre os estudantes, no sentido de premiar aquele que mostrasse mais empenho no recolhimento e na entrega das garrafas. A aluna vencedora atingiu a quantidade de 629 garrafas, enquanto o segundo lugar contribuiu para a campanha com 550 garrafas.

“Tudo começou meio de brincadeira. Soubemos da campanha através do diretor, que nos orientou como participar. Durante a competição fui tomando gosto. Aproveitamos para juntar o aprendizado com o trabalho prático, pois o professor de ciências estava desenvolvendo trabalhos assim. Enquanto a gente competia, também estava aprendendo sobre a consciência ambiental”, ressalta Dayene.

Para a secretária de Educação, Clecy Alves, o mais importante da Campanha foi a participação e a conscientização dos alunos.

“É muito importante observar o quanto os nossos alunos participaram, se dedicaram, sabendo que a reciclagem de um material descartável pode constituir outros materiais utilizáveis. É gratificante a gente passar pela estrada de Cabedelo e ver a ornamentação tão bonita, como há muito tempo não se fazia, e dizermos que os nossos alunos contribuíram. Ajudamos, assim, a melhorar o meio ambiente através da educação ambiental e contribuímos para conseguir um mundo melhor, mais participativo, mais limpo e com menos degradação”.

Empenho ambiental - A escola Adolfo Maia tem se destacado em Cabedelo  por suas práticas na educação ambiental. Recentemente, durante a II Semana Náutica da Paraíba, a unidade teve uma de suas turmas escolhidas para participar do projeto “Sudema é todo dia na escola”.

O trabalho constou de aulas teóricas com temáticas relativas ao meio ambiente e o trabalho de gestão de resíduos sólidos, com a equipe de educação ambiental da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema). O projeto culminou com a coleta de lixo marinho na praia de Formosa, no último dia 03. Pela participação no projeto, a escola é também cotada para se tornar um "ecoponto" no município.
 
Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180