Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Aluna da Escola Adolfo Maia é premiada por campanha de arrecadação de garrafas pets
10/12/2014 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), premiou com um tablet a aluna Dayene Mirelle Lima, aluna do 9º ano da Escola Major Adolfo Pereira Maia, pela arrecadação de garrafas pet na escola, que foram utilizadas na ornamentação natalina da cidade.

A Campanha, que reuniu todas as escolas do município, foi realizada pela Prefeitura de Cabedelo durante os meses de outubro e novembro, e segue até o próximo dia 20. Ao todo, a Adolfo Maia arrecadou 165,400 Kg de material, enquanto a 2ª colocada, a Escola Rosa Figueiredo, conseguiu coletar 97,800 Kg de garrafas pets.

“Em seus conteúdos, a escola Adolfo Maia trabalha bastante visando a preservação do meio ambiente. A campanha foi uma forma de nós contemplarmos a teoria, mas sairmos da escola para o dia a dia. Por exemplo, eles tiveram que recolher o lixo, passavam em alguns locais e começaram a trazer esse material e eu tenho certeza de que cada garrafa que se trazia ajudava muito a questão ambiental. Quando é feito um trabalho onde você utiliza uma metodologia em que o aluno sai da sala de aula e vai  fazer aquilo que aprendeu, com certeza o aprendizado foi válido”, destacou o diretor da unidade, Carlos Isaias Vale de Souza.

O critério que levou Dayene a vencer a competição na escola foi a quantidades de unidades entregues durante a campanha.  De acordo com o diretor, a Adolfo Maia inverteu o processo de premiação, que previa a realização de sorteio entre os alunos participantes e incentivou a competição entre os estudantes, no sentido de premiar aquele que mostrasse mais empenho no recolhimento e na entrega das garrafas. A aluna vencedora atingiu a quantidade de 629 garrafas, enquanto o segundo lugar contribuiu para a campanha com 550 garrafas.

“Tudo começou meio de brincadeira. Soubemos da campanha através do diretor, que nos orientou como participar. Durante a competição fui tomando gosto. Aproveitamos para juntar o aprendizado com o trabalho prático, pois o professor de ciências estava desenvolvendo trabalhos assim. Enquanto a gente competia, também estava aprendendo sobre a consciência ambiental”, ressalta Dayene.

Para a secretária de Educação, Clecy Alves, o mais importante da Campanha foi a participação e a conscientização dos alunos.

“É muito importante observar o quanto os nossos alunos participaram, se dedicaram, sabendo que a reciclagem de um material descartável pode constituir outros materiais utilizáveis. É gratificante a gente passar pela estrada de Cabedelo e ver a ornamentação tão bonita, como há muito tempo não se fazia, e dizermos que os nossos alunos contribuíram. Ajudamos, assim, a melhorar o meio ambiente através da educação ambiental e contribuímos para conseguir um mundo melhor, mais participativo, mais limpo e com menos degradação”.

Empenho ambiental - A escola Adolfo Maia tem se destacado em Cabedelo  por suas práticas na educação ambiental. Recentemente, durante a II Semana Náutica da Paraíba, a unidade teve uma de suas turmas escolhidas para participar do projeto “Sudema é todo dia na escola”.

O trabalho constou de aulas teóricas com temáticas relativas ao meio ambiente e o trabalho de gestão de resíduos sólidos, com a equipe de educação ambiental da Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema). O projeto culminou com a coleta de lixo marinho na praia de Formosa, no último dia 03. Pela participação no projeto, a escola é também cotada para se tornar um "ecoponto" no município.
 
Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180