Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Natal de Cabedelo terá cores e corais durante dez dias de programação
16/12/2014 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


Uma proposta inovadora com estrutura de montagem e programação nunca vista antes. Assim será o Natal de Cores e Corais realizado pela Prefeitura de Cabedelo através das Secretarias de Cultura (Secul), Saúde, Mobilidade Urbana (Semob), Ação e Inclusão Social (Semais) e Comunicação (Secom). As festividades, com duração de dez dias, começam já nesta sexta-feira (19) e seguem até o dia 28, com a expectativa de alcançar mais de 15 mil espectadores. 

A programação festiva foi pensada para atrair a família cabedelense para a Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, local das apresentações. 

“A Prefeitura vem pensando nessa festa há meses, buscando levar a magia e o encanto do Natal a nossa população. Tudo está sendo preparado com muito zelo e carinho, e esperamos que os cabedelenses prestigiem essa festa, que é tão linda e cheia de significados”, destacou a primeira-dama Jacqueline Monteiro, que participou de perto de toda a organização do evento. 

Durante os dez dias de festividades, diversos e diferentes corais religiosos se apresentarão a partir das 18h00, na Praça Getúlio Vargas. A presença desses corais, aliás, justifica o tema escolhido pela organização para as festividades deste ano. 

“O tema Natal de Cores e Corais foi o escolhido por simbolizar o encanto do Natal, que é sempre repleto de cores, luzes e brilho, e também a beleza dos diversos grupos de corais que irão se apresentar durante as festividades, conferindo ainda mais emoção à época. Remete também à beleza dos corais marinhos, tão presentes em nosso litoral e que tão bem representam alegria e vida”, explica o secretário de Comunicação, Fabrício Magno. 

Após esse período de louvor, entre as 19h00 e 22h00, será a vez das apresentações culturais. Nos dias 19 e 20, sobe ao palco o Balé Municipal Infantil– que faz história na cidade há mais de 20 anos. Nos dias 27 e 28, será a vez do Balé Juvenil, sempre às 20h00. As apresentações culturais ficarão por conta da Lapinha – infantil e da terceira idade; Nau Catarineta masculina e feminina; Tambores do Forte; Boi Formoso; cantores locais; grupo de dança da Inclusão; e o Natal Sanfonado de Pernambuco. 

Todas as manifestações culturais serão realizadas em uma grande lona de circo a ser montada na Praça, com capacidade para abrigar 500 pessoas sentadas. 

Nos dias 24 e 25 crianças e jovens de Cabedelo encenarão, muitos pela primeira vez, o Auto de Natal em homenagem ao dramaturgo Altimar Pimentel, autor do texto escolhido. 

O encerramento das festividades, durante todos os dias da programação, será feito por artistas cabedelenses, como forma de valorizar ainda mais os talentos da terra.  

A Praça Getúlio Vargas já está devidamente preparada para receber a população e garantir a segurança e o conforto de quem for conferir a programação. A Prefeitura preparou um esquema que conta com agentes de trânsito, guardas municipais e ambulâncias para atenderem qualquer eventualidade. 

No dia 24, noite de Natal, a Prefeitura também preparou uma grande festa no bairro do Renascer, que contará com shows das bandas Pegada Mix e Swing dos Playboys, a partir das 22h00. 

“A escolha da programação começou com a ideia do nome para esse evento: ‘Natal de cores e corais’. Nós precisávamos trazer para a cidade cores, e além dessas cores, que é possível ver nas árvores e decorações, traríamos os corais entrando na questão cultural de Cabedelo. Tudo foi pensado com muito carinho, a começar da preocupação com o meio ambiente até o que poderíamos trazer de melhor para população em termos de apresentação, valorizando sempre a cultura local”, declarou Walmarques Júnior, secretário de Cultura do município.

Decoração Natalina - A cidade de Cabedelo recebeu, para este Natal, uma decoração sustentável. Foram instaladas 17 árvores de Natal montadas com mais de 50 mil garrafas pets. Parte da ornamentação foi desenvolvida por um grupo de artesãos cabedelenses, sob a coordenação da artesã Diana Oliveira, a mesma que realizou a decoração de "Um Marzão de Forró" durante o São João na cidade. Na fase artesanal foram utilizadas, aproximadamente, 10 mil garrafas pet, provenientes de uma campanha promovida pela Semapa junto às escolas e à comunidade, para viabilizar a realização do projeto pioneiro.

Os artesãos participaram de oficinas de capacitação, promovidas pela Semais durante este ano, para a produção desse material. A decoração artesanal será direcionada à ornamentação da Praça Getúlio Vargas, localizada no Centro da cidade. No local, se concentrarão as atividades artísticas e culturais do “Natal de cores e corais”, bem como outras atividades do fim de ano.

Na Praça Getúlio Vargas, foram montados uma vila de Papai Noel e um presépio. Também será instalada uma grande lona de circo, que abrigará todas as apresentações natalinas. O grupo responsável pela ornamentação também produziu guirlandas que decoram postes de parte do percurso da BR-230, do Centro da cidade e da orla de Intermares.

“Essa decoração é uma das mais lindas que Cabedelo já recebeu, e além de valorizar as coisas simples, sem perder a beleza, valoriza também os artistas e trabalhadores locais, conferindo personalidade e originalidade a cada peça produzida. Tenho certeza que todos que moram em Cabedelo nunca viram um Natal tão cheio de luz, alegria, cores e responsabilidade como esse que está por vir”, finaliza Walmarques.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180