Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Apresentações do Auto de Natal encantam público do Natal de Cores e Corais
27/12/2014 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



A história do nascimento de Cristo contada através do texto do dramaturgo Altimar Pimentel. Foi assim que o público presente no Natal de Cores e Corais de Cabedelo pode reviver a história sagrada em três dias de emoção e encantamento. Nos dias 24, 25 e 26, o Natal conta Natal foi apresentado na Praça Getúlio Vargas e prestigiado por milhares de pessoas. O Auto de Natal fez parte da programação do Natal preparado pela Prefeitura de Cabedelo, que começou no último dia 19 e segue até amanhã (28). 

A encenação teatral Natal conta Natal tem direção de Alessandro Tcche e é baseada nos evangelhos cristãos, que reproduziram, além do nascimento de Cristo, passagens bíblicas como a "anunciação do anjo Gabriel", o "relacionamento entre Maria e Isabel", a "visita dos Reis Magos" e a "revolta de Herodes". 

Foram três noites de exibições que lotaram o circo natalino montado na Praça principal da cidade e também encheu de orgulho o sentimento dos cabedelenses. A empolgação das pessoas com o espetáculo foi tão grande que a terceira apresentação só existiu porque foi requisitada pelos próprios espectadores ao elenco da peça.  

O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, acompanhado da primeira-dama, vereadora Jaqueline Monteiro, esteve presente em duas apresentações e ressaltou a importância da iniciativa teatral.

"Nos dias que simbolizam o Natal, nada melhor que acompanhar um espetáculo que retrata o nascimento de Cristo, dentro da programação de um evento que prestigia as famílias cabedelenses. Está de parabéns a Secretaria de Cultura e todos os envolvidos pela organização de mais um evento promovido pela Prefeitura", afirmou o prefeito.

Jaqueline, por sua vez, destacou o fato de o espetáculo ser genuinamente cabedelense. "Eu estou muito feliz de poder assistir uma peça com atores de Cabedelo, com um texto do nosso saudoso Altimar Pimentel dirigido por Alessandro Tcche, e ainda sendo prestigiado por milhares de cabedelenses".

Assim como o prefeito e a primeira-dama, quem também esteve presente em quase todas as noites do evento, como espectadora, foi Cleide Rocha Pimentel, viúva de Altimar. Após todas as atividades desenvolvidas pela Prefeitura ao longo do Ano Cultural Altimar Pimentel, Cleide destacou o Auto de Natal como a coroação de todo o projeto.

"Eu e toda família de Altimar estamos muito felizes. Nós vimos muito amor, muita dedicação ali naquele palco. Me surpreendeu a forma com que eles tratam o teatro. Esse espetáculo natalino teve um nível profissional muito bem trabalhado e com pouco tempo de ensaio. Se Altimar estivesse fisicamente presente não conseguiria segurar as lágrimas, tentaria abraçar a todos de uma vez e diria um muito obrigado. Aqui no Natal de Cores e Corais, todos os espetáculos estão formidáveis e, com certeza, tudo isso está servindo de exemplo a muitas pessoas que nunca viram uma festa ser produzida como foi nesse ano".

O secretário de Cultura do Município, Walmarques Júnior, que, além de todo o trabalho de produção, trabalhou como ator no espetáculo, explanou sobre as características que foram marcantes na encenação. 

"Interpretando, foi a primeira vez que trabalhei com um texto de Altimar. Trouxemos esse trabalho para que o cabedelense pudesse conhecer a sensibilidade do autor. E, para mim, foi uma emoção muito grande trabalhar em uma obra religiosa com uma visão tão regional. Só fizemos uma adaptação com relação aos narradores da história, que no texto original eram boiadeiros e nós colocamos pescadores, pois contextualizavam melhor os costumes locais. O foco principal do nosso trabalho foi oferecer oportunidades pra o surgimento de novos talentos e incentivar mais ainda a cultura do teatro na nossa cidade". 

Novos Talentos – O elenco do Auto Natal conta Natal é formado, em sua essência, por jovens talentos de Cabedelo, incentivados por nomes conhecidos do meio teatral como Alessandro Tcche, Isaque Lima, Magno Carvalho e o próprio Walmarques Júnior.  

A maioria do elenco nunca havia tido contato com o teatro, a exemplo da adolescente Mayrys Guimarães, que interpretou de maneira brilhante Maria, mãe de Jesus, em sua juventude. 

"Para mim foi uma experiência muito gratificante, pelo fato de ser a primeira  vez e ainda interpretar uma personagem tão importante que é a mãe de Jesus. Pretendo continuar na carreira de atriz, se Deus quiser e se aparecerem outras oportunidades. Que o nosso trabalho sirva para exaltar ainda mais o nome de Jesus e que sirva de inspiração para que os jovens busquem mais a Deus", ressaltou.

Alguns atores mirins foram descobertos nos trabalhos realizados nas escolas municipais durante o ano cultural Altimar Pimentel. É o caso do adolescente Cris Jonys, que interpretou um pescador narrador e dono da hospedaria no Auto de Cabedelo. "Foi uma honra participar de um evento tão maravilhoso e poder receber ensinamentos de outros atores de Cabedelo mais experientes. Foi muito gratificante e todo o elenco está de parabéns", afirmou.

A programação continua - Neste sábado (27) e domingo (28), O Natal de Cores e Corais entra em sua reta final. No último final de semana, destaque para o Ballet Juvenil Municipal e para a participação dos artistas e grupos culturais da terra. 

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180