Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Queima da Lapinha encerra ciclo natalino na Praça Getúlio Vargas em Cabedelo
7/1/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



O Dia de Reis, a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, tem uma forte tradição na cultura popular do Nordeste. A data foi comemorada ontem (06) em Cabedelo, com a apresentação da Lapinha do Grupo da Terceira Idade Eneide das Neves Monteiro (ENM). Na Praça Getúlio Vargas, o grupo reuniu moradores em torno da manifestação cultural e encerrou as festividades do ciclo natalino na cidade portuária.

De acordo com Mônica Monteiro, uma das coordenadoras do ENM, a Lapinha integra as diversas atividades que são realizadas anualmente pelo grupo, que tem um simbolismo especial por ter um significado cristão e por se preocupar em fazer esse resgate da cultura popular local.

"A Lapinha é uma representação antiga e tradicional das pastoras que cantam e louvam diante do presépio do Menino Deus. São poucos os lugares que ainda preservam essa manifestação. E aqui em Cabedelo essa noite de Reis é dedicada à Queima da Lapinha, explicou Mônica que, na oportunidade, agradeceu à Prefeitura de Cabedelo e ao secretário de Cultura, Walmarques Júnior, pelo apoio e incentivo, cedendo a estrutura de som, iluminação e toda logística para o evento.

A apresentação da Lapinha já é tradicional e faz parte do calendário de eventos culturais da cidade. Sinônimo de presépio, é uma das manifestações folclóricas em que os brincantes dramatizam musicalmente as pastoras e outros elementos do presépio natalino.

“A Prefeitura de Cabedelo vem cumprindo esse papel de manter parcerias com estes grupos, a fim de ser motivadora do trabalho dos agentes culturais. É importante que a nossa sociedade possa incentivar e que procure entender o significado dessas manifestações culturais, por isso fizemos questão de dar todo apoio, para que o grupo pudesse trazer essa apresentação para esse local central", destacou Walmarques.

Quem esteve presente à Praça Getúlio Vargas na noite desta terça-feira (06), viu um espetáculo que faz parte da tradição e possui uma identidade tão enraizada na cultura cabedelense, que não se tem data precisa de suas origens no município.

"É um uma tradição secular. Desde quando eu era menina, com 07 anos de idade, que eu vejo a Lapinha em Cabedelo", afirmou dona Rita Moreira Dias, de  81 anos, participante do ENM.

Dia de Reis - Pela religião cristã católica, tradicionalmente o dia 06 de janeiro é considerado o dia da visita dos reis magos à manjedoura do menino Jesus, quando os reis do Oriente ofertaram presentes de divindade ao Menino Deus.

Por este motivo, o "Dia de Reis" é, justamente, a data em que se encerra as festividades do ciclo natalino, período também conhecido como "Folia de Reis”, cuja tradição fora trazida para o Nordeste Brasileiro pelos colonizadores portugueses. O Dia de Reis é tão importante na Europa, que se tornou feriado em todo o continente. No Brasil, é a última data para permanecerem os enfeites natalinos das casas, estabelecimentos comerciais e nas cidades.

Queima da Lapinha - Durante a queima da Lapinha, ao final do evento, os brincantes ateiam fogo, simbolicamente, no material que é usado na confecção da manjedoura, por ser algo considerado sagrado e que, pela tradição, não pode simplesmente ser descartado no lixo. Porém, apenas as folhas, flores, ervas e palhas usadas para enfeitar a lapinha são incineradas, pois as figuras do presépio são recolhidas antes do rito final.

Outra curiosidade do folguedo é a disputa entre os "cordões" azul e encarnado (vermelho), em que, costumeiramente, as pessoas que vão prestigiar, torcem e doam dinheiro para um dos cordões. Apenas as pastoras do cordão vencedor cantam sozinhas e ganham o direito de executar os ritos finais. Popularmente, quando queimada a lapinha, começa o ciclo carnavalesco e as jornadas das pastoras dão lugar aos festejos de Momo.

Secom Cabedelo








Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180