Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Brincando nas Férias realiza oficina de Arte Circense para crianças e adolescentes
7/1/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo realizou, na última terça-feira (06), duas oficinas que integram as atividades do Projeto Cabedelo em Rede – Brincando nas Férias, realizado pela Prefeitura de Cabedelo durante todo o mês de janeiro. A oficina de Arte Circense foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Cabedelo, e contou com aulas de malabarismo – confecção e manuseio das peças – e acrobacias, surpreendendo a equipe de apoio pela aceitação por parte das crianças.

O Brincando nas Férias teve início no dia 05 e é coordenado pela Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) em parceria com a Educação (Seduc), Cultura (Secul); Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Saúde (Sescab). A iniciativa busca a promoção de atividades lúdicas e lazer para crianças e adolescentes com idade entre 06 e 12 anos e cada entidade envolvida terá um calendário de ações dentro do projeto.

“Esse foi o primeiro encontro sob a direção da Seduc e conseguimos dar início as nossas atividades com uma grande aceitação por parte dos presentes. Mas é importante ressaltarmos a importância da iniciativa, e que todos podem e devem participar”, ressaltou Marileide Lourenço, Coordenadora do Centro de Artes e Cultura Escolar.

Antônio Victor, de 13 anos, participou da oficina e relatou a sua satisfação. “Se eu não estivesse aqui hoje eu estaria com meus amigos jogando bola, e essa oficina é legal porque nos ajuda a conhecer outras coisas. Sempre gostei muito do circo e agora apareceu esta oportunidade de aprender brincando.”

As atividades do Brincando nas Férias acontecem durante o período da tarde três pontos da cidade: Pólo 01 – Centro; Pólo 02 – Camboinha, Poço e Recanto do Poço; e Pólo 03 – Renascer, Salinas do Ribamar, Jardins Manguinhos, Amazônia, América e Brasília. Além disso, diariamente, diversas atividades acontecem no Peti Renascer e no Projovem, voltadas aos participantes dos dois programas.

Cada local de atividades conta com 10 professores e 10 apoiadores para recepcionar cerca de 100 crianças/adolescentes. A Prefeitura também está viabilizando meios para o transporte desses jovens de seu bairro para o pólo mais próximo.

“Nós entendemos que esse projeto tem uma grande importância para a nossa cidade. O nosso objetivo é recrutar o maior número de crianças, dentro da nossa capacidade de atendimento, para, através de atividades recreativas, culturais e artísticas, passar um período do dia com eles e, com isso, diminuir as chances de participação destas crianças na ociosidade e no mundo hostil que leva muitas delas ao trabalho precoce e à prostituição infantil", afirma Jean Carlos, Coordenador de Educação Física Escolar.

Embora já tenha acontecido uma pré-inscrição por parte dos coordenadores do projeto junto aos gestores das escolas, outras crianças/adolescentes interessadas em participar das atividades podem comparecer com a autorização dos pais a um dos pólos de atuação do projeto para fazer seu cadastro e participar das atividades.

Colônia no Peti – O projeto Cabedelo em Rede – Brincando nas Férias também contempla o Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e suas 120 crianças e adolescentes. Durante todo o mês, de forma diária, haverá atividades variadas, com jogos e brincadeiras, canto, música, além de concursos de dança e desenho. Também está prevista a realização de passeios culturais, junto às atividades de caráter educativo. 

Na programação, ainda constam palestra aos pais sobre o Peti; passeio educativo à praia; visitas ao Forte de Santa Catarina, ao Quartel Canil da Polícia Militar, à Usina Cultural Energisa e aos idosos da Mata do Amém; além de gincana cultural; dia de lazer no Sesc Gravatá; sessão de cinema; jogos, brincadeiras e atividades de lazer em praças. No dia 20 também está programada a realização do II The Voyce Peti.

“O Peti tem por missão garantir todos os direitos às crianças e adolescentes, conforme o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São 18 profissionais, em dois turnos, que promovem várias atividades educativas e de recreação, além de duas refeições diárias para cada criança”, destaca a coordenadora do Peti Renascer, Nair Janaína Lima.  

O Peti Renacer já promove duas Colônia de Férias anuais, em janeiro e julho, ocupando os períodos de férias escolares, quando as crianças, a maioria em condições de risco social, estão mais vulneráveis às atividades ligadas ao trabalho infantil. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180