Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Brincando nas Férias realiza oficina de Arte Circense para crianças e adolescentes
7/1/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo realizou, na última terça-feira (06), duas oficinas que integram as atividades do Projeto Cabedelo em Rede – Brincando nas Férias, realizado pela Prefeitura de Cabedelo durante todo o mês de janeiro. A oficina de Arte Circense foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Cabedelo, e contou com aulas de malabarismo – confecção e manuseio das peças – e acrobacias, surpreendendo a equipe de apoio pela aceitação por parte das crianças.

O Brincando nas Férias teve início no dia 05 e é coordenado pela Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) em parceria com a Educação (Seduc), Cultura (Secul); Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Saúde (Sescab). A iniciativa busca a promoção de atividades lúdicas e lazer para crianças e adolescentes com idade entre 06 e 12 anos e cada entidade envolvida terá um calendário de ações dentro do projeto.

“Esse foi o primeiro encontro sob a direção da Seduc e conseguimos dar início as nossas atividades com uma grande aceitação por parte dos presentes. Mas é importante ressaltarmos a importância da iniciativa, e que todos podem e devem participar”, ressaltou Marileide Lourenço, Coordenadora do Centro de Artes e Cultura Escolar.

Antônio Victor, de 13 anos, participou da oficina e relatou a sua satisfação. “Se eu não estivesse aqui hoje eu estaria com meus amigos jogando bola, e essa oficina é legal porque nos ajuda a conhecer outras coisas. Sempre gostei muito do circo e agora apareceu esta oportunidade de aprender brincando.”

As atividades do Brincando nas Férias acontecem durante o período da tarde três pontos da cidade: Pólo 01 – Centro; Pólo 02 – Camboinha, Poço e Recanto do Poço; e Pólo 03 – Renascer, Salinas do Ribamar, Jardins Manguinhos, Amazônia, América e Brasília. Além disso, diariamente, diversas atividades acontecem no Peti Renascer e no Projovem, voltadas aos participantes dos dois programas.

Cada local de atividades conta com 10 professores e 10 apoiadores para recepcionar cerca de 100 crianças/adolescentes. A Prefeitura também está viabilizando meios para o transporte desses jovens de seu bairro para o pólo mais próximo.

“Nós entendemos que esse projeto tem uma grande importância para a nossa cidade. O nosso objetivo é recrutar o maior número de crianças, dentro da nossa capacidade de atendimento, para, através de atividades recreativas, culturais e artísticas, passar um período do dia com eles e, com isso, diminuir as chances de participação destas crianças na ociosidade e no mundo hostil que leva muitas delas ao trabalho precoce e à prostituição infantil", afirma Jean Carlos, Coordenador de Educação Física Escolar.

Embora já tenha acontecido uma pré-inscrição por parte dos coordenadores do projeto junto aos gestores das escolas, outras crianças/adolescentes interessadas em participar das atividades podem comparecer com a autorização dos pais a um dos pólos de atuação do projeto para fazer seu cadastro e participar das atividades.

Colônia no Peti – O projeto Cabedelo em Rede – Brincando nas Férias também contempla o Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e suas 120 crianças e adolescentes. Durante todo o mês, de forma diária, haverá atividades variadas, com jogos e brincadeiras, canto, música, além de concursos de dança e desenho. Também está prevista a realização de passeios culturais, junto às atividades de caráter educativo. 

Na programação, ainda constam palestra aos pais sobre o Peti; passeio educativo à praia; visitas ao Forte de Santa Catarina, ao Quartel Canil da Polícia Militar, à Usina Cultural Energisa e aos idosos da Mata do Amém; além de gincana cultural; dia de lazer no Sesc Gravatá; sessão de cinema; jogos, brincadeiras e atividades de lazer em praças. No dia 20 também está programada a realização do II The Voyce Peti.

“O Peti tem por missão garantir todos os direitos às crianças e adolescentes, conforme o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São 18 profissionais, em dois turnos, que promovem várias atividades educativas e de recreação, além de duas refeições diárias para cada criança”, destaca a coordenadora do Peti Renascer, Nair Janaína Lima.  

O Peti Renacer já promove duas Colônia de Férias anuais, em janeiro e julho, ocupando os períodos de férias escolares, quando as crianças, a maioria em condições de risco social, estão mais vulneráveis às atividades ligadas ao trabalho infantil. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180