Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Comerciantes e artesãos do Jacaré são recebidos por secretários municipais e apresentam demandas para o Parque Turístico
15/1/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio


Os secretários Municipais de Meio Ambiente, Walber Farias, e de Turismo, Omar Gama, reuniram-se, nesta terça-feira (14), com representantes da Associação dos Artesãos e Comerciantes do Jacaré e da Associação dos Artesãos da Feira de Artesanato do Jacaré (Arte Sol) para discutir a intervenção emergencial da Prefeitura no reordenamento do parque turístico do Jacaré.

Na ocasião, os presidentes das duas associações apresentaram solicitação de melhorias que visam otimizar as condições de trabalho e o atendimento aos turistas que visitam o local. Foram discutidas questões relativas à  implantação de lixeiras e a remoção do lixo da localidade, a instalação de banheiros públicos e a inclusão do Parque no projeto de ornamentação para o carnaval.

O secretário de Meio Ambiente, Walber Farias, reforçou a disposição da Prefeitura em ouvir os comerciantes e, na medida do possível, atender as demandas por eles apresentadas.

“É uma das nossas determinações ouvir sempre as pessoas envolvidas na exploração econômica do Parque Turístico. Nossa preocupação abrange todos os aspectos que dizem respeito à melhoria do local, tanto na parte que nos cabe diretamente, como no acesso e na integração com outras secretarias.”

Tatiana Morimoto, presidente da Associação dos Artesãos e Comerciantes do Jacaré, salientou o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo no local. “Tenho só elogios à atual gestão, que está fazendo a diferença no principal ponto turístico da Paraíba. Comercializo há seis anos neste local e não tínhamos nenhum apoio público até então”.

A presidente destacou, ainda, que itens como a reforma dos banheiros, a poda de árvores e do mangue, a troca da iluminação do calçadão e dos estacionamentos, reparos, pinturas, a melhoria do acesso com o tapa-buracos e a instalação de placas indicativas para o ponto turístico a partir da BR-230 são medidas que demonstram a atenção da Prefeitura ao local.

“As mudanças estão acontecendo e todas elas visam permitir aos turistas condições de contemplar o nosso lindo espetáculo, o pôr do sol, com conforto e segurança. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas contamos com a continuidade desse grande apoio e incentivo ao turismo cabedelense”, concluiu.

Remoção dos bares – Durante o encontro, também foi discutida a situação de 04 bares que ocupam áreas irregulares no Jacaré. O Ministério Público Federal deu prazo até o dia 30 de junho para que esses estabelecimento fossem relocados. No projeto de reordenamento do Parque Turístico, elaborado pela Prefeitura de Cabedelo, está prevista a retirada dos bares da lâmina d’água para outro local,dentro do Parque, privilegiando, dessa forma, a contemplação do evento do Pôr do Sol. O projeto está em fase final de conclusão. “Até lá, cabe ao MPF decidir para onde irão os comerciantes que terão seus bares demolidos, pois eles não terão tempo de construir novos estabelecimentos a tempo de se manterem em funcionamento até o projeto da Prefeitura estar concluso”, afirmou o secretário de Turismo, Omar Gama.

Bolero de Ravel - No encontro, também foi discutido a permanência de embarcações durante a execução do Bolero de Ravel no pôr do sol, atrapalhando Jurandy do Sax e também quem contempla o lindo espetáculo. A Prefeitura se comprometeu a tomar providências urgentes para impedir o estacionamento irregular de lanchas e outras embarcações no local. Serão instalados placas de sinalização nos decks dos bares e a navegação ficará restrita ao horário das 16h00 às 18h00. A expectativa é de que até o Carnaval essas medidas estejam em funcionamento. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180