Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura viabiliza ida de alunos do Prima para Festival de Música em Santa Catarina
15/1/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, entregou, na manhã desta quinta-feira (15), 10 passagens aéreas para Joinville (SC) aos alunos músicos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) de Cabedelo, que vão participar da 10ª edição do Festival de Música do Estado (Femusc) a partir do próximo sábado (17), na cidade de Jaraguá do Sul (SC). 

Para o Festival, a Paraíba vai levar 28 jovens, figurando como a 3ª maior comitiva. Cabedelo se consolida como o maior polo do Prima no Estado, com 12 representantes – 10 alunos e 02 professores, que se apresentarão em orquestras regidas por professores de música renomados. O Femusc, maior festival-escola de música erudita da América Latina, acontece até o dia 01º de fevereiro. 

Acompanhado da primeira-dama, Jacqueline Monteiro, de vereadores e do secretário de Cultura, Walmarques Júnior, o prefeito Leto Viana reiterou o firme propósito de elevar a cultura cabedelense a um novo patamar. Para tanto, vem desprendendo grande esforço no planejamento e apoio às várias manifestações culturais da cidade, redimensionando espaços e equipamentos e, principalmente, valorizando os talentos artísticos locais.

“É com grande satisfação que formalizo esse apoio, em um reconhecimento ao valor e aos esforços de cada um de vocês. Na verdade, ainda tão jovens, terão a oportunidade de ampliar seus próprios horizontes, ao mesmo tempo em que tão bem representarão o nome da nossa cidade”.

A aluna Dayanne, de 17 anos, foi um das contempladas com as passagens para o Femusc e enfatizou a importância da participação dos alunos em um Festival de tamanha importância como esse.

“É até difícil de explicar o quanto esse Festival é importante para todos que participam do Prima. É uma experiência única, em que poderemos aprender mais sobre música com pessoas que sonhávamos em conhecer, de renome internacional na música clássica. Renova em nós a certeza da continuidade do programa. Agradeço demais à Prefeitura em nos proporcionar essa oportunidade”. 

Meire Elen, de 14 anos, participa do Femusc pela segunda vez, assim como Dayanne, e destaca o quanto é importante não apenas a Prefeitura viabilizar a ida ao Festival, como também reconhecer o talento dos jovens de Cabedelo. 

“A Prefeitura reconheceu nosso talento, nossa perseverança. Porque não é fácil, já pensamos até em desistir. E ter pessoas que acreditam em nós é muito importante. Na volta do Festival, temos certeza que iremos crescer muito, e o projeto também. A música hoje é tudo, é nossa vida. Tudo o que fazemos hoje, diferente de antes, é estudar mais, participar mais e buscar aprender o máximo tanto na escola como nos ensaios. O Prima não é apenas uma luz no fim do túnel. É o próprio túnel, com a luz no começo”, finaliza. 

Ante a surpreendente performance recente de grande número de alunos do Prima junto a outro projetos da cidade em várias expressões artísticas, Leto reiterou seu compromisso em aumentar investimentos na área cultural. Entre as primeiras decisões está a criação, em breve, de um Centro de Artes: um espaço adaptado às necessidades pedagógicas e de oficinas que ofereça toda infraestrutura necessária ao bom desenvolvimento das atividades culturais no município. 

Segundo o secretário de Cultura, Walmarques Júnior, a Prefeitura de Cabedelo vem dando a necessária atenção e apoio à atividade cultural local. Apesar do Projeto Prima ser um programa estadual, a orientação do prefeito é que sejam somados esforços e ações conjuntas, priorizando a inclusão social dos jovens participantes. Atualmente, o Prima vem atendendo 80 alunos-músicos de várias idades.  

“A competência e o esforço deste grupo justificam ações para reestruturação da Jovem Orquestra Sinfônica de Cabedelo, que deverá consolidar a cidade como um dos principais polos de música clássica da Paraíba. E tudo sem abrirmos mão do caráter de inclusão social do Programa que, principalmente, dá reais oportunidades a cada um desses jovens de traçarem um novo destino”, ressaltou. 

O Festival – O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) é realizado anualmente. Reúne músicos profissionais e estudantes, que dividem a sala de aula em formações específicas para instrumentos musicais, regência, bandas e outras combinações, compartilhando o palco em grandes apresentações abertas ao público, com entrada franca.

São 15 dias de intensa maratona de aulas-ensaio, apresentações sociais e concertos no Centro Cultural da Sociedade Cultura Artística. O evento é reconhecido como um dos maiores do mundo e o mais importante festival-escola de música erudita da América Latina.
 
Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180