Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeitura viabiliza ida de alunos do Prima para Festival de Música em Santa Catarina
15/1/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, entregou, na manhã desta quinta-feira (15), 10 passagens aéreas para Joinville (SC) aos alunos músicos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) de Cabedelo, que vão participar da 10ª edição do Festival de Música do Estado (Femusc) a partir do próximo sábado (17), na cidade de Jaraguá do Sul (SC). 

Para o Festival, a Paraíba vai levar 28 jovens, figurando como a 3ª maior comitiva. Cabedelo se consolida como o maior polo do Prima no Estado, com 12 representantes – 10 alunos e 02 professores, que se apresentarão em orquestras regidas por professores de música renomados. O Femusc, maior festival-escola de música erudita da América Latina, acontece até o dia 01º de fevereiro. 

Acompanhado da primeira-dama, Jacqueline Monteiro, de vereadores e do secretário de Cultura, Walmarques Júnior, o prefeito Leto Viana reiterou o firme propósito de elevar a cultura cabedelense a um novo patamar. Para tanto, vem desprendendo grande esforço no planejamento e apoio às várias manifestações culturais da cidade, redimensionando espaços e equipamentos e, principalmente, valorizando os talentos artísticos locais.

“É com grande satisfação que formalizo esse apoio, em um reconhecimento ao valor e aos esforços de cada um de vocês. Na verdade, ainda tão jovens, terão a oportunidade de ampliar seus próprios horizontes, ao mesmo tempo em que tão bem representarão o nome da nossa cidade”.

A aluna Dayanne, de 17 anos, foi um das contempladas com as passagens para o Femusc e enfatizou a importância da participação dos alunos em um Festival de tamanha importância como esse.

“É até difícil de explicar o quanto esse Festival é importante para todos que participam do Prima. É uma experiência única, em que poderemos aprender mais sobre música com pessoas que sonhávamos em conhecer, de renome internacional na música clássica. Renova em nós a certeza da continuidade do programa. Agradeço demais à Prefeitura em nos proporcionar essa oportunidade”. 

Meire Elen, de 14 anos, participa do Femusc pela segunda vez, assim como Dayanne, e destaca o quanto é importante não apenas a Prefeitura viabilizar a ida ao Festival, como também reconhecer o talento dos jovens de Cabedelo. 

“A Prefeitura reconheceu nosso talento, nossa perseverança. Porque não é fácil, já pensamos até em desistir. E ter pessoas que acreditam em nós é muito importante. Na volta do Festival, temos certeza que iremos crescer muito, e o projeto também. A música hoje é tudo, é nossa vida. Tudo o que fazemos hoje, diferente de antes, é estudar mais, participar mais e buscar aprender o máximo tanto na escola como nos ensaios. O Prima não é apenas uma luz no fim do túnel. É o próprio túnel, com a luz no começo”, finaliza. 

Ante a surpreendente performance recente de grande número de alunos do Prima junto a outro projetos da cidade em várias expressões artísticas, Leto reiterou seu compromisso em aumentar investimentos na área cultural. Entre as primeiras decisões está a criação, em breve, de um Centro de Artes: um espaço adaptado às necessidades pedagógicas e de oficinas que ofereça toda infraestrutura necessária ao bom desenvolvimento das atividades culturais no município. 

Segundo o secretário de Cultura, Walmarques Júnior, a Prefeitura de Cabedelo vem dando a necessária atenção e apoio à atividade cultural local. Apesar do Projeto Prima ser um programa estadual, a orientação do prefeito é que sejam somados esforços e ações conjuntas, priorizando a inclusão social dos jovens participantes. Atualmente, o Prima vem atendendo 80 alunos-músicos de várias idades.  

“A competência e o esforço deste grupo justificam ações para reestruturação da Jovem Orquestra Sinfônica de Cabedelo, que deverá consolidar a cidade como um dos principais polos de música clássica da Paraíba. E tudo sem abrirmos mão do caráter de inclusão social do Programa que, principalmente, dá reais oportunidades a cada um desses jovens de traçarem um novo destino”, ressaltou. 

O Festival – O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) é realizado anualmente. Reúne músicos profissionais e estudantes, que dividem a sala de aula em formações específicas para instrumentos musicais, regência, bandas e outras combinações, compartilhando o palco em grandes apresentações abertas ao público, com entrada franca.

São 15 dias de intensa maratona de aulas-ensaio, apresentações sociais e concertos no Centro Cultural da Sociedade Cultura Artística. O evento é reconhecido como um dos maiores do mundo e o mais importante festival-escola de música erudita da América Latina.
 
Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180