Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
IFPB-Cabedelo forma primeira turma de Aquaviários da Paraíba
19/1/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo realizou, na última quinta-feira (15), no Teatro Santa Catarina, a solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Aquaviários (Praticante a Moço de Convés). O curso, do ensino profissional marítimo, acontece a partir de um termo de cooperação entre o IFPB e a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba. Ao todo, foram entregues certificados a 15 formandos da turma pioneira 2014.2. 

As aulas foram realizadas pelo Campus Avançado Cabedelo-Centro, que é um dos núcleos da Unidade Federal na cidade. Além do certificado, os formandos receberam as carteiras de aprendizes e, nos próximos 06 meses, seguirão para a realização de estágio nas empresas que os encaminharam.

Quem representou a Prefeitura Municipal no evento foi o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca (Semapa), Walber Farias, que saudou as autoridades presentes e os formandos. 

"É uma grande conquista para o município e, principalmente, para o trabalhador marítimo e a toda população que se inicia nessa área. É a primeira vez que se tem um curso gratuito oferecido através de uma instituição de credibilidade nesse campus avançado em Cabedelo. E ele vem propor, justamente, uma coisa que não existia: a capacitação na área de aquaviário. Um curso gratuito com uma grade curricular complexa que vai dar oportunidade aos jovens que querem embarcar, como é dito popularmente", destacou.

Os agora Aquaviários terão a oportunidade de complementar o curso com a etapa prática e, assim, assinarem suas carteiras como Moços de Convés. A partir dessa experiência, estarão qualificados e as empresas é que decidirão sobre efetivações e/ou contratos.

"Nós, do IFPB, somos a única escola pública creditada pela Marinha para ministrar esse curso aqui na Paraíba. Estamos vivenciamos um marco na história de Cabedelo, por disponibilizar esses cursos à comunidade de forma gratuita. Esse termo de cooperação vai muito além da parceria IFPB e Marinha, visto que temos também a colaboração da Prefeitura de Cabedelo, não só no que se refere ao ensino profissional marítimo, mas nos cursos regulares e de extensão. Essa relação sempre foi muito boa, inclusive o prédio onde funciona o Campus Avançado é um prédio de cessão, assim como foi com a instalação do Campus Cabedelo", afirmou a diretora do Campus Avançado, Keitiana de Souza.

Na ocasião, o representante da Marinha do Brasil, Comandante Valdinei Ciola, da Capitania dos Portos da Paraíba, demonstrou alegria e satisfação com a conclusão do curso. 

"Nós todos fazemos parte disto e estamos orgulhosos por reconhecer a importância desse momento. Esta é também a primeira turma de praticantes a moço de convés do Brasil formada fora do âmbito militar. Espero, em seis meses, estar carimbando e assinando a carteira de todos como profissionais marítimos".

Hélison Dornelas, aluno recém formado no Curso de Aquaviário, externou sua alegria e sua expectativa após receber o certificado de conclusão do curso. 

"Foi um curso que abriu um leque de conhecimentos e que teve uma dedicação muito grande dos professores. Isso tudo vai me permitir buscar mais oportunidades na minha carreira profissional, visando a melhoria na qualidade de vida", afirmou.

Cursos do IFPB Campus Cabedelo - No IFPB existem dois processos seletivos: o Processo Seletivo para Cursos Técnicos (PSCT), em que são ofertados os cursos regulares de Técnico em Transportes Aquaviários, Técnico em Recursos Pesqueiros e Técnico em Meio Ambiente, no Campus Cabedelo em Camboinha. 

Recentemente, foi instituído o Processo Seletivo pra o Ensino Profissional Marítimo, em que são selecionados profissionais para cursos de habilitação e qualificação no Campus Avançado (CA) de Cabedelo-Centro. O CA já tem a proposta de trabalhar com cursos voltados para aquaviários e pescadores e, neste ano, terá início um curso de Guia de Turismo, focando o turismo aquático e o turismo de pesca. A intenção é o fortalecimento do núcleo como um campus temático onde serão trabalhadas as potencialidades de Cabedelo.

Presenças - Além das autoridades acima mencionadas, a mesa de honra do evento foi composta por: Vânia Medeiros (Pró-reitora de Extensão do IFPB, representando a Reitoria); Márcio Bezerra (Vereador do PROS e Representante do Poder Legislativo Municipal); Turla Ângela (Diretora de Ensino do IFPB Campus Cabedelo); Onaldo Montenegro Junior (Coordenador do Curso e Patrão de Pesca de Alto Mar); Maria Margareth Rolim (Representante do Corpo Docente do IFPB Campus Cabedelo); e Andreza Paiva (Representante do corpo técnico do IFPB Campus Cabedelo).

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180