Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem participam de capacitação em DST/Aids
20/1/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) realizou, nesta terça-feira (20), o 1º Encontro de Capacitação em DST/Aids para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem do município. A atualização, que aconteceu no Auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), faz parte do Programa de Educação Continuada implementado desde o início de 2014 em Cabedelo. 

O objetivo dessa iniciativa é fazer com que esses ACS e enfermeiros atuem nas escolas, educando e esclarecendo os jovens quanto aos riscos de exposição às DSTs através do comportamento sexual. Além disso, a atividade visa, também, capacitar esses profissionais para o tratamento correto das enfermidades.  

Presente ao encontro, o secretário de saúde, Jairo Gama, destacou a importância do fortalecimento de todos os setores da Saúde no município.

“Nossa preocupação maior não são apenas os bons indicadores em saúde que Cabedelo vem mostrando. Mas, também, o aprimoramento continuado e a especialização desde a Atenção Básica em Saúde até os Serviços de Alta Complexidade. Entendemos que fazendo bem feito na prevenção e Atenção Básica multiplicamos os benefícios lá na frente”.

A capacitação ficou a cargo da enfermeira infectologista Rebeca Rocha. Para ela, Cabedelo - por conta de sua localização e por ser uma cidade portuária -   terá sempre que dedicar especial atenção à prevenção e aos cuidados no tratamento das DSTs.

“No combate efetivo às DST/Aids, é preciso, ainda, focar em alguns aspectos, como mudanças no comportamento sexual infantil,  disponibilidade de vacina e abordagem de portadores assintomáticos ou em período de incubação (transmissores). Além disso, implementar ações visando quebrar a cadeia de transmissão dessas doenças também é fundamental para a prevenção e o combate das doenças”, completou. 

Em 2104, os ACS de Cabedelo participaram de 04 cursos de capacitação. Suas ações são fundamentais ao bom desempenho da Atenção Básica, com grandes benefícios às comunidades mais carentes. Atuam desde a prevenção até cuidados básicos, controle de vacinação, orientação e encaminhamentos aos serviços de saúde.

“Essas capacitações são importantes, pois nos atualizam acerca dos novos procedimentos e áreas de prioridade”, destacou a agente de saúde, Dulcineide Silva. 

A gestora em Atenção Básica em Saúde de Cabedelo, Suênia Chacon, ressaltou a evolução dos serviços prestados pelo setor.

“Apesar dos desafios, temos muito que comemorar. Em vários períodos do ano, Cabedelo vem se consolidando como grande parceiro do Banco de Leite do Estado. São vários exemplos, como esse, que nos animam nesse trabalho no dia-a-dia”, finalizou. 

Secom - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180