Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Oficinas de Dança e brincadeiras movimentam mais uma ação do Projeto Brincando nas Férias
21/1/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



O projeto Cabedelo em Rede - Brincando nas Férias teve continuidade em Cabedelo nesta terça-feira (20), com a realização de oficinas de danças e diversas brincadeiras. As atividades foram realizadas pela Secretaria de Educação (Seduc) e reuniu 20 crianças no pátio da Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes.

Na ocasião, os participantes desfrutaram de uma apresentação de hip hop e brincadeiras populares, como a dança das cadeiras. O projeto Brincando nas Férias, de iniciativa da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), busca tirar do ócio e evitar o trabalho infantil durante o período de férias escolares, para tal, vem realizando desde o início do mês, em conjunto com outras secretarias, diversas atividades recreativas e lúdicas voltadas para crianças e jovens, compreendidos na faixa etária de 06 a 16 anos.

Rosângela Menezes, coordenadora municipal do Ensino Fundamental I, destacou as atividades desenvolvidas pela Seduc no projeto.

“Nós estamos realizando oficinas de cunho didático e também promovendo o lazer dessas crianças. Nos encontros que tivemos desde o último dia 05, foram propostas oficinas circenses com acrobacias e malabarismo, e de dança e brincadeiras populares nos polos do Centro e Jacaré. A aceitação está sendo muito boa por parte das crianças e estamos contando com o empenho dos gestores das escolas e dos pais nesta ação de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual”.

Para as crianças que participam das atividades e brincadeiras, fica a satisfação e também a alegria de poderem interagir com outras crianças e passar momentos de diversão e aprendizado. “Estou gostando muito dessa brincadeira de hoje, os professores são bons. É melhor do que estar em casa”, declarou Daivisson Santos, de 06 anos.

Até mesmo as crianças mais tímidas se soltam durante as oficinas.  “É muito legal, gosto muito de vir pra cá e participar das brincadeiras”, completou Samuel Oliveira, de 10 anos, morador do Centro.

Os pais que acompanham seus filhos durante as atividades também ficam satisfeitos com o envolvimento das crianças nas brincadeiras. Rosimere Santos, moradora do Salinas de Ribamar e mãe de David, de 08 anos, e Davisson, de 06, fala da importância do projeto.

“É muito importante essas atividades para as crianças porque elas estão de férias. Se elas não estivessem aqui, estariam em casa e, nem sempre, a gente pode dar atenção para eles por conta das nossas tarefas do dia a dia. Com essa ação, elastêm diversão e tempo de brincarem e viverem a infância. Achei muito interessante essa novidade e sugiro para os próximos anos iniciativas que envolvam as mães que acompanham os filhos como eu, para uma diversão familiar”, destaca.

Projeto Brincando nas férias - O projeto brincando nas férias é realizado pela Semais em parceria com as secretarias de Educação, Esportes e Lazer, Cultura e Comunicação. 

As ações envolvem durante todo o mês de janeiro atividades esportivas, recreativas e artísticas para um número estimado de 300 crianças e adolescentes.

“A nossa meta principal é combater o trabalho infantil. Janeiro é época de férias e muitas crianças aproveitam para vender picolé na praia e fazer outras atividades que não competem à sua idade. Preparamos uma programação completa e repleta de atividades interessantes, para que consigamos atrair essas crianças e tirá-las das ruas e da ociosidade”, destaca Jane Honório, responsável pelo Projeto em Cabedelo. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


São João 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180