Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Renascer III será sede da Unidade de Recepção e Distribuição do Pescado de Cabedelo
22/1/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana recebeu, nesta quarta-feira (21), colaboradores do Comitê Gestor do Projeto Unidade de Recepção e Distribuição do Pescado (URDP), que deverá ser construído em Cabedelo no Renascer III. No encontro, foram apresentadas considerações sobre a finalização da etapa do Projeto, em andamento há alguns anos e que deve iniciar o processo licitatório nas próximas semanas. 

A URDP faz parte de uma ação colaborativa entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Peca e Aquicultura (Semapa), e visa a implementação de várias ações de reconstrução da convivência entre as comunidades marisqueiras e de pescadores com o meio ambiente da área estuarina de Cabedelo, bem como a construção da Unidade. 

A iniciativa deve impactar positivamente a economia e profissionalização de grande parcela da população cabedelense, diretamente ligada às atividades pesqueira e marisqueira. O projeto conta com 90% de recursos financeiros do Governo Federal e 10% da Prefeitura de Cabedelo, já autorizados. 

“Trata-se de um projeto de grande importância socioeconômica e continuamos empenhados em contribuir com o que for possível para a sua execução. Essa iniciativa só foi possível graças às boas condições fiscais que a nossa gestão apresenta, habilitando o município a receber recursos federais”, destacou o prefeito Leto Viana. 

A partir da construção da sede da URDP, os profissionais do setor receberão capacitações e novos procedimentos de manipulação e beneficiamento de pescados e mariscos serão adotados. Dentre os itens de produção, já com tecnologia desenvolvida pelo IFPB, destaca-se a fabricação de tijolos, produzidos no canteiro de obras do projeto e utilizados na construção das estruturas. 

A coordenadora do Colegiado Territorial da Mata Norte, Márcia Dorneles, que discutiu o desenvolvimento da proposta junto aos Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF), operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), explica que essa “fase de conclusão”, na verdade, é a fase de início da obra de construção do equipamento. 

“O ponto de partida para a fase atual foi a assinatura, pelo prefeito Leto Viana, do documento-compromisso junto à Caixa Econômica Federal no dia 28 de dezembro de 2014. Esse Colegiado envolve, além dos poderes públicos constituídos, a Associação das Marisqueiras e Pescadores do Renascer, e o IPFB”. 

Ações - Uma das ações recentes do Grupo Gestor do Projeto da URDP foi a I Feira do Marisco do Renascer III, ocorrida no dia 18 de outubro de 2014. A iniciativa teve como objetivo promover uma maior divulgação sobre a atividade de pesca do marisco, bem como servir de marco nas ações visando a organização da cadeia produtiva da atividade marisqueira no município.

 “Desde a I Feira eu falava da perspectiva de fazermos a aproximação entre poder público e a população local, em uma ação mais eficaz, promovendo a capacitação e um melhoramento na qualidade do produto que eles vendem, além de dar outras oportunidades econômicas para a atividade. As ações não se limitam ao extrativismo do marisco, mas engloba outras inovações, como o aproveitamento do subproduto da pesca no artesanato ou na construção civil. Isso é de fundamental importância, porque consegue agregar valor à essa cadeia produtiva. O Renascer era muito malvisto, sobretudo pela mídia, em situações negativas, mas aqui tem uma situação muito positiva que é a atividade da pesca do marisco, da pesca de uma maneira geral, e essas ações resgatam, inclusive, a dignidade e a cidadania dos moradores dessa comunidade”, ressaltou o professor do IFPB e colaborador do Projeto, Maurício Zorro:

Secom - Cabedelo



 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180