Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Brincando nas Férias realiza Mobilização de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
23/1/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, nesta sexta-feira (23), uma mobilização de enfrentamento ao trabalho infanto-juvenil. A ação, que integra o calendário de atividades do projeto Brincando nas Férias, aconteceu na Estação Ferroviária de Cabedelo e envolveu as Secretarias de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Educação (Seduc) e  Comunicação Social e Institucional (Secom). 

Na ocasião, moradores locais e usuários do transporte ferroviário que chegavam à estação eram sensibilizados para a importância do combate ao trabalho infanto-juvenil que, conforme estratégias recomendadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), recebe especial atenção neste período de férias escolares.

O ponto alto da mobilização foi a apresentação do grupo de Ciranda da Escola Adjunto Carlos de Moraes, formado por alunos entre 09 e 12 anos de idade e coordenado pelo professor Cláudio Ferreira. A Roda de Ciranda recebeu a participação do público presente, que cantou e dançou ao ritmo e comando dos alunos. Na sequência, todos embarcaram no trem para um passeio até a Estação de Mandacaru, em João Pessoa, retornando à Estação Central de Cabedelo.  

Segundo Fabiana de Araújo Brito, coordenadora de programas sociais da Semais, a escolha da Estação de Trem foi inspirada em constatações feitas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) acerca da presença de jovens cabedelenses exercendo trabalho infantil em localidades de João Pessoa, como praias e feiras. 

“São vários os desafios a enfrentar e estratégias a serem usadas. Mas temos avançado muito, reconhecendo a grande e efetiva colaboração, bem como apoio institucional por parte do MPPB e, principalmente, da atual gestão do prefeito Leto Viana”, ressaltou. 

O projeto tem recebido aprovação e entusiasmo por parte da população de Cabedelo, que percebe a alegria das crianças ao estarem participando de brincadeiras, oficinas, visitas culturais e apresentações artísticas durante as férias, ficando, dessa forma, longe tanto do trabalho temporário como do ócio. 

“Temos acompanhado algumas ações do Projeto, de grande importância na proteção das crianças, mas devemos incentivar o cadastramento de um maior número delas. Se possível, devemos buscá-las em cada comunidade já que, nem sempre, esses programas são conhecidos por todas as famílias”, sugeriu a professora da Rede Municipal de Ensino, Maria Angélica. 

Brincando nas Férias – Desde o começo do mês, o projeto já realizou, em diversas localidades da cidade, oficinas, brincadeiras, shows, passeios e visitações culturais. 

O projeto também contempla o Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e suas 120 crianças e adolescentes. Durante todo o mês, de forma diária, ocorrem atividades variadas, com jogos e brincadeiras, canto, música, além de concursos de dança e desenho. 

As ações do Projeto têm sido acompanhadas pelo Conselho Tutelar da Infância e do Adolescente de Cabedelo e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Francisco de Assis.  

Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180