Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Nota sobre os serviços de limpeza pública
28/1/2015 - Secretaria de Infraestrutura

Michael Sampaio



A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Cabedelo, através do Setor de Serviços Urbanos, vem a público esclarecer algumas questões concernentes à coleta de resíduos sólidos no município.

1. Desde o início da gestão atual, em novembro de 2013, novas diretrizes de trabalho vêm sendo implantadas no enfrentamento aos desafios impostos pela problemática do lixo na cidade, bem como da fiscalização do lançamento indevido de esgoto e água servida em vias públicas.

2. Será encaminhado ao Executivo Municipal da Câmara de Vereadores o Código Municipal de Postura, que visa melhor disciplinar e regulamentar as relações entre proprietários e moradores, comerciantes e indústrias instaladas em Cabedelo.

3. O documento, que encontra-se em fase final de elaboração, prevê, dentre outras coisas, a aplicação de multas ou o débito em conta de proprietários de terrenos baldios por eventuais despesas com a coleta de lixo e entulho depositados ou mantidos indevidamente nessas áreas.

4. As ações do governo municipal visam uma melhor gestão em duas vertentes básicas. A primeira vem conseguindo obter uma economia aproximada de R$ 120.000,00 mensais, através de uma maior seletividade do lixo e entulho coletados. Trata-se do reaproveitamento de entulho de demolições e de material de construção descartados na planificação de algumas vias sem calçamento. Antes, esse material era todo descartado, onerando a Prefeitura junto à empresa responsável pelo serviço.

5. Gradativamente, a Prefeitura Municipal de Cabedelo vem aumentando o efetivo de trabalhadores e de equipamentos. Hoje, o Setor de Serviços Urbanos dispõe de 01 patrol e 02 retroescavadeiras. Neste verão, passou a contar também com 06 compactadoras, o dobro que do que dispunha ano passado.

6. A Secretaria pôs em prática, desde o mês de dezembro, a “Operação Verão”, com um reforço no cronograma de coleta. Até fevereiro, a ação passa a ser realizada diariamente em algumas localidades que a recebiam em dias alternados e funciona dentro do seguinte esquema:

- Bairro de Camboinha: Ruas Max Zagel, Francisco Pilar, Márcia Travassos e Prof. João Lelis de Luna Freire;

- Praia do Poço: Rua Carolina Cardoso, Beira-mar (trecho do Bar de Cibelly, Vitorino Cardoso), até a BR 230;

- Aos domingos: Praia do Poço, Camboinha, BR- 230 em ambos os lados, Ruas João Vitaliano, Solon de Lucena, Ten. Antônio Pontes, Cel. Aureliano, Praia de Miramar, Praia de Formosa, Por do Sol do Jacaré e Av. Mar Vermelho, em Intermares.

- Ao longo do ano, os serviços de coleta e limpeza seguem o seguinte esquema: No sentido Cabedelo/João Pessoa, as áreas à esquerda da BR 230 nas 2ª, 4ª e 6ª feiras. As que ficam à direita da BR 230, nas 3ª, 5ª feiras e sábados.

- Aos domingos, os serviços seguem o roteiro acima mencionado para a Operação Verão, dando ênfase às áreas próximas a bares, restaurantes e qualquer local onde se acumulam grandes quantidades de lixo. 

7. Por fim, a Secretaria esclarece que a coleta do lixo depositado ou provocado pela poda e limpeza da BR-230 é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que vem cumprindo com sua parte.

8. A coleta de lixo, atualmente, vem sendo realizada por uma empresa provisória. A Prefeitura já concluiu o processo de licitação para a contratação de uma empresa permanente, que deve começar a atuar nos próximo meses, com a ampliação dos serviços, contemplando todas as ruas da cidade e garantindo o bem estar dos moradores através da coleta regular e constante. 

Secom - Cabedelo

 






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180