Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Casa Pequeno Davi e Cabedelo em Rede realizam mobilização contra a exploração sexual infantil
29/1/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


A Casa Pequeno Davi, em parceria com o Projeto Cabedelo em Rede, realizou, na tarde desta quarta-feira (28), uma mobilização de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é parte integrante do projeto Faça um gol contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e aconteceu, tanto na área de embarque, quanto na travessia do Ferry Boat.

Além da Casa Pequeno Davi, também participaram da iniciativa representantes da Rede de Proteção Integral à Infância e Juventude. Na ocasião, passageiros da balsa foram recepcionados com faixas e distribuição de panfletos, conscientizando a população da necessidade de combater e denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A mobilização foi programada para acontecer em um período de alta estação e férias escolares, onde o fluxo de turistas aumenta e as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ficam mais expostos.

“Pretendemos estender essa ação a outros locais para lembrar a sociedade que precisamos estar atentos à prevenção, bem como denunciar situações de violência contra a criança e o adolescente”, declara Valéria Simões, coordenadora do Projeto Faça um Gol Contra. 

A iniciativa da Casa Pequeno Davi abrange os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Alhandra, Lucena, Conde e Pitimbu. Em Cabedelo, o projeto se desenvolve em duas escolas municipais, com atividades que envolvem toda a comunidade escolar. São oficinas de várias temáticas para os alunos, incluindo a exploração sexual e rodas de diálogo com os pais. Além disso, os profissionais da escola recebem instrução a respeito do tema, a fim de se tornarem parceiros na ação, identificando possíveis vítimas.

A Prefeitura de Cabedelo tem sido parceira nesse projeto, promovendo ações que visam minimizar a exposição das crianças e adolescentes ao trabalho infantil e à exploração sexual.

“A Prefeitura vem contribuindo com esse projeto a partir dos serviços da atenção básica, da educação, da assistência através do Peti, Cras, Creas e o Projovem adolescente. Todos nós estamos unidos a partir de uma rede, a Rede de Proteção à Infância e Juventude de Cabedelo”, afirma Bruno Magalhães, assistente social do Creas.

A mobilização foi bem recebida pela população, que se indigna a respeito do tema. 

“Eu acho muito interessante essa ação porque está crescendo muito a prostituição infantil, crianças muito pequenas sendo exploradas, um verdadeiro absurdo. O que está sendo feito aqui é um belo trabalho e eu tenho certeza que tem resultado, porque assim as pessoas têm mais consciência do que é errado”, ressalta Ana Paula Trajano, usuária da balsa e moradora da praia do Poço. 

Genilson Carneiro, morador de Lucena, também apoia a causa e acredita que essa ação vai produzir bons frutos. 

“Eu acredito que essa mobilização vai surtir efeito porque conscientiza as pessoas para que estejam alertas a qualquer suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes”.

A denúncia da violação de direitos contra a criança e adolescente pode ser feita de forma anônima e gratuita, através dos números 100 (nacional) ou 123 (estadual). 

Faça um gol contra - O projeto Faça um gol contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é desenvolvido pela Casa Pequeno Davi em parceria com o Centro da mulher 8 de Março e a Concern Universal,  patrocinado pela Petrobras. Tem como objetivo mobilizar a sociedade, gestores públicos, organizações sociais de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, trade turístico, lideranças juvenis e mídia, com estratégias e ações integradas visando promover a proteção e garantia de direitos.

As ações do Projeto contemplam 07 municípios da região metropolitana de João pessoa: Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Alhandra, Lucena, Conde e Pitimbu.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180