Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Saúde promove Capacitação para auxiliares de limpeza das USF’s em Cabedelo
2/2/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) promoveu, na ultima sexta-feira (30), no auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), uma Capacitação sobre Limpeza e Desinfecção de áreas e superfícies em estabelecimento assistencial de saúde. O curso, conduzido pela enfermeira infectologista Rebeca Rocha, teve como objetivo capacitar os auxiliares de limpeza que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município.

O conteúdo programático compreendeu recomendações básicas de higienização, técnica de higienização, tipos de higienização, artigos utilizados para limpeza e desinfecção de áreas e superfícies, além de uso e limpeza dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), coleta de resíduos em serviços de saúde e frequência de higienização.

“A intenção é promover uma atualização para os profissionais auxiliares de serviços gerais do município de Cabedelo, para que eles se tornem mais aptos e com uma responsabilidade maior em desempenhar suas atividades no que diz respeito à limpeza e desinfecção”, explicou Rebeca. 

Os tópicos mais enfatizados no curso foram os referentes a sequência de procedimentos de limpeza e desinfecção e a abrangência da limpeza dentro das Unidades de Saúde. Além da apresentação dos procedimentos previstos, foi apresentada proposta de cronograma de higienização para USF’s, que visa padronizar e uniformizar a sequência semanal de procedimentos de limpeza e desinfecção na rede de unidades de saúde de Cabedelo.

Para Rebeca, essa é uma ação que visa combater o desconhecimento que os profissionais têm acerca do trabalho de limpeza específico das Unidades de saúde. 

“Muitas vezes esses profissionais atuam na sua prática sem o entendimento da sequência correta, da diferença entre uma limpeza e desinfecção de uma unidade de saúde daquela limpeza que a gente faz a nível domiciliar, que é totalmente diferente. Se a sequência e as recomendações não forem seguidas, ao invés de estar proporcionando um ambiente salubre, limpo, higiênico, vai estar contribuindo para contaminação tanto dos profissionais quanto dos usuários que ali estiverem.”

Manuais – Os procedimentos relativos à limpeza e desinfecção de áreas e superfícies em estabelecimentos assistenciais de saúde são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os manuais editados pela Agência discriminam as atribuições dos profissionais, as técnicas a serem empregadas caso a caso e a sequência de higienização, visando a segurança do paciente em serviços de saúde.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180