Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretaria de Saúde promove Capacitação para auxiliares de limpeza das USF’s em Cabedelo
2/2/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) promoveu, na ultima sexta-feira (30), no auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), uma Capacitação sobre Limpeza e Desinfecção de áreas e superfícies em estabelecimento assistencial de saúde. O curso, conduzido pela enfermeira infectologista Rebeca Rocha, teve como objetivo capacitar os auxiliares de limpeza que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município.

O conteúdo programático compreendeu recomendações básicas de higienização, técnica de higienização, tipos de higienização, artigos utilizados para limpeza e desinfecção de áreas e superfícies, além de uso e limpeza dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), coleta de resíduos em serviços de saúde e frequência de higienização.

“A intenção é promover uma atualização para os profissionais auxiliares de serviços gerais do município de Cabedelo, para que eles se tornem mais aptos e com uma responsabilidade maior em desempenhar suas atividades no que diz respeito à limpeza e desinfecção”, explicou Rebeca. 

Os tópicos mais enfatizados no curso foram os referentes a sequência de procedimentos de limpeza e desinfecção e a abrangência da limpeza dentro das Unidades de Saúde. Além da apresentação dos procedimentos previstos, foi apresentada proposta de cronograma de higienização para USF’s, que visa padronizar e uniformizar a sequência semanal de procedimentos de limpeza e desinfecção na rede de unidades de saúde de Cabedelo.

Para Rebeca, essa é uma ação que visa combater o desconhecimento que os profissionais têm acerca do trabalho de limpeza específico das Unidades de saúde. 

“Muitas vezes esses profissionais atuam na sua prática sem o entendimento da sequência correta, da diferença entre uma limpeza e desinfecção de uma unidade de saúde daquela limpeza que a gente faz a nível domiciliar, que é totalmente diferente. Se a sequência e as recomendações não forem seguidas, ao invés de estar proporcionando um ambiente salubre, limpo, higiênico, vai estar contribuindo para contaminação tanto dos profissionais quanto dos usuários que ali estiverem.”

Manuais – Os procedimentos relativos à limpeza e desinfecção de áreas e superfícies em estabelecimentos assistenciais de saúde são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os manuais editados pela Agência discriminam as atribuições dos profissionais, as técnicas a serem empregadas caso a caso e a sequência de higienização, visando a segurança do paciente em serviços de saúde.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180