Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Bloco da PMC e Acorda Cabedelo dão início ao Carnaval Tradição
12/2/2015 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



O carnaval tradição de Cabedelo será oficialmente aberto na tarde desta quinta-feira (12), com os desfiles dos Blocos “Educação com Alegria”, “Folia, Saúde e Paz” e “Rosa Choque”, das Secretarias de Educação, Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres. À noite, será a vez de uma das agremiações mais tradicionais e irreverentes da cidade. O Bloco Acorda promete arrastar centenas de foliões pelas ruas de Cabedelo, convocando todos a abrir espaço para a folia momesca.

Pela primeira vez, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) levará às ruas o Bloco “Folia, Saúde e Paz”, que promete muita alegria e informação. A partir das 16h00, com concentração na Praça Pedro Américo, na Rua Nova (em frente à Igreja Batista), os blocos institucionais seguirão animado com orquestra de frevo e trio elétrico, comandado pelo  Grupo Lula Maluca,  da Agitada Gangue, até a Praça Getúlio Vargas. 

Como estandarte, eles levarão temas como: a importância do uso da camisinha e o combate às DSTs/Aids, a necessidade da frequência às aulas e a luta pelo fim da violência contra a mulher.
 
Um dos pontos altos do desfile do “Folia, Saúde e Paz” será a participação de troças e grupos orientados pelos programas do Cras, Creas e Projovem. Entre eles, o da “Pessoa com Deficiência” e “Idosos do Projovem”. Coordenado pela Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), eles levarão às ruas o tema: “Inclusão Social no Carnaval”, e terão como madrinha a primeira-dama do município, vereadora Jacqueline Monteiro, que disponibilizou os figurinos dos participantes.

A partir das 22h00, no cruzamento das Ruas José Teles e Primo José Viana, tem início a concentração do Bloco Acorda, um dos mais tradicionais da cidade. Pelo 6º ano, a folia promete arrastar centenas de cabedelenses com muita alegria e paz, com animação por conta da orquestra de Frevo do maestro Adriano e pelo Trio Status Som. A saída do bloco está marcada para as 23h00, quando o cortejo acordará os foliões com muito frevo e alegria e puxarão a “corda” que traz o carnaval de Cabedelo.

Alguns atrativos do bloco darão um toque irreverente e especial à festividade: ao invés das tradicionais camisas, serão confeccionadas toucas de dormir; diversos bonecões dorminhocos desfilam nas ruas junto aos foliões; na concentração, ocorre um concurso que premia os dorminhocos mais originais em suas fantasias; e na dispersão, ocorrerá um banho de cheiro, despertando a todos para um carnaval saudável.

“Convidamos os foliões a vestirem seus pijamas e camisolas, levarem travesseiros, despertadores e caírem na folia! No final do bloco, haverá o já tradicional Banho do Acorda, dessa vez com uma surpresa para os foliões. Pedimos que todas as pessoas saiam de casa desarmadas de quaisquer más intenções e venham curtir um carnaval de paz e alegria. Além disso, agradecemos a comunidade cabedelense que aceita e curte nosso bloco e a todos os nossos apoiadores, principalmente à Prefeitura Municipal de Cabedelo”, disse Igo Viana, um dos organizadores do evento.

Para garantir a tranquilidade e a segurança dos foliões, o bloco Acorda contará com o apoio da Polícia Militar, através da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar da Paraíba, comandada pelo Major Pablo.

Na sexta-feira (13), outro grande bloco estará nas ruas de Cabedelo, dando continuidade ao Carnaval Tradição. O Pereirão desfilará pelo bairro de Intermares e anunciará a chegada do sábado de Zé Pereira, personagem dos carnavais tradicionais. Com concentração marcada para as 19h00 na Avenida Mar Vermelho, o Pereirão será animado por orquestras de frevo. 

Dos dias 14 a 17, a Praia do Miramar e o Renascer receberão diversos shows, dentro da programação do Carnaval de Cabedelo.  Por lá, se apresentarão as Bandas Palov, Bereguedê, Samba de Elite, dentre outros. Confira aqui a programação completa

Estrutura – A PMC, através das Secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança, e em parceria com Polícia Militar, preparou um esquema de ações para as festas carnavalescas na cidade. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar à população uma ambulância com equipe de enfermagem para atendimento dos foliões, tanto no acompanhamento de blocos como nos locais dos shows. Além disso, também serão realizados trabalhos preventivos para as doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos e orientação para a realização da testagem rápida, feita no local com resultado em aproximadamente 15 minutos.

A Segurança irá disponibilizar um efetivo de 80 Guardas, que garantirão a tranquilidade e o bem-estar dos foliões. Além deles, a Polícia Militar confirmou uma equipe de 80 PMs, integrantes do Corpo de Bombeiros, BPtran, Cavalaria, Bope e Canil. O efetivo de segurança estará distribuído na cidade, com maior concentração nos locais de desfile de blocos.

A Semob, por sua vez, estará com um efetivo de 26 agentes para realizar ações preventivas, educativas e de fiscalização do trânsito, além de isolar os percursos de desfiles e acompanhar os de maiores concentrações.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180