Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Intermares recebe Dia D+1 de Combate à Dengue e à Chicungunya, nesta sexta-feira
19/2/2015 - Secretaria de Saúde

Thiago Pantera


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Sescab), realiza, nesta sexta-feira (20), o Dia D+1 de Combate à Dengue e à Chicungunya. A ação concentrada acontece no bairro de intermares, a partir das 07h30, e vai levar à população informações de prevenção às doenças, além de realizar uma pesquisa ativa dos mosquitos Aedes Aegipty, transmissor da Dengue, e Aedes Albopictus, responsável pela chicungunya, em prédios e obras locais. 

Serão armadas tendas no início da Av. Mar Vermelho, próximo à BR 230, de onde serão coordenados os trabalhos. A ação envolverá os Agentes de Combate à Endemias (ACE) do município, que realizarão a pesquisa e distribuirão folders informativos sobre como se prevenir e como denunciar focos dos mosquitos. No final da tarde desta quinta-feira (19), acontece a Operação Fumacê em todo o litoral cabedelense. Na próxima quarta-feira (25), uma nova ação deve ser realizada em diversos locais da cidade, das 04h30 às 07h00.  

Desde o início do ano passado, a Vigilância em Saúde vem monitorando os casos suspeitos e denúncias do foco dos mosquitos. Além de acompanhar as campanhas nacionais recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS), a Sescab ainda vem realizando reuniões interdisciplinares trimestrais, que envolvem várias secretarias executivas municipais, e reequipando as equipes de pesquisa e combate à proliferação dos mosquitos. 

Segundo informações da coordenadora de Vigilância em Saúde, Elisete Pimentel, conforme dados de 2014, Cabedelo vem mostrando resultados abaixo dos índices recomendados pelo MS. 

“O Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegipty (LIRA) do MS preconiza como limite aceitável o índice de infestação predial 1% dos focos pesquisados. No primeiro trimestre de 2014, tivemos 0,4%; no 2º, 1%; no 3º trimestre 0,7%; e no 4º 0,9%”. 

São considerados pontos críticos para a proliferação dos mosquitos, principalmente, borracharias ou depósitos de pneus usados, os quais serão visitados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A Vigilância em Saúde, no entanto, reforça a importância de cada cidadão fazer a sua parte, mantendo a higienização de suas casas e prédios. 

“Devem ser vaziados vasilhames com água, limpadas calhas e caixas d’água, bem como ralos de banheiro e terraços”, destaca Elisete. 

Serviços:

Dia D+1 de Combate à Dengue e à Chicungunya, a partir das 07h30, no início da Avenida Mar Vermelho

Operação Fumacê: Quinta-feira (19), das 17h30 às 19h00, em Ponta de Campina, Poço, Camboinha, Areia Dourada, Formosa e Ponta de Matos; e Quarta-feira (25), das 04h30 às 07h00.  

Secom - Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Festival de Crochê
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180