Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab promove curso de capacitação em aleitamento materno
3/3/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) promove, até a próxima quinta-feira (5), o Curso de Capacitação em Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano para Profissionais da Atenção Básica do município. O curso, que teve início nesta terça-feira (3), tem por objetivo estimular esses profissionais para a promoção de politicas públicas em favor do aleitamento materno e doação de leite humano. 

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Atenção Básica e do Programa Saúde na Escola (PSE), e o Centro de Referência para Bancos de Leite Anita Cabral, órgão ligado à  Secretaria de Saúde do Estado. Cabedelo é a segunda cidade da região metropolitana de João Pessoa a receber o curso.  

A ação também visa orientar gestantes e puérperas quanto à importância do aleitamento materno, ampliar o numero de doadoras de leite humano, reduzir a mortalidade infantil e estimular a formação e grupos de ação em cada Unidade Básica de Saúde. A cada dia serão realizadas abordagens especificas para cada grupo de profissionais. Nesta terça-feira, o curso foi voltado para os profissionais de nível superior; na quarta-feira (4), para agentes de saúde e, na quinta (5), para o pessoal de nível técnico.  

 “A capacitação é a oportunidade de qualificar os profissionais da saúde, de todas as categorias, abordando o aleitamento e a importância do leite materno tanto para quem amamenta com para quem doa ou recebe esse leite. A importância dessa qualificação é quebrar mitos e construir conceitos novos, construir um saber conjunto e partilhado com todos os membros das equipes”, ressaltou a nutricionista Márcia Gabriela, da chefia administrativa da Atenção Básica.   

O município de Cabedelo já realiza capacitações regulares com os seus profissionais, mas essa é a primeira vez que técnicos do Estado participam da ação. 

Para a coordenadora do Centro de Referência para Bancos de Leite Anita Cabral, Thaise Ribeiro, a capacitação é uma oportunidade de reunir os profissionais de todos os níveis em torno do aleitamento materno.

“É estimular na equipe da Atenção Básica o amor pelo aleitamento materno e saber conduzir essa politica dentro das Unidades de Saúde da Família. É dar subsídios suficientes para que esses técnicos possam trabalhar com as mães que buscam os postos de saúde, prestando uma assistência mais qualificada, sabendo observar, por exemplo, se ela tem excesso de leite e encaminhá-la para ao banco de leite”, salientou.

Ação - O Centro de Referência para Bancos de Leite Anita Cabral é o órgão estadual responsável pela coordenação da politica de bancos de leite e ajuda também na politica de aleitamento materno. É dele a responsabilidade pela elaboração e condução dos cursos de capacitação em aleitamento materno para a as equipes da Atenção Básica da região metropolitana de João Pessoa. 

De acordo com Thaise Ribeiro, a realização do curso em Cabedelo, além da própria importância da sensibilização e qualificação, foi possível graças à quantidade de doadoras de leite existentes na cidade portuária.

“Apesar de não termos um posto de coleta dentro do município e um trabalho especifico com essa população de saúde, temos uma população considerável de doadoras. Todos os meses conseguimos mais doadoras de Cabedelo e elas nos dão um suporte muito grande na captação de leite para ser distribuído aos bebês prematuros nas leitos neonatais”, concluiu. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180