Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC debate delimitações de áreas para prática do KiteSurf nas praias do município
17/3/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Foto da Internet


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através das Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Turismo (Setur), realizou nesta segunda-feira (16) a primeira reunião para discutir o disciplinamento da área costeira destinada à prática do esporte kitesurf nas praias do município. O encontro foi realizado no Lovina Bar, localizado no bairro Ponta de Campina, e contou com a presença da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba, da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; e da Câmara Municipal de Cabedelo.

O objetivo da reunião foi dirigir as discussões, inicialmente, aos praticantes do esporte e proprietários de escolinhas náuticas situadas em Cabedelo. A partir daí, a PMC, através dos órgãos competentes, terá subsídios para finalizar uma normativa, que será um instrumento legal para que a prática do kitesurf seja regulamentada. 

Foram postos em discussão questões importantes, como áreas sinalizadas de pouso e decolagem, áreas propícias para a prática das aulas e para a navegabilidade. De acordo com Walber Farias, à frente da Semapa, a Prefeitura pretende preencher uma lacuna, no que tange a legislação, em torno dessa atividade náutica em Cabedelo.

"O prefeito Leto Viana determinou que estabelecêssemos esse diálogo com os praticantes do esporte e, hoje, conseguimos reunir um público bastante seleto dessa área. E após análise dos nossos argumentos, alguns encaminhamentos já serão tomados e algumas sugestões já foram acatadas visando a formação da norma regulamentadora para prática do kite em Cabedelo. Eles são os especialistas e nos ajudarão a subsidiar a normativa". 

Walber também lembrou que essas exigências não são exclusividades de Cabedelo, mas que, com essas medidas, o município se destaca nacionalmente.

"Cabedelo sai na frente nessa regulamentação e evita problemas que já estão ocorrendo em outras localidades do Brasil. Existe uma ação civil pública que está em tramitação no Ministério Público Federal (MPF) desde 2012, que se refere à regulamentação das atividades náuticas na orla do município. E, por este motivo, pretendemos, em breve, apresentar no MPF um documento contextualizado, tanto pelo aspecto legal, quanto pelo aspecto técnico", ressaltou.
A Marinha do Brasil esteve presente reunião através do Capitão dos Portos da Paraíba, Comte. Valdinei Ciola, que enalteceu a iniciativa da PMC.

"A importância desse evento foi trazer à discussão e se antecipar ao que vai se escrever, com o intuito de normatizar. Uma reunião amistosa, em que todas as pessoas colocaram sua opinião, sob a coordenação da Prefeitura, que é responsável pelo gerenciamento costeiro aqui de Cabedelo. Esse consenso é importante, porque todo mundo se entende em prol da segurança do esporte e do banhista".

Palavra de campeão - Wilson Bodete Veloso, atleta renomado de kitesurf e proprietário de escolinha náutica no município, participou da reunião e destacou a importância da iniciativa. 

"Kite é um esporte maravilhoso, cuja prática vem crescendo muito na cidade de Cabedelo, então precisamos que tudo seja organizado, para que o kitesurfista e o banhista sejam respeitados. Para nós, que temos compromisso com o esporte, isso é maravilhoso, porque queremos essa regulamentação. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa que reuniu vários atletas e donos de escolinhas e em que pudemos discutir vários pontos", afirmou Bodete, pentacampeão brasileiro na categoria kiteracing e que será um dos representantes do Brasil no Mundial de kitesurf, a ser realizado em Palma de Mallorca, na Espanha. 

Presenças - Além das autoridades supracitadas, a reunião contou, ainda, com a participação de Fabiano Lucena (secretário Executivo de Meio Ambiente da Paraíba); Júnior Datele (vereador do PMDB); Márcio Bezerra (vereador do PROS e líder do governo na Câmara); Emerson Lucena (secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer); Omar Gama (secretário Municipal de Turismo); e Charif Homsi (vice-presidente da Associação Brasileira de Kitesurf - ABK); além de diversos atletas e proprietários de escolinhas náuticas.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180