Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC debate delimitações de áreas para prática do KiteSurf nas praias do município
17/3/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Foto da Internet


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através das Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Turismo (Setur), realizou nesta segunda-feira (16) a primeira reunião para discutir o disciplinamento da área costeira destinada à prática do esporte kitesurf nas praias do município. O encontro foi realizado no Lovina Bar, localizado no bairro Ponta de Campina, e contou com a presença da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba, da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; e da Câmara Municipal de Cabedelo.

O objetivo da reunião foi dirigir as discussões, inicialmente, aos praticantes do esporte e proprietários de escolinhas náuticas situadas em Cabedelo. A partir daí, a PMC, através dos órgãos competentes, terá subsídios para finalizar uma normativa, que será um instrumento legal para que a prática do kitesurf seja regulamentada. 

Foram postos em discussão questões importantes, como áreas sinalizadas de pouso e decolagem, áreas propícias para a prática das aulas e para a navegabilidade. De acordo com Walber Farias, à frente da Semapa, a Prefeitura pretende preencher uma lacuna, no que tange a legislação, em torno dessa atividade náutica em Cabedelo.

"O prefeito Leto Viana determinou que estabelecêssemos esse diálogo com os praticantes do esporte e, hoje, conseguimos reunir um público bastante seleto dessa área. E após análise dos nossos argumentos, alguns encaminhamentos já serão tomados e algumas sugestões já foram acatadas visando a formação da norma regulamentadora para prática do kite em Cabedelo. Eles são os especialistas e nos ajudarão a subsidiar a normativa". 

Walber também lembrou que essas exigências não são exclusividades de Cabedelo, mas que, com essas medidas, o município se destaca nacionalmente.

"Cabedelo sai na frente nessa regulamentação e evita problemas que já estão ocorrendo em outras localidades do Brasil. Existe uma ação civil pública que está em tramitação no Ministério Público Federal (MPF) desde 2012, que se refere à regulamentação das atividades náuticas na orla do município. E, por este motivo, pretendemos, em breve, apresentar no MPF um documento contextualizado, tanto pelo aspecto legal, quanto pelo aspecto técnico", ressaltou.
A Marinha do Brasil esteve presente reunião através do Capitão dos Portos da Paraíba, Comte. Valdinei Ciola, que enalteceu a iniciativa da PMC.

"A importância desse evento foi trazer à discussão e se antecipar ao que vai se escrever, com o intuito de normatizar. Uma reunião amistosa, em que todas as pessoas colocaram sua opinião, sob a coordenação da Prefeitura, que é responsável pelo gerenciamento costeiro aqui de Cabedelo. Esse consenso é importante, porque todo mundo se entende em prol da segurança do esporte e do banhista".

Palavra de campeão - Wilson Bodete Veloso, atleta renomado de kitesurf e proprietário de escolinha náutica no município, participou da reunião e destacou a importância da iniciativa. 

"Kite é um esporte maravilhoso, cuja prática vem crescendo muito na cidade de Cabedelo, então precisamos que tudo seja organizado, para que o kitesurfista e o banhista sejam respeitados. Para nós, que temos compromisso com o esporte, isso é maravilhoso, porque queremos essa regulamentação. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa que reuniu vários atletas e donos de escolinhas e em que pudemos discutir vários pontos", afirmou Bodete, pentacampeão brasileiro na categoria kiteracing e que será um dos representantes do Brasil no Mundial de kitesurf, a ser realizado em Palma de Mallorca, na Espanha. 

Presenças - Além das autoridades supracitadas, a reunião contou, ainda, com a participação de Fabiano Lucena (secretário Executivo de Meio Ambiente da Paraíba); Júnior Datele (vereador do PMDB); Márcio Bezerra (vereador do PROS e líder do governo na Câmara); Emerson Lucena (secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer); Omar Gama (secretário Municipal de Turismo); e Charif Homsi (vice-presidente da Associação Brasileira de Kitesurf - ABK); além de diversos atletas e proprietários de escolinhas náuticas.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180