Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo inicia Campanha de Vacinação contra o HPV
17/3/2015 - Secretaria de Saúde

Foto de Internet



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), inicia nesta quarta-feira (18), a Campanha Municipal de Vacinação e Combate ao Papiloma Virus (HPV). A ação é voltada para meninas de 09 a 11 anos, que devem tomar a primeira dose da vacina. A campanha segue durante todo o mês de março, com o objetivo de atender 1.499 meninas, correspondendo a 95% do público alvo.

Seguindo protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria da Saúde (Secab) disponibilizará, gratuitamente, a dose da vacina em todas as suas Unidades de Saúde da Família (USF), bem como no Hospital Municipal,  Anexo e Policlínica. 

O programa prevê a vacinação em 03 doses, sendo a primeira neste mês de março, a segunda em setembro (seis meses) e a terceira em março de 2020 (5 anos). 

“O Papiloma Vírus (HPV) é o principal responsável por 95% da incidência do câncer de colo de útero. E esse tumor é o 2º mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama”, explica Elisete Pimentel, gestora de Vigilância em Saúde do Município.

Elisete esclarece, ainda, que a vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva, já que não tem efeito demonstrado nas infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida. Além disso, a dose apresenta maior eficiência de proteção e indicação para mulheres que nunca tiveram contato com o vírus HPV.

"É importante a população compreender a gravidade da doença, sexualmente transmissível, que se manifesta pela presença de verrugas no aparelho genital feminino e masculino. Daí a necessidade da prevenção através da vacinação, além do uso de preservativos masculinos e femininos, distribuídos gratuitamente pela Rede de Saúde Pública", frisa.  

Vacina – A vacina contra o HPV é administrada por via intramuscular (injeção de apenas 0,5 ml em cada dose) e confere imunidade contra os tipos 6,11,16 e 18 da doença. Para receber a dose, a adolescente deve apresentar o cartão de vacinação com documento de identificação.

Cada uma deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.

HPV – O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Trata-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, por isso considera-se que a doença seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da vida.

Na maioria dos casos, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres o vírus produz lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero. O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 15 mil novos casos e de mais de 4,8 mil óbitos nesse ano. Ainda de acordo com o Inca, cinco mil mulheres morrem por ano com câncer de colo de útero, o 3ª tipo de câncer que mais mata as brasileiras. 

Secom - Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180