Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo inicia Campanha de Vacinação contra o HPV
17/3/2015 - Secretaria de Saúde

Foto de Internet



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), inicia nesta quarta-feira (18), a Campanha Municipal de Vacinação e Combate ao Papiloma Virus (HPV). A ação é voltada para meninas de 09 a 11 anos, que devem tomar a primeira dose da vacina. A campanha segue durante todo o mês de março, com o objetivo de atender 1.499 meninas, correspondendo a 95% do público alvo.

Seguindo protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria da Saúde (Secab) disponibilizará, gratuitamente, a dose da vacina em todas as suas Unidades de Saúde da Família (USF), bem como no Hospital Municipal,  Anexo e Policlínica. 

O programa prevê a vacinação em 03 doses, sendo a primeira neste mês de março, a segunda em setembro (seis meses) e a terceira em março de 2020 (5 anos). 

“O Papiloma Vírus (HPV) é o principal responsável por 95% da incidência do câncer de colo de útero. E esse tumor é o 2º mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama”, explica Elisete Pimentel, gestora de Vigilância em Saúde do Município.

Elisete esclarece, ainda, que a vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva, já que não tem efeito demonstrado nas infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida. Além disso, a dose apresenta maior eficiência de proteção e indicação para mulheres que nunca tiveram contato com o vírus HPV.

"É importante a população compreender a gravidade da doença, sexualmente transmissível, que se manifesta pela presença de verrugas no aparelho genital feminino e masculino. Daí a necessidade da prevenção através da vacinação, além do uso de preservativos masculinos e femininos, distribuídos gratuitamente pela Rede de Saúde Pública", frisa.  

Vacina – A vacina contra o HPV é administrada por via intramuscular (injeção de apenas 0,5 ml em cada dose) e confere imunidade contra os tipos 6,11,16 e 18 da doença. Para receber a dose, a adolescente deve apresentar o cartão de vacinação com documento de identificação.

Cada uma deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.

HPV – O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Trata-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, por isso considera-se que a doença seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da vida.

Na maioria dos casos, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres o vírus produz lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero. O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estima-se que 270 mil mulheres no mundo morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 15 mil novos casos e de mais de 4,8 mil óbitos nesse ano. Ainda de acordo com o Inca, cinco mil mulheres morrem por ano com câncer de colo de útero, o 3ª tipo de câncer que mais mata as brasileiras. 

Secom - Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180