Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos do Prima de Cabedelo participam de concerto com maestrina inglesa
31/3/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


Sessenta alunos de Cabedelo participaram nesta segunda-feira (31) do primeiro concerto de 2015 do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), realizado no Teatro Santa Catarina. O evento reuniu, ainda, alunos de outros polos do programa, como Mandacaru, Bairro dos Novais, Alto do Mateus, e Santa Rita, sob o comando da maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire.

O concerto contou com a participação do secretário de Cultura de Cabedelo, Walmarques Junior, do governador Ricardo Coutinho e do diretor geral do Prima Alex Klein. A orquestra executou peças do repertório erudito e popular.

“Para a realização desse concerto, nós contamos com o apoio da Prefeitura de Cabedelo que sempre tem estado ao nosso lado, em uma parceria que tem funcionado muito bem e trazido muitos frutos para a cidade. A vinda da maestrina Catherine aqui ajuda muito a elevar a qualidade musical do grupo, porque a gente agora pode convidar maestros desse nível para trabalhar com os alunos daqui de Cabedelo”, destacou Alex.

Os integrantes do Prima tiveram a oportunidade de conhecer e estudar com Catherine Larsen-Maguire durante a Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), ocasião em que a Prefeitura de Cabedelo custeou a ida de dez alunos cabedelenses à cidade para participar do evento.

“Eu sempre admirei esse trabalho do Prima, mas confesso que eu pensava numa realidade distante daqui de Cabedelo. É uma surpresa muito grata para nós termos mais de 50 jovens num programa que não é do município, é do Governo do Estado, mas que conta com o apoio e o incentivo do Governo Municipal, que acredita nesse projeto e no futuro dos nossos jovens. Tanto que grande parte dos instrumentos usados pelos músicos de Cabedelo foram doados pelo município. Nós, aliás, fomos o pólo que mais enviou jovens para participar do Femusc”, ressaltou Walmarques Junior.

O concerto - O concerto contou com a apresentação das orquestras individuais dos cinco pólos presentes e dois corais.

Dentre as obras apresentadas conjuntamente e sob a regência da maestrina Catherine estiveram Fanfarra para Um Homem Comum, de Aaron Copland, e trechos da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, além de melodias populares, como a tradicional Mulher Rendeira, do cajazeirense Alfredo José do Nascimento, o Zé do Norte.

Ao término da apresentação, Catherine arriscou-se no português para elogiar os músicos e a plateia. “Fantástico! Adorei estar aqui com o Prima”, declarou.

Erenilson Ferreira, maestro da Orquestra jovem do Prima em Cabedelo, estava maravilhado com a vinda de Catherine.

“Eu estou aqui e fico pensando que estou sonhando, porque nem a Orquestra Sinfônica profissional conseguiu trazê-la, e nós estamos tocando com ela aqui”, disse

A maestrina Catherine Larsen-Maguire nasceu em Manchester e hoje mora em Berlim, na Alemanha, onde leciona regência orquestral na Universidade das Artes de Berlim.

Catherina também rege concertos, óperas, além de festivais de música na Europa, Estados Unidos e no Brasil, onde é professora de regência no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). 

Secom Cabedelo


Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180