Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Paixão de Cristo emociona público em três dias de apresentação
6/4/2015 - Secretaria de Cultura

Ismael Farias



Muita emoção e uma Fortaleza lotada marcaram os três dias de apresentação da Paixão de Cristo - A Fortaleza de uma Paixão, realizada pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB) com o apoio total da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). O evento, que aconteceu nos dias 3, 4 e 5, chamou a atenção pela originalidade e beleza das encenações e pela participação especial da atriz Viviane Araújo, nos papeis de Salomé e Maria Madalena. Ao todo, cerca de 6 mil pessoas foram prestigiar a peça, vindas de diversas cidades do Estado.

Encenado há 38 anos, o espetáculo contou com texto totalmente baseado no evangelho cristão, com passagens marcantes, como a Dança de Salomé, o enforcamento de Judas, a Santa Ceia, a Via Sacra, que envolve o calvário de Cristo e sua crucificação, e a Ressurreição. A Paixão de Cristo de Cabedelo, a maior realizada ao ar livre e, única no país, a ser encenada em um patrimônio histórico, também apresentou o julgamento de Cristo no Sinédrio Judaico.

O prefeito de Cabedelo, Leto Viana, foi prestigiar o evento acompanhado da primeira-dama Jaqueline Monteiro e, após a encenação, em meio aos aplausos, teceu elogios enaltecendo o trabalho do grupo.

“Gostaria de parabenizar todos os artistas pela beleza do espetáculo, por toda dedicação dispensada a este feito e, dizer que a cidade de Cabedelo só tem a ganhar com isso”, parabenizou.

Nos papeis de Salomé e Maria Madalena, Viviane Araújo confessou ter realizado um sonho ao encenar a Paixão de Cristo, e se mostrou bastante agradecida e encantada com o espetáculo e com a cidade de Cabedelo.

“Foi a primeira vez que participei de um espetáculo assim e essa participação veio para engrandecer a minha carreira como atriz. É tudo feito com muito esforço e muita dedicação pelo pessoal de Cabedelo, e eu fiquei muito lisonjeada e emocionada em estar colaborando de alguma forma. Agradeço ao GTAAB, ao prefeito Leto Viana e ao povo de Cabedelo, pela receptividade e pelo carinho com que me acolheram. A cidade é linda e foi um prazer fazer parte desse evento tão importante e tão bem realizado”, declarou.

O Secretário Municipal de Cultura, Walmarques Júnior, que trabalha no espetáculo como ator e produtor, também ressaltou sua satisfação.

“O trabalho dedicado das pessoas envolvidas na encenação e uma imensa plateia que soube respeitar o trabalho dos artistas colaboraram para o sucesso do espetáculo em seus três dias. A nossa Paixão já era significativa e, neste ano, tomou uma proporção maior ainda. Esse trabalho merece o incentivo doado pela Prefeitura, porque já era o nosso maior produto cultural e justifica o investimento que foi feito. Realizamos um trabalho renovado, cenário e figurinos novos, participação de uma grande atriz e o resultado disso tudo foi a Fortaleza lotada nos dias de encenação”, afirmou Walmarques Júnior.

Milhares de cabedelenses e visitantes vindos de diversas localidades foram prestigiar o evento. Dentre elas, muitas pessoas que nem conheciam a cidade, como o casal de idosos Martinez e Toísa, que veio da cidade do Crato, no Ceará, somente para assistir ao espetáculo.

“Alguns amigos de João Pessoa nos convidaram e nós tivemos a curiosidade de conhecer. Foi tudo muito lindo, ficamos emocionados. A retratação da vida de Cristo é muito bem representada nesta cidade”.

Na plateia também estavam presentes ex-moradores, que aproveitaram para visitar familiares e se emocionarem com a beleza do espetáculo. Foi o caso de Carlos Lopes, que hoje mora em Recife, mas,   que, quando adolescente, fez parte do GTAAB e não assistia a encenação há 15 anos.

“Fico feliz de saber que essa tradição ainda é mantida e de ver que foram feitos mais investimentos. Vendo estas cenas, passa um filme na minha mente. Essa arte não pode deixar de ser valorizada. Cabedelo não seria a mesma sem esse espetáculo”.
 
Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180