Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PBA em Cabedelo colhe frutos e lições de vida em cinco meses de atuação
15/4/2015 - Secretaria de Educação

Ismael Farias


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizado pela Secretaria de Educação e, pela primeira vez, gerido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), teve o início das aulas no dia 18 de novembro e está na metade do curso, mas já produz bons resultados.

O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), visa a alfabetização de jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos nas cidades e Estados que ainda apresentam relevantes índices de analfabetismo. As aulas em Cabedelo abrangem 20 turmas com 327 alunos ao todo, que contemplam a maioria dos bairros da cidade. São 04 polos e um coordenador para cada um deles. 

Entre as beneficiadas pelo programa está Maria Bandeira da Silva, de 83 anos, que frequenta as aulas na Escola Municipal Marizelda Lira da Silva, localizada no Jardim Manguinhos. Ela é um exemplo entre as alunas da turma: é a mais velha entre elas, além de ser muito interessada em aprender e recuperar o tempo perdido.

“Quando eu era criança perguntava a meu pai quando ele ia me colocar na escola. E ele me respondia que era no ano seguinte, mas nunca me colocou. Ele sempre trabalhou em usina e logo me levou pra trabalhar na cana e a escola ficou pra trás”, revela.

A alfabetizadora da turma, Maria da Conceição, tem abraçado esse desafio e disponibilizado meios para que os participantes do PBA possam progredir no processo de letramento, a fim de que os principais objetivos do programa sejam alcançados. 

“Os alunos estão desenvolvendo bem, embora muitos deles tenham problemas de visão por conta da idade, mas, mesmo assim, já estão conseguindo fazer pequenas leituras”.

Apesar desta edição do PBA ter sido iniciada no mês de novembro, próximo ao período de férias escolares, alfabetizadores e alunos se dispuseram a passar esses meses, que para muitos foram de férias, se dedicando à tarefa de ensinar e aprender, mas já estão sendo recompensados pelo esforço.

“Eu estou muito feliz, já sei assinar meu nome e quando eu saio de casa já consigo ler as placas dos carros (ônibus); antes eu saía com medo, agora eu saio desassombrada”, afirmou Maria Bandeira.

Para ela, a idade não tem importância, o aprendizado é um tesouro que levará consigo. Dona Maria aconselha as pessoas que, como ela, não tiveram a oportunidade de frequentar a escola quando jovens, a aproveitar o programa.

“Aconselho pra quem não pôde estudar, que aproveite a oportunidade e venha para a escola aprender, ao invés de ficar só em casa, muitas vezes sem fazer nada”, finalizou.

Para conferir o vídeo produzido pela Cabedelo TV sobre a história de Dona Maria Bandeira, basta acessar o link: https://youtu.be/9b7-rYUFfBY ou conferir na seção da Cabedelo TV em nosso site. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180