Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Mulher Saudável leva mais qualidade de vida às cabedelenses
28/4/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Michael Sampaio


Incentivar a prática de atividades físicas e promover qualidade de vida e bem estar. Esse é o objetivo do projeto Mulher Saudável, desenvolvido pela Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres (SEPM). A iniciativa promove encontros semanais entre as mulheres da comunidade, com a realização de exercícios e palestras com orientações sobre hábitos e alimentação saudáveis. 

A iniciativa, voltada para mulheres a partir dos 16 anos, teve início no dia 17 de março e acontece as terças e quintas-feiras, das 08h00 às 09h00, na SEPM. As atividades físicas são ministradas pela secretaria adjunta e educadora física, Geusa Ribeiro, que destacou a importância do projeto.

“O Mulher Saudável tem como objetivo conscientizar as mulheres de Cabedelo para a importância da prática de atividade física e, automaticamente, realizar palestras sobre nutrição e saúde da mulher, a fim de conscientizar que não devemos só cuidar da saúde corporal, da estética, mas, sim, da saúde como um todo. Nosso objetivo maior é que as mulheres participantes aprendam a cuidar da sua saúde no geral”. 

De acordo com Geusa, a procura pelas atividades tem sido satisfatória. São mais de 60 inscritas e uma média, por aula, de 35 a 40 participantes.

“Contamos com uma turma grande, mas ainda estamos recebendo inscrições, pois não vamos negar participação a nenhuma mulher que deseje cuidar da sua saúde, do seu bem estar e obter informações sobre como ter uma vida saudável. As inscrições estão constantemente abertas”. 

Dinâmica - As atividades físicas desenvolvidas no projeto tem por base a dança. Geusa Ribeiro explicou como se desenvolvem as aulas durante os encontros.

“Trabalhamos bastante com dança que é um processo mais lúdico que a ginástica normal. Começamos com um alongamento para acordar a musculatura e, depois, o aquecimento. Fazemos, então, 30, 40 minutos de zumba e 20 minutos de localizada para pernas e glúteos. No final, realizamos relaxamento para todo mundo poder voltar para casa tranquilo, relaxado e bem”. 

A assistente social Luciana Guimarães, umas das frequentadoras do projeto, destacou a importância da iniciativa para a saúde integral da mulher.

“É o bem estar na saúde, tanto do corpo como da mente. A gente sente a diferença quando vem pra ginástica. Percebemos que a atividade física nos dá energia e vigor para passar o dia bem. Além disso, os encontros são bem dinâmicos. Quem frequenta é bastante motivado pela professora para emagrecer, para não faltar e, assim, todo mundo tá fazendo, tá vindo, quase não há faltas”. 

As inscrições para as atividades devem ser feitas na SEPM, que fica localizada à Rua Manoel Araújo do Nascimento, 130, Jardim Brasília, próximo ao Caps. Os documentos necessários são xerox do RG, comprovante de residência e atestado médico comprovando aptidão para a prática de atividades físicas. 

Secom Cabedelo
 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180