Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Secretário de Saúde participa de assembleia geral do CAPs AD e debate implantação de uma nova unidade
28/4/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



O secretario da Saúde de Cabedelo, Jairo Gama, se reuniu, na manhã desta terça-feira (28), com a direção e os usuários do CAPs AD Primavera, localizado no Centro da cidade. A assembleia geral do serviço, que acontece mensalmente e reúne profissionais e usuários, contou, desta vez, com a participação do gestor, que foi ao encontro para ouvir demandas e discutir soluções com a equipe. 

Na reunião foram levantadas questões pontuais do serviço, como a aquisição e a disponibilidade de medicamentos, a manutenção da unidade, a aquisição de material lúdico, ferramentas de trabalho e para atividades físicas, além de demandas de transporte, dedetização e climatização do ambiente. A construção de uma nova sede para o programa, bem como a implantação do Caps AD III também esteve em pauta. 

“Faço as visitas rotineiras em todas as Unidades de Saúde e para minha grata surpresa fui convidado para uma reunião que, na realidade, era uma reunião administrativa da gestão do CAPs. Deparei-me com um trabalho para o qual tiro o chapéu. O pessoal daqui é muito dedicado e compreensivo. Os nossos usuários estão apresentando suas demandas e sabem o que estão pedindo. Estamos saindo daqui com um leque de opções, mas também sugerimos, demos alternativas e oferecemos outras condições e soluções para as pautas apresentadas”, destacou Jairo. 

Para a diretora do CAPs AD, Samara Silva, o convite ao secretário foi iniciativa dos próprios usuários, que tiveram oportunidade de sabatinar o gestor e apresentar suas principais necessidades. 

“O saldo final foi muito produtivo. O secretário ouviu as demandas de toda equipe e dos usuários e demonstrou a proximidade de uma gestão que está participando do processo, está conhecendo a unidade, ouvindo nossas demandas e encaminhando soluções para o serviço”, disse.
CAPs AD – Os CAPs AD Primavera está localizado no centro da cidade e conta com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo, médico clínico, enfermeiras, técnicas em enfermagem, nutricionista, recepcionista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e educador físico.

Durante a semana, o tempo dos usuários é preenchido com as atividades nas oficinas de música, mosaico, cinema reflexão, artes e nutrição.

Além destas, ainda há o grupo de circulação, uma estratégia de promover o conhecimento da parte histórica do município, e os momentos de lazer, como a oficina de movimento na praia, o bingo e a oficina lúdica.

De acordo com a diretora Samara Silva, um grande número de usuários foi admitido no serviço, mas a frequência sofre oscilações. “Temos mais ou menos 450 usuários admitidos, mas em frequência regular contabilizamos algo em torno de 80 a 100 usuários mensalmente”.

Os profissionais envolvidos no serviço vivem a expectativa de implantação do CAPs AD III, que ampliaria os serviços da atual atenção para o atendimento 24 horas. Nessa modalidade é disponibilizada, inclusive, a possibilidade de internação e atendimento de urgências psiquiátricas e de intoxicação, uma vez que, atualmente, para essa atenção, o Centro tem que deslocar o usuário para serviços do núcleo macro regional, localizado em João Pessoa. Na modalidade 24 horas podem ser disponibilizados leitos para homens e mulheres, e os usuários poderão ficar internados por até sete dias para desintoxicação.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180