Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semapa aprova resolução que simplifica Licenciamento Ambiental para cidadãos e empresas
29/4/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Foto da Internet


A Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) de Cabedelo, em reunião com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commea) aprovou, por unanimidade, a Resolução 001, de 23 de abril de 2015, que regulamenta procedimentos para apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) dos empreendimentos anteriormente à Lei 1.734/14, simplificando, dessa forma, a obtenção desse documento pelos cidadãos e empresas.

A iniciativa visa atender à Lei Federal 9.785, que prevê a simplificação de documentação que não seja a mínima necessária ao registro, inclusive sob forma de certidões, e terá seus efeitos legais em vigor imediatamente após sua publicação no próximo Quinzenários Oficial do Município.

De acordo com a Resolução, “os empreendimentos que encaminharem projetos para construção, reforma, ampliação, demolição e regularização, com fins de obtenção do licenciamento ambiental junto à Semapa, acima de 150 m² de área construída, a partir da Lei nº 1.734/14, devem apresentar o PGRCC aprovado pela referida Secretaria”.

A isenção de apresentação será para aqueles empreendimentos que estiverem com suas obras finalizadas antes da Lei 1.734/14. Para tal, basta a apresentação da Declaração Simplificada, com firma reconhecida em cartório.

“Nós criamos essa Resolução visando maior eficiência na emissão de Licenças Ambientais. Não havia razão para exigirmos um projeto para o gerenciamento de resíduos que já foram descartados há algum tempo”, explicou Walber Marques, à frente da Semapa.

RCC – São considerados Resíduos da Construção Civil (RCC) tijolos, blocos cerâmicos, concreto, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras, compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica e demais entulhos de obra ou caliças provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos.

Todo gerador é responsável pelo gerenciamento dos seus resíduos, segregando-os, preferencialmente, na origem, utilizando-se do transporte regular e adequado, além de providenciar a disposição final em locais devidamente licenciados ou autorizados pelo município.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180