Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escolas Municipais participam de Semana da Saúde
29/4/2015 - Secretaria de Educação

Seduc



Atividades de nutrição, fisioterapia e educação física. Estas são as ações que a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promove na Semana de Saúde na Escola, que ocorre entre os dias 27 e 29 abril nas creches e escolas da rede municipal.

O evento, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), acontece em parceria com as secretarias de Saúde e Educação e tem como tema principal a alimentação saudável. Para isso, coordenadores e professores se mobilizaram para levar aos estudantes dicas e informações sobre os alimentos e seus benefícios na atividade esportiva.

Além disso, a Diretoria de Merenda Escolar elaborou um cardápio especial com frutas, verduras e legumes para incentivar o consumo desses vegetais entre os jovens. 

A programação segue até hoje (29), com atividades nas Escolas Antonio Viana, Damásio França, Silvana Oliveira, João XXIII ,Altimar Pimentel, Judas Tadeu e Maria José de Miranda Burity. 

“A Semana de Saúde na Escola é importante porque vem consolidar tudo que foi trabalhado ao longo do ano na escola e na atenção básica sobre a temática, através da vivência. Uma equipe da educação e saúde formada pelos coordenadores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, pedagogos, todos reunidos praticando essa ação, vivenciando a alimentação saudável através de atividades didáticas e com a prática da alimentação saudável, através da degustação de uma salada de fruta”, explica Rosália Melo, coordenadora de Assistência ao Educando/PSE. 

A Semana de Saúde na Escola também virou temas das aulas, sendo incluída na parte pedagógica, abordando a importância de novos hábitos alimentares de forma lúdica. Para isso, nutricionistas do Programa de Saúde da Família (PSF) e alunos do curso de nutrição da Faculdade de Ciências Médicas estão participando desta mobilização. 

Alunos aprovam - Na Escola Agripino José de Morais a vivência do programa foi realizada nesta terça feira (28). As crianças assistiram a vídeos educativos e participaram de palestras. Além disso, elas foram convidadas no dia anterior a participar de uma brincadeira, trazendo de casa o equivalente a um lanche que normalmente elas fariam. 

Durante a palestra da nutricionista, eles aprenderam quais lanches podem comer diariamente e aqueles que podem comer apenas de vez em quando. Logo após, participaram de um lanche saudável coletivo. Apesar de gostarem mais das guloseimas, a criançada aprovou a ação. 

“Essa semana foi muito legal, o lanche foi muito gostoso e também aprendemos sobre o nosso corpo e a importância de nos alimentarmos bem”. afirmou Mayra de Melo, 9 anos, aluna do 5°ano.
Isaac Ramos, 9 anos, aluno do 5°ano, também declarou ter aproveitado bastante as atividades, e aproveitou para elogiar a iniciativa. “Foi bom porque a gente aprende como comer melhor, eu achei muito legal”. 

PSE – O Programa Saúde na Escola (PSE), politica intersetorial da Saúde e Educação, foi instituído em 2007, e é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180