Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conferência debate direito da criança e do adolescente de Cabedelo
6/5/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



O Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescentes (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), realizou a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira (5) no Teatro Santa Catarina e as discussões seguem hoje (6), no Cabedelo Clube, com a formação de grupos para discussão e indicação de propostas relativas aos eixos temáticos.

Sob o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos da Criança e do Adolescente”, crianças e adolescentes tiveram oportunidade de exercer o protagonismo das ações através das discussões e do encaminhamento de suas sugestões sobre a temática dos direitos.

Na abertura, autoridades, representantes de associações e alunos de escolas do município assistiram palestras sobre protagonismo e a participação de crianças e adolescentes e ainda a ação dos Conselhos Tutelares municipais. 

“Essa conferência é importante porque chama a responsabilidade das autoridades, das pessoas que realmente estão comprometidas com a causa, para que cada vez mais possamos garantir os direitos e, através desse trabalho e de uma gestão sensibilizada com a questão, vislumbrar dias melhores para os jovens e crianças do nosso município”, resumiu a primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro. 

O presidente do CMDCA, Francisco de Assis Barbosa dos Santos, destacou o papel dos jovens na Conferência.

“A política é voltada para a criança e para o adolescente, daí a importância da presença deles. Como são eles os beneficiados dos direitos, serão eles mesmos que darão ideias para que melhoremos, inclusive, a efetivação, porque já temos diversas leis que, muitas vezes, não são cumpridas. Vamos tentar sair dessa iniciativa com ideias a serem apresentadas na Conferência Nacional para que realmente os direitos da criança sejam cumpridos e não sejam violados”.

Para o juiz titular da 2ª. Vara da Infância e Juventude, Antônio Silveira, a ação da PMC em realizar encontros como esses é importante para reunir a sociedade em torno de uma causa comum: a luta pelos direitos das crianças. 

“Vejo com muita felicidade a iniciativa da PMC. Esse é um momento que vai mobilizar a sociedade em torno de uma causa comum e importante e, no meu modo de ver, decisiva para um futuro melhor em qualquer sociedade, em qualquer lugar do mundo, que é o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Ou seja, olhar para a juventude, para aquelas pessoas que estão se formando, com vista a dar prioridade a elas em todas as esferas, seja na educação, na saúde, seja nos sistemas de proteção”. 

Já Thiago Ramalho, representante do Núcleo de Cidadania e Apoio ao Adolescente (Nuca), salientou a importância da Conferência para os jovens de Cabedelo.

“É importante demais estarmos participando desse evento. É uma oportunidade de escutar, pesquisar, saber e se inteirar dos nossos direitos para que possamos cobrar o cumprimento deles”. 

Secom Cabedelo
   
 




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180